Pular para o conteúdo principal



Morre Claudeide Oliveira

O jornalista e radialista Nelson Augusto informa a morte do músico Claudeide Oliveira, aos 75 anos:


- Estou muito triste com a partida do nosso grande amigo de vida e Música @claudeideoliveira que nos deixou nesta quinta-feira 17 de fevereiro de 2022. Dos primeiros encontros no @programabrasileirinho da @radiouniversitariafm aos convescotes nas terças-feiras na Churrascaria @oassisbenfica e até na casa dele com sua distinta esposa @raquel.bastos.rb foram inúmeros momentos que ficarão gravados na minha memória afetiva. Que Deus receba o Claudeide Oliveira com a mesma gentileza que ele sempre nos tratou durante sua brilhante passagem aqui no planeta terra".
Claudeide Oliveira nasceu em 17 de abril de 1946 e morreu em 17 de fevereiro de 2022.

Comentários

  1. Prezado Lauriberto, boa noite.

    Meu nome é Claudio Lucas, sou um dos filhos de Claudeide Oliveira. Obrigado pela sua nota e obrigado ao Nelson Augusto e Marinaldo do Bandolim pelas palavras de carinho.

    Se você me permitir uma correção... papai nasceu em 1948, faltavam, portanto, exatos 2 meses para ele completar 74 anos.

    Eu estranhei você se referir a ele como músico. Não acho que ele se considerava como tal, mas tenho certeza de que ele ficaria lisonjeado com a honraria. Ele foi um bom conhecedor de música, principalmente do choro e de outros gêneros populares da música brasileira, e apreciador de música clássica.

    Na verdade, papai tinha várias facetas e era conhecedor de muito assuntos, fruto de uma mente ímpar e uma personalidade avessa a autoridades. O resultado, portanto, é que ele fazia aquilo que gostava, e entedia do que gostava.

    Talvez os amigos do Chorinho não conheçam seu passado como empresário do Forró, talvez os amigos da Globo não souberam que ele se tornou político. Por isso, eu tomo aqui a liberdade de falar um pouco sobre o meu pai.

    Formado em História na Faculdade Pedro II, no Rio de Janeiro, ele trabalhou durante toda a década de 70 com televisão. Primeiro na extinta TV Tupi e depois na Rede Globo como editor de novelas. De volta à Fortaleza e à sua terra natal, Jaguaretama, ele foi político (exerceu o cargo de secretário de educação e eleito vereador em 1988, se tornando o presidente da Câmara e responsável por aprovar a Lei Orgânica após a Constituição de 88), foi empresário (possuiu uma empresa de aparelhos de ar-condicionado e depois uma banda de Forró, chamada Banda Mil). Com o encerramento da banda, voltou ao Rio em meados dos anos 90 para trabalhar novamente na Globo onde foi o editor da novela “A próxima vítima” e da minissérie “O Fim do mundo”. Voltou novamente para o Ceará onde foi, durante anos, presidente da comissão de licitação na prefeitura de Jaguaretama.

    A Prefeitura e a Câmara Municipal de Jaguaretama prestaram homenagens e luto oficial de 3 dias.

    https://camarajaguaretama.ce.gov.br/portal/noticia/luto-oficial_1/

    https://www.jaguaretama.ce.gov.br/arquivos/988/DECRETO%20_012_2022_0000001.pdf

    ResponderExcluir

  2. -- continuando --

    Mas, acima de tudo, papai foi um homem de “paixões” e “hobbies”.

    As paixões, por exemplo, além do futebol, eram a edição de imagens e som, isso ele sempre fazia mesmo depois de ter deixado a carreira de editor, a prova disso são os inúmeros vídeos que ele mantinha no seu canal do Youtube e os vídeos familiares que ele gostava de gravar e editar. Operar a mesa de som no Bar do Assis também era algo que ele gostava muito de fazer nos últimos anos. Local onde ele fez várias amizades.
    Mas, desde criança, eu lembro dele sempre inventando alguma coisa para fazer... algum hobby novo. Ele criou canários, cuidou de plantas no jardim de casa, pintou quadros, usou técnicas de colagem em madeira e cerâmica, e até fez aquelas árvores japonesas em miniatura chamadas bonsai (esse hobby não durou muito, acho que ele não teve a paciência que essa técnica necessita e ele logo passou para outras atividades ...).

    A história fascinava o papai, não somente àquelas que lemos em livros, mas também àquelas que escutamos dos mais velhos (ou talvez ele preferiria dizer, dos mais sábios). Ele mesmo era um excelente contador de “causos”, e eu sempre emprestava meus ouvidos para escutá-los. Me lembro com carinho deles, e alguns eu não ouso dizer aqui... Na internet, por exemplo, achamos facilmente algumas contribuições dele para que a história de uma dupla de índios tabajaras do Ceará, que fez sucesso entre as décadas de 50 e 70 na América do Sul, Estados Unidos e Inglaterra, não sumisse completamente da memória dos brasileiros. Aqui, eu confesso que nunca conversei com ele sobre isso, apenas lia seus textos em blogs, como um admirador.

    Mesmo correndo o risco de escrever uma frase clichê ou ser chamado de “filho coruja”, eu devo acrescentar que talvez sua característica mais marcante fosse sua inteligência. Fato reconhecido pelos amigos e familiares. Talvez a maior prova disso sejam certas situações nas quais o papai se saia bem, mesmo nunca tendo recebido um preparo formal. Certa vez ele se defendeu, sem advogado, perante um juiz trabalhista num caso em que um ex-funcionário da banda, com a ajuda de dois advogados, lhe pedia mais dinheiro. Na segunda audiência, ele convenceu o juiz de que não devia nada ao ex-funcionário e o processo foi encerrado. Algo raro na Justiça do Trabalho.

    Papai começou a tratar de um câncer de próstata há mais de 15 anos. A asma era um pouco mais antiga, possivelmente, resultado das 3 carteiras de cigarro que, segundo minha mãe, ele fumava diariamente para aguentar os plantões na Globo. Quando voltou ao Ceará, ele parou com o cigarro. Eu nasci em 1981 e não tenho lembranças dele fumando. Mas a memória biológica é implacável, e os pulmões começaram a pagar o preço do cigarro na década de 90. Mais recentemente, outras comorbidades foram aparecendo, como diabetes e problemas no coração e nos rins.

    O nome Claudeide é a concatenação de Claudio e Adelaide, seus pais.
    Um nome incomum para uma pessoa singular!
    Qualquer um, conversando com ele durante alguns minutos, se admirava com a pessoa, gravava seu nome e esquecia o quão estranho o nome era.
    Eu mesmo me acostumei com seu nome ainda na maternidade ... rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170