A Prefeitura Municipal de Fortaleza promove, ao longo do mês de março, Programação Alusiva ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Serão Aulas, Palestras e Rodas de Conversa, entre outras ações, organizadas por diversos órgãos da Prefeitura. Toda Programação é gratuita e aberta ao público.
A Rede Cuca, Política Pública da Prefeitura de Fortaleza executada pela Secretaria Municipal da Juventude, iniciou, na quarta-feira (1/3), à Campanha Mulheres de Todas as Cores–Depois do Não, é Não. A programação acontece durante todo o mês de março, com diversