Pular para o conteúdo principal



Congresso debate Desafios da Tributação Contemporânea

 A complexidade do Sistema Tributário Brasileiro e a alta carga de impostos incidentes sobre as mais variadas atividades da população, tornam a Advocacia Tributária essencial e cada vez mais procurada.

Tendo isto em vista, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará) promove o Congresso da Jovem Advocacia Tributária desta quarta-feira (1º) a sexta-feira (3 de setembro). A programação é online e gratuita, com inscrições e transmissão pela plataforma de cursos da Escola Superior da Advocacia (ESA-Ceará), que apoia o evento: cursos.esace.org.br.

O evento promete gerar importantes debates sobre os desafios e perspectivas da tributação contemporânea, e foi articulado pela Comissão de Direito Tributário da OAB-CE. Com carga horária e certificação de 12 horas/aula, o evento é voltado para profissionais da área tributária, bem como demais advogados, advogadas e estudantes interessados em aprofundar os conhecimentos na temática.

Participam do Congresso profissionais locais e nacionais, com ampla experiência na área do Direito Tributário, como o juiz federal, Mateus Pontalti, o vice-presidente da subsecção Juazeiro do Norte da OAB, João Borges Filho, e a Procuradora da Fazenda Nacional, Joana Araújo. Eles compartilham experiências nas oito palestras do evento, debatendo temas como os impactos da reforma tributária no mercado imobiliário, julgamentos do CARF e vantagens do Processo Administrativo Tributário.

- O Congresso se mostra muito importante para fomentar toda uma cadeia de oportunidades para os jovens advogados e para as jovens advogadas tributaristas mostrarem seus serviços, seus ramos de estudo e atuações. Fazer com que tenham vez e voz dentro de uma comissão tradicional na OAB, em um evento voltado especialmente para eles. Com quase 80% dos palestrantes do evento sendo jovens profissionais, geramos interlocução com o público também jovem. Esse é o papel da Comissão aqui: fomentar oportunidades e servir à jovem advocacia”, afirma o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE, Jefferson Viana.



Programação

Quarta (1° de setembro)

  • Abertura - 18 horas
  • Erinaldo Dantas - Presidente da OAB-CE
  • Vládia Feitosa - Vice-presidente da OAB-CE
  • Eduardo Pragmácio Filho - Presidente da ESA-CE 
  • Jefferson Viana - Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE
  • Hamilton Sobreira - Vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE
  • Bruno Elery - Diretor adjunto e conselheiro da OAB-CE
  • Victor Valença - Secretário geral da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE 
  • Janayna Lima  - 2ª vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE
  • Vavá Lemos - Presidente da subsecção Juazeiro do Norte da OAB
  • Palestra de abertura - Advocacia e Concurso: 10 diretrizes que um profissional do direito deve implementar - 19 horas
  • Palestrante: Mateus Pontalti - Juiz Federal. Ex-Procurador da Fazenda Nacional. Mestre em Direito Tributário.
  • Presidente de mesa: Jefferson Viana - Advogado Tributarista; Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE (2019/2021); Representante da OAB-CE no Fórum Regional de Administração Tributária; Procurador do Estado do Ceará; Especialista em Direito e Processo Tributário.

Quinta (2 de setembro)

Mesa 01 – Marketing Jurídico: Marketing Jurídico na Advocacia - 17 horas

Palestrante: Nathalia Lisboa - Advogada Tributarista. Membro da CDtrib OAB-CE. Mentora do Grupo de Estudos da OAB-CE. Presidente de mesa: Janayna Lima -  advogada Tributarista , 2ª Vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE e presidente da Comissão de Estudos Tributários da subsecção Região Metropolitana de Fortaleza da OAB. Professora Mestra de diversos cursos de pós graduações.  Especializanda em Tributário pelo IBET, LLM em direito empresarial pela FGV  RJ, pós graduada em processo Penal. Debatedora: Ivila Dias - Advogada. Pós-graduada em direito público e pós-graduanda em acesso à Justiça. Membro da comissão de Direito Tributário da OAB-CE.

Mesa 02 – Direito Tributário x Direito Imobiliário: Os impactos da reforma tributária no mercado imobiliário-18h10

Palestrante: Thais Nogueira - Advogada. Assessora jurídica municipal. Especialista em Direito Tributário (Universidade de Fortaleza). Mestranda em Direito Constitucional Público (Unifor). Presidente de mesa: Anneline Magalhães - Advogada. Pós-graduada em Direito e Processos Tributários. Mestranda em Direito Constitucional. Conselheira do Conselho Jovem da OAB/CE e secretária geral da Comissão de Estudos Tributários da OAB/CE.  Debatedora: Rita Gadelha - Graduada pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Pós-graduação em Direito Constitucional – UNIDERP; em Gestão Empresarial (SENAC) e em Direito Tributário (LEGALE). 

Mesa 03 - PAF: As vantagens do Processo Administrativo Tributário-19h20

Palestrante: João Filho - Advogado. Especialista em Direito Tributário pela FGV-Rio (MBA). Vice-presidente da subsecção Juazeiro do Norte da OAB. Membro Consultivo da Comissão Estadual de Direito Tributário. Ex-presidente da CAACE Juazeiro do Norte (triênio 2016/2018). Presidente de mesa: Carolinne Castro - Advogada em Direito Empresarial. Tesoureira da subsecção Juazeiro do Norte da OAB. Especialista em Direito Empresarial (LLM/FGV); Especialista em Direito e Processo do Trabalho (URCA). Debatedor: Thiago Moraes - Advogado. Especialista em Direito e Processo Tributário. Procurador junto a 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará. Conselheiro Estadual da OAB-CE.

