Pular para o conteúdo principal

Morre Claudeide Oliveira

O jornalista e radialista Nelson Augusto informa a morte do músico Claudeide Oliveira, aos 75 anos:


- Estou muito triste com a partida do nosso grande amigo de vida e Música @claudeideoliveira que nos deixou nesta quinta-feira 17 de fevereiro de 2022. Dos primeiros encontros no @programabrasileirinho da @radiouniversitariafm aos convescotes nas terças-feiras na Churrascaria @oassisbenfica e até na casa dele com sua distinta esposa @raquel.bastos.rb foram inúmeros momentos que ficarão gravados na minha memória afetiva. Que Deus receba o Claudeide Oliveira com a mesma gentileza que ele sempre nos tratou durante sua brilhante passagem aqui no planeta terra".
Claudeide Oliveira nasceu em 17 de abril de 1946 e morreu em 17 de fevereiro de 2022.

Comentários

  1. Prezado Lauriberto, boa noite.

    Meu nome é Claudio Lucas, sou um dos filhos de Claudeide Oliveira. Obrigado pela sua nota e obrigado ao Nelson Augusto e Marinaldo do Bandolim pelas palavras de carinho.

    Se você me permitir uma correção... papai nasceu em 1948, faltavam, portanto, exatos 2 meses para ele completar 74 anos.

    Eu estranhei você se referir a ele como músico. Não acho que ele se considerava como tal, mas tenho certeza de que ele ficaria lisonjeado com a honraria. Ele foi um bom conhecedor de música, principalmente do choro e de outros gêneros populares da música brasileira, e apreciador de música clássica.

    Na verdade, papai tinha várias facetas e era conhecedor de muito assuntos, fruto de uma mente ímpar e uma personalidade avessa a autoridades. O resultado, portanto, é que ele fazia aquilo que gostava, e entedia do que gostava.

    Talvez os amigos do Chorinho não conheçam seu passado como empresário do Forró, talvez os amigos da Globo não souberam que ele se tornou político. Por isso, eu tomo aqui a liberdade de falar um pouco sobre o meu pai.

    Formado em História na Faculdade Pedro II, no Rio de Janeiro, ele trabalhou durante toda a década de 70 com televisão. Primeiro na extinta TV Tupi e depois na Rede Globo como editor de novelas. De volta à Fortaleza e à sua terra natal, Jaguaretama, ele foi político (exerceu o cargo de secretário de educação e eleito vereador em 1988, se tornando o presidente da Câmara e responsável por aprovar a Lei Orgânica após a Constituição de 88), foi empresário (possuiu uma empresa de aparelhos de ar-condicionado e depois uma banda de Forró, chamada Banda Mil). Com o encerramento da banda, voltou ao Rio em meados dos anos 90 para trabalhar novamente na Globo onde foi o editor da novela “A próxima vítima” e da minissérie “O Fim do mundo”. Voltou novamente para o Ceará onde foi, durante anos, presidente da comissão de licitação na prefeitura de Jaguaretama.

    A Prefeitura e a Câmara Municipal de Jaguaretama prestaram homenagens e luto oficial de 3 dias.

    https://camarajaguaretama.ce.gov.br/portal/noticia/luto-oficial_1/

    https://www.jaguaretama.ce.gov.br/arquivos/988/DECRETO%20_012_2022_0000001.pdf

    ResponderExcluir

  2. -- continuando --

    Mas, acima de tudo, papai foi um homem de “paixões” e “hobbies”.

    As paixões, por exemplo, além do futebol, eram a edição de imagens e som, isso ele sempre fazia mesmo depois de ter deixado a carreira de editor, a prova disso são os inúmeros vídeos que ele mantinha no seu canal do Youtube e os vídeos familiares que ele gostava de gravar e editar. Operar a mesa de som no Bar do Assis também era algo que ele gostava muito de fazer nos últimos anos. Local onde ele fez várias amizades.
    Mas, desde criança, eu lembro dele sempre inventando alguma coisa para fazer... algum hobby novo. Ele criou canários, cuidou de plantas no jardim de casa, pintou quadros, usou técnicas de colagem em madeira e cerâmica, e até fez aquelas árvores japonesas em miniatura chamadas bonsai (esse hobby não durou muito, acho que ele não teve a paciência que essa técnica necessita e ele logo passou para outras atividades ...).

    A história fascinava o papai, não somente àquelas que lemos em livros, mas também àquelas que escutamos dos mais velhos (ou talvez ele preferiria dizer, dos mais sábios). Ele mesmo era um excelente contador de “causos”, e eu sempre emprestava meus ouvidos para escutá-los. Me lembro com carinho deles, e alguns eu não ouso dizer aqui... Na internet, por exemplo, achamos facilmente algumas contribuições dele para que a história de uma dupla de índios tabajaras do Ceará, que fez sucesso entre as décadas de 50 e 70 na América do Sul, Estados Unidos e Inglaterra, não sumisse completamente da memória dos brasileiros. Aqui, eu confesso que nunca conversei com ele sobre isso, apenas lia seus textos em blogs, como um admirador.

    Mesmo correndo o risco de escrever uma frase clichê ou ser chamado de “filho coruja”, eu devo acrescentar que talvez sua característica mais marcante fosse sua inteligência. Fato reconhecido pelos amigos e familiares. Talvez a maior prova disso sejam certas situações nas quais o papai se saia bem, mesmo nunca tendo recebido um preparo formal. Certa vez ele se defendeu, sem advogado, perante um juiz trabalhista num caso em que um ex-funcionário da banda, com a ajuda de dois advogados, lhe pedia mais dinheiro. Na segunda audiência, ele convenceu o juiz de que não devia nada ao ex-funcionário e o processo foi encerrado. Algo raro na Justiça do Trabalho.

    Papai começou a tratar de um câncer de próstata há mais de 15 anos. A asma era um pouco mais antiga, possivelmente, resultado das 3 carteiras de cigarro que, segundo minha mãe, ele fumava diariamente para aguentar os plantões na Globo. Quando voltou ao Ceará, ele parou com o cigarro. Eu nasci em 1981 e não tenho lembranças dele fumando. Mas a memória biológica é implacável, e os pulmões começaram a pagar o preço do cigarro na década de 90. Mais recentemente, outras comorbidades foram aparecendo, como diabetes e problemas no coração e nos rins.

    O nome Claudeide é a concatenação de Claudio e Adelaide, seus pais.
    Um nome incomum para uma pessoa singular!
    Qualquer um, conversando com ele durante alguns minutos, se admirava com a pessoa, gravava seu nome e esquecia o quão estranho o nome era.
    Eu mesmo me acostumei com seu nome ainda na maternidade ... rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg