Pular para o conteúdo principal

Morre Claudeide Oliveira

O jornalista e radialista Nelson Augusto informa a morte do músico Claudeide Oliveira, aos 75 anos:


- Estou muito triste com a partida do nosso grande amigo de vida e Música @claudeideoliveira que nos deixou nesta quinta-feira 17 de fevereiro de 2022. Dos primeiros encontros no @programabrasileirinho da @radiouniversitariafm aos convescotes nas terças-feiras na Churrascaria @oassisbenfica e até na casa dele com sua distinta esposa @raquel.bastos.rb foram inúmeros momentos que ficarão gravados na minha memória afetiva. Que Deus receba o Claudeide Oliveira com a mesma gentileza que ele sempre nos tratou durante sua brilhante passagem aqui no planeta terra".
Claudeide Oliveira nasceu em 17 de abril de 1946 e morreu em 17 de fevereiro de 2022.

Comentários

  1. Prezado Lauriberto, boa noite.

    Meu nome é Claudio Lucas, sou um dos filhos de Claudeide Oliveira. Obrigado pela sua nota e obrigado ao Nelson Augusto e Marinaldo do Bandolim pelas palavras de carinho.

    Se você me permitir uma correção... papai nasceu em 1948, faltavam, portanto, exatos 2 meses para ele completar 74 anos.

    Eu estranhei você se referir a ele como músico. Não acho que ele se considerava como tal, mas tenho certeza de que ele ficaria lisonjeado com a honraria. Ele foi um bom conhecedor de música, principalmente do choro e de outros gêneros populares da música brasileira, e apreciador de música clássica.

    Na verdade, papai tinha várias facetas e era conhecedor de muito assuntos, fruto de uma mente ímpar e uma personalidade avessa a autoridades. O resultado, portanto, é que ele fazia aquilo que gostava, e entedia do que gostava.

    Talvez os amigos do Chorinho não conheçam seu passado como empresário do Forró, talvez os amigos da Globo não souberam que ele se tornou político. Por isso, eu tomo aqui a liberdade de falar um pouco sobre o meu pai.

    Formado em História na Faculdade Pedro II, no Rio de Janeiro, ele trabalhou durante toda a década de 70 com televisão. Primeiro na extinta TV Tupi e depois na Rede Globo como editor de novelas. De volta à Fortaleza e à sua terra natal, Jaguaretama, ele foi político (exerceu o cargo de secretário de educação e eleito vereador em 1988, se tornando o presidente da Câmara e responsável por aprovar a Lei Orgânica após a Constituição de 88), foi empresário (possuiu uma empresa de aparelhos de ar-condicionado e depois uma banda de Forró, chamada Banda Mil). Com o encerramento da banda, voltou ao Rio em meados dos anos 90 para trabalhar novamente na Globo onde foi o editor da novela “A próxima vítima” e da minissérie “O Fim do mundo”. Voltou novamente para o Ceará onde foi, durante anos, presidente da comissão de licitação na prefeitura de Jaguaretama.

    A Prefeitura e a Câmara Municipal de Jaguaretama prestaram homenagens e luto oficial de 3 dias.

    https://camarajaguaretama.ce.gov.br/portal/noticia/luto-oficial_1/

    https://www.jaguaretama.ce.gov.br/arquivos/988/DECRETO%20_012_2022_0000001.pdf

    ResponderExcluir

  2. -- continuando --

    Mas, acima de tudo, papai foi um homem de “paixões” e “hobbies”.

    As paixões, por exemplo, além do futebol, eram a edição de imagens e som, isso ele sempre fazia mesmo depois de ter deixado a carreira de editor, a prova disso são os inúmeros vídeos que ele mantinha no seu canal do Youtube e os vídeos familiares que ele gostava de gravar e editar. Operar a mesa de som no Bar do Assis também era algo que ele gostava muito de fazer nos últimos anos. Local onde ele fez várias amizades.
    Mas, desde criança, eu lembro dele sempre inventando alguma coisa para fazer... algum hobby novo. Ele criou canários, cuidou de plantas no jardim de casa, pintou quadros, usou técnicas de colagem em madeira e cerâmica, e até fez aquelas árvores japonesas em miniatura chamadas bonsai (esse hobby não durou muito, acho que ele não teve a paciência que essa técnica necessita e ele logo passou para outras atividades ...).

    A história fascinava o papai, não somente àquelas que lemos em livros, mas também àquelas que escutamos dos mais velhos (ou talvez ele preferiria dizer, dos mais sábios). Ele mesmo era um excelente contador de “causos”, e eu sempre emprestava meus ouvidos para escutá-los. Me lembro com carinho deles, e alguns eu não ouso dizer aqui... Na internet, por exemplo, achamos facilmente algumas contribuições dele para que a história de uma dupla de índios tabajaras do Ceará, que fez sucesso entre as décadas de 50 e 70 na América do Sul, Estados Unidos e Inglaterra, não sumisse completamente da memória dos brasileiros. Aqui, eu confesso que nunca conversei com ele sobre isso, apenas lia seus textos em blogs, como um admirador.

    Mesmo correndo o risco de escrever uma frase clichê ou ser chamado de “filho coruja”, eu devo acrescentar que talvez sua característica mais marcante fosse sua inteligência. Fato reconhecido pelos amigos e familiares. Talvez a maior prova disso sejam certas situações nas quais o papai se saia bem, mesmo nunca tendo recebido um preparo formal. Certa vez ele se defendeu, sem advogado, perante um juiz trabalhista num caso em que um ex-funcionário da banda, com a ajuda de dois advogados, lhe pedia mais dinheiro. Na segunda audiência, ele convenceu o juiz de que não devia nada ao ex-funcionário e o processo foi encerrado. Algo raro na Justiça do Trabalho.

    Papai começou a tratar de um câncer de próstata há mais de 15 anos. A asma era um pouco mais antiga, possivelmente, resultado das 3 carteiras de cigarro que, segundo minha mãe, ele fumava diariamente para aguentar os plantões na Globo. Quando voltou ao Ceará, ele parou com o cigarro. Eu nasci em 1981 e não tenho lembranças dele fumando. Mas a memória biológica é implacável, e os pulmões começaram a pagar o preço do cigarro na década de 90. Mais recentemente, outras comorbidades foram aparecendo, como diabetes e problemas no coração e nos rins.

    O nome Claudeide é a concatenação de Claudio e Adelaide, seus pais.
    Um nome incomum para uma pessoa singular!
    Qualquer um, conversando com ele durante alguns minutos, se admirava com a pessoa, gravava seu nome e esquecia o quão estranho o nome era.
    Eu mesmo me acostumei com seu nome ainda na maternidade ... rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não