Mesa 04 – Julgamentos STF/STJ: Sistema de Precedentes e recentes julgamentos dos Tribunais Superiores-20h30

Presidente de mesa: Victor Valença - Formado pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Direito Tributário pela FGV-RJ e pós-graduando em Gestão do ICMS pela FCDL. Atualmente, secretário geral da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE e Coordenador de Contencioso Tributário de R. Amaral Advogados. Palestrante: Deborah Teixeira - Sócia do Teixeira e Advogados. Especialista em Direito Tributário pela FGV-Rio e em Planejamento Tributário pela PUC-Rio. Mestranda em Direito Tributário pelo IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Debatedor: Emerson Melo - Advogado tributarista. Pós-graduado em Direito Constitucional Aplicado com capacitação para o Ensino. Professor convidado da Pós-graduação em Planejamento Tributário na Faculdade Cearense. Coordenador do Setor Tributário/Administrativo/Licitatório em escritório de advocacia. Advogado corporativo com foco de atuação em Direito Tributário e Contratual.  

Sexta (3 de setembro)

Mesa 05 – Julgamentos do Carf: Prática de Processo Administrativo Tributário: aspectos recursais e eficiência probatória no âmbito do CARF-17 horas

Palestrante: Fredy Albuquerque - Advogado tributarista (atualmente licenciado). Conselheiro Titular do CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Professor da Pós-graduação da UNIFOR. Membro da IATJ - International Association of Tax Judges. Membro do IBDT - Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Especialista em Direito e Processos Tributários pela Unifor. MBA em Gestão de Tributos pela TREVISAN. Membro consultivo da Comissão de Direito Tributário da OAB/CE (licenciado).Presidente de mesa: Osmar Celestino - Bacharel em Direito e Especialista em Direito Tributário, pela Faculdade Estacio de Sá. Conselheiro do Contencioso Adminstrativo Tributário - SEFA/CE. Presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB-CE. Diretor Adjunto do Tribunal de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB/CE. Debatedora: Lislie Pontes - Mestranda em Direito (PPGD/UFC). Pesquisadora do CEDIC (UFC). Membro da CDTrib e mentora do Grupo de Estudos Tributários (OAB/CE). MBA em Planejamento Tributário Estratégico (PUC-RJ). Especialização em Direito e Processo Tributário (UNIFOR).

Mesa 06 - Transação tributária - reta final do programa de retomada fiscal-18h10

Palestrante: Joana Araújo - Procuradora da Fazenda Nacional. Atual PO REGULARIZE (PGFN). Coordenadora do Grupo de Atendimento da PGFN. Ex Procuradora-Chefe da PFN/CE e da PSFN/Mossoró. Mestra em Direito Constitucional (Unifor) e especialista em Direito Processual Tributário (PUC-SP) e Gestão Pública (FGV). Presidente de mesa: Hamilton Sobreira - 1º Vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE. Conselheiro do CONDECON-CE. Integrante do Fórum da Administração Tributária Federal na 3ª da Receita Federal. Especialista em Processo e Direito Tributário e em Direito Penal e Processo Penal. Professor universitário de graduação e pós-graduação. Debatedor: Sylvester Firmeza - Advogado. Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário pela UFC/CETREDE. MBA em Direito Tributário pela FGV/RJ. Membro consultivo da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE. Membro do grupo de estudos em Tributação da Renda do Instituto de Estudos Tributários. Coautor do livro Novos Tempos do Direito Tributário. 

Mesa 07 – Reforma Tributária: quais as principais mudanças?-19h20

Palestrante: Sâmara Fernandes - Graduada em Ciências Contábeis pela UFC. Advogada graduada em Direito pela Unifor. Pós-graduada em Direito e Processo Tributário pela Juris Escola Jurídica. MBA em Gestão Tributária do ICMS pela Faculdade CDL. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE.  Presidente de mesa: Keliane Maciel - Advogada. Especialista em Direito Tributário e processo tributário pela Faculdade 7 de Setembro (Fa7). Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em ICMS pela FCDL. Ex-Conselheira titular do Contencioso Administrativo Tributário (CAT) do Município de Fortaleza. Graduanda em Ciências Contábeis pela Estácio. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE. Debatedor: Philipe Silveira - Mestre em Direito Constitucional das Relações Públicas e Teoria Política pela Universidade de Fortaleza - Unifor. MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-Rio. Atualmente é advogado. 

Palestra de encerramento: Sistema Tributário Brasileiro e suas possíveis reformas - 20h30

Erinaldo Dantas - Presidente da OAB-CE. Advogado. Jefferson Viana - Jefferson Viana - Advogado Tributarista; Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE (2019/2021); Representante da OAB-CE no Fórum Regional de Administração Tributária; Procurador do Estado do Ceará; Especialista em Direito e Processo Tributário. Denise Lucena - Mestre em Direito pela UFC. Especialização em Direito Tributário Internacional - Universidade de Salamanca/Espanha. Doutora em Direito pela PUC-SP. Especialista em Direito Tributário Internacional pela Universidade Austral/Argentina. Líder do Grupo de Pesquisa Tributação Ambiental. Pós-doutorado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa - Portugal. Coordenadora Acadêmica da Especialização em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Direito Tributário em Fortaleza (IBET); Professora Titular da UFC. Marina Jucá - Advogada. Especialista em Direito, Processo e Planejamento Tributário pela Unifor. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/CE.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...