Pular para o conteúdo principal

Morre Claudeide Oliveira

O jornalista e radialista Nelson Augusto informa a morte do músico Claudeide Oliveira, aos 75 anos:


- Estou muito triste com a partida do nosso grande amigo de vida e Música @claudeideoliveira que nos deixou nesta quinta-feira 17 de fevereiro de 2022. Dos primeiros encontros no @programabrasileirinho da @radiouniversitariafm aos convescotes nas terças-feiras na Churrascaria @oassisbenfica e até na casa dele com sua distinta esposa @raquel.bastos.rb foram inúmeros momentos que ficarão gravados na minha memória afetiva. Que Deus receba o Claudeide Oliveira com a mesma gentileza que ele sempre nos tratou durante sua brilhante passagem aqui no planeta terra".
Claudeide Oliveira nasceu em 17 de abril de 1946 e morreu em 17 de fevereiro de 2022.

Comentários

  1. Prezado Lauriberto, boa noite.

    Meu nome é Claudio Lucas, sou um dos filhos de Claudeide Oliveira. Obrigado pela sua nota e obrigado ao Nelson Augusto e Marinaldo do Bandolim pelas palavras de carinho.

    Se você me permitir uma correção... papai nasceu em 1948, faltavam, portanto, exatos 2 meses para ele completar 74 anos.

    Eu estranhei você se referir a ele como músico. Não acho que ele se considerava como tal, mas tenho certeza de que ele ficaria lisonjeado com a honraria. Ele foi um bom conhecedor de música, principalmente do choro e de outros gêneros populares da música brasileira, e apreciador de música clássica.

    Na verdade, papai tinha várias facetas e era conhecedor de muito assuntos, fruto de uma mente ímpar e uma personalidade avessa a autoridades. O resultado, portanto, é que ele fazia aquilo que gostava, e entedia do que gostava.

    Talvez os amigos do Chorinho não conheçam seu passado como empresário do Forró, talvez os amigos da Globo não souberam que ele se tornou político. Por isso, eu tomo aqui a liberdade de falar um pouco sobre o meu pai.

    Formado em História na Faculdade Pedro II, no Rio de Janeiro, ele trabalhou durante toda a década de 70 com televisão. Primeiro na extinta TV Tupi e depois na Rede Globo como editor de novelas. De volta à Fortaleza e à sua terra natal, Jaguaretama, ele foi político (exerceu o cargo de secretário de educação e eleito vereador em 1988, se tornando o presidente da Câmara e responsável por aprovar a Lei Orgânica após a Constituição de 88), foi empresário (possuiu uma empresa de aparelhos de ar-condicionado e depois uma banda de Forró, chamada Banda Mil). Com o encerramento da banda, voltou ao Rio em meados dos anos 90 para trabalhar novamente na Globo onde foi o editor da novela “A próxima vítima” e da minissérie “O Fim do mundo”. Voltou novamente para o Ceará onde foi, durante anos, presidente da comissão de licitação na prefeitura de Jaguaretama.

    A Prefeitura e a Câmara Municipal de Jaguaretama prestaram homenagens e luto oficial de 3 dias.

    https://camarajaguaretama.ce.gov.br/portal/noticia/luto-oficial_1/

    https://www.jaguaretama.ce.gov.br/arquivos/988/DECRETO%20_012_2022_0000001.pdf

    ResponderExcluir

  2. -- continuando --

    Mas, acima de tudo, papai foi um homem de “paixões” e “hobbies”.

    As paixões, por exemplo, além do futebol, eram a edição de imagens e som, isso ele sempre fazia mesmo depois de ter deixado a carreira de editor, a prova disso são os inúmeros vídeos que ele mantinha no seu canal do Youtube e os vídeos familiares que ele gostava de gravar e editar. Operar a mesa de som no Bar do Assis também era algo que ele gostava muito de fazer nos últimos anos. Local onde ele fez várias amizades.
    Mas, desde criança, eu lembro dele sempre inventando alguma coisa para fazer... algum hobby novo. Ele criou canários, cuidou de plantas no jardim de casa, pintou quadros, usou técnicas de colagem em madeira e cerâmica, e até fez aquelas árvores japonesas em miniatura chamadas bonsai (esse hobby não durou muito, acho que ele não teve a paciência que essa técnica necessita e ele logo passou para outras atividades ...).

    A história fascinava o papai, não somente àquelas que lemos em livros, mas também àquelas que escutamos dos mais velhos (ou talvez ele preferiria dizer, dos mais sábios). Ele mesmo era um excelente contador de “causos”, e eu sempre emprestava meus ouvidos para escutá-los. Me lembro com carinho deles, e alguns eu não ouso dizer aqui... Na internet, por exemplo, achamos facilmente algumas contribuições dele para que a história de uma dupla de índios tabajaras do Ceará, que fez sucesso entre as décadas de 50 e 70 na América do Sul, Estados Unidos e Inglaterra, não sumisse completamente da memória dos brasileiros. Aqui, eu confesso que nunca conversei com ele sobre isso, apenas lia seus textos em blogs, como um admirador.

    Mesmo correndo o risco de escrever uma frase clichê ou ser chamado de “filho coruja”, eu devo acrescentar que talvez sua característica mais marcante fosse sua inteligência. Fato reconhecido pelos amigos e familiares. Talvez a maior prova disso sejam certas situações nas quais o papai se saia bem, mesmo nunca tendo recebido um preparo formal. Certa vez ele se defendeu, sem advogado, perante um juiz trabalhista num caso em que um ex-funcionário da banda, com a ajuda de dois advogados, lhe pedia mais dinheiro. Na segunda audiência, ele convenceu o juiz de que não devia nada ao ex-funcionário e o processo foi encerrado. Algo raro na Justiça do Trabalho.

    Papai começou a tratar de um câncer de próstata há mais de 15 anos. A asma era um pouco mais antiga, possivelmente, resultado das 3 carteiras de cigarro que, segundo minha mãe, ele fumava diariamente para aguentar os plantões na Globo. Quando voltou ao Ceará, ele parou com o cigarro. Eu nasci em 1981 e não tenho lembranças dele fumando. Mas a memória biológica é implacável, e os pulmões começaram a pagar o preço do cigarro na década de 90. Mais recentemente, outras comorbidades foram aparecendo, como diabetes e problemas no coração e nos rins.

    O nome Claudeide é a concatenação de Claudio e Adelaide, seus pais.
    Um nome incomum para uma pessoa singular!
    Qualquer um, conversando com ele durante alguns minutos, se admirava com a pessoa, gravava seu nome e esquecia o quão estranho o nome era.
    Eu mesmo me acostumei com seu nome ainda na maternidade ... rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram