Pular para o conteúdo principal



Morre Claudeide Oliveira

O jornalista e radialista Nelson Augusto informa a morte do músico Claudeide Oliveira, aos 75 anos:


- Estou muito triste com a partida do nosso grande amigo de vida e Música @claudeideoliveira que nos deixou nesta quinta-feira 17 de fevereiro de 2022. Dos primeiros encontros no @programabrasileirinho da @radiouniversitariafm aos convescotes nas terças-feiras na Churrascaria @oassisbenfica e até na casa dele com sua distinta esposa @raquel.bastos.rb foram inúmeros momentos que ficarão gravados na minha memória afetiva. Que Deus receba o Claudeide Oliveira com a mesma gentileza que ele sempre nos tratou durante sua brilhante passagem aqui no planeta terra".
Claudeide Oliveira nasceu em 17 de abril de 1946 e morreu em 17 de fevereiro de 2022.

Comentários

  1. Prezado Lauriberto, boa noite.

    Meu nome é Claudio Lucas, sou um dos filhos de Claudeide Oliveira. Obrigado pela sua nota e obrigado ao Nelson Augusto e Marinaldo do Bandolim pelas palavras de carinho.

    Se você me permitir uma correção... papai nasceu em 1948, faltavam, portanto, exatos 2 meses para ele completar 74 anos.

    Eu estranhei você se referir a ele como músico. Não acho que ele se considerava como tal, mas tenho certeza de que ele ficaria lisonjeado com a honraria. Ele foi um bom conhecedor de música, principalmente do choro e de outros gêneros populares da música brasileira, e apreciador de música clássica.

    Na verdade, papai tinha várias facetas e era conhecedor de muito assuntos, fruto de uma mente ímpar e uma personalidade avessa a autoridades. O resultado, portanto, é que ele fazia aquilo que gostava, e entedia do que gostava.

    Talvez os amigos do Chorinho não conheçam seu passado como empresário do Forró, talvez os amigos da Globo não souberam que ele se tornou político. Por isso, eu tomo aqui a liberdade de falar um pouco sobre o meu pai.

    Formado em História na Faculdade Pedro II, no Rio de Janeiro, ele trabalhou durante toda a década de 70 com televisão. Primeiro na extinta TV Tupi e depois na Rede Globo como editor de novelas. De volta à Fortaleza e à sua terra natal, Jaguaretama, ele foi político (exerceu o cargo de secretário de educação e eleito vereador em 1988, se tornando o presidente da Câmara e responsável por aprovar a Lei Orgânica após a Constituição de 88), foi empresário (possuiu uma empresa de aparelhos de ar-condicionado e depois uma banda de Forró, chamada Banda Mil). Com o encerramento da banda, voltou ao Rio em meados dos anos 90 para trabalhar novamente na Globo onde foi o editor da novela “A próxima vítima” e da minissérie “O Fim do mundo”. Voltou novamente para o Ceará onde foi, durante anos, presidente da comissão de licitação na prefeitura de Jaguaretama.

    A Prefeitura e a Câmara Municipal de Jaguaretama prestaram homenagens e luto oficial de 3 dias.

    https://camarajaguaretama.ce.gov.br/portal/noticia/luto-oficial_1/

    https://www.jaguaretama.ce.gov.br/arquivos/988/DECRETO%20_012_2022_0000001.pdf

    ResponderExcluir

  2. -- continuando --

    Mas, acima de tudo, papai foi um homem de “paixões” e “hobbies”.

    As paixões, por exemplo, além do futebol, eram a edição de imagens e som, isso ele sempre fazia mesmo depois de ter deixado a carreira de editor, a prova disso são os inúmeros vídeos que ele mantinha no seu canal do Youtube e os vídeos familiares que ele gostava de gravar e editar. Operar a mesa de som no Bar do Assis também era algo que ele gostava muito de fazer nos últimos anos. Local onde ele fez várias amizades.
    Mas, desde criança, eu lembro dele sempre inventando alguma coisa para fazer... algum hobby novo. Ele criou canários, cuidou de plantas no jardim de casa, pintou quadros, usou técnicas de colagem em madeira e cerâmica, e até fez aquelas árvores japonesas em miniatura chamadas bonsai (esse hobby não durou muito, acho que ele não teve a paciência que essa técnica necessita e ele logo passou para outras atividades ...).

    A história fascinava o papai, não somente àquelas que lemos em livros, mas também àquelas que escutamos dos mais velhos (ou talvez ele preferiria dizer, dos mais sábios). Ele mesmo era um excelente contador de “causos”, e eu sempre emprestava meus ouvidos para escutá-los. Me lembro com carinho deles, e alguns eu não ouso dizer aqui... Na internet, por exemplo, achamos facilmente algumas contribuições dele para que a história de uma dupla de índios tabajaras do Ceará, que fez sucesso entre as décadas de 50 e 70 na América do Sul, Estados Unidos e Inglaterra, não sumisse completamente da memória dos brasileiros. Aqui, eu confesso que nunca conversei com ele sobre isso, apenas lia seus textos em blogs, como um admirador.

    Mesmo correndo o risco de escrever uma frase clichê ou ser chamado de “filho coruja”, eu devo acrescentar que talvez sua característica mais marcante fosse sua inteligência. Fato reconhecido pelos amigos e familiares. Talvez a maior prova disso sejam certas situações nas quais o papai se saia bem, mesmo nunca tendo recebido um preparo formal. Certa vez ele se defendeu, sem advogado, perante um juiz trabalhista num caso em que um ex-funcionário da banda, com a ajuda de dois advogados, lhe pedia mais dinheiro. Na segunda audiência, ele convenceu o juiz de que não devia nada ao ex-funcionário e o processo foi encerrado. Algo raro na Justiça do Trabalho.

    Papai começou a tratar de um câncer de próstata há mais de 15 anos. A asma era um pouco mais antiga, possivelmente, resultado das 3 carteiras de cigarro que, segundo minha mãe, ele fumava diariamente para aguentar os plantões na Globo. Quando voltou ao Ceará, ele parou com o cigarro. Eu nasci em 1981 e não tenho lembranças dele fumando. Mas a memória biológica é implacável, e os pulmões começaram a pagar o preço do cigarro na década de 90. Mais recentemente, outras comorbidades foram aparecendo, como diabetes e problemas no coração e nos rins.

    O nome Claudeide é a concatenação de Claudio e Adelaide, seus pais.
    Um nome incomum para uma pessoa singular!
    Qualquer um, conversando com ele durante alguns minutos, se admirava com a pessoa, gravava seu nome e esquecia o quão estranho o nome era.
    Eu mesmo me acostumei com seu nome ainda na maternidade ... rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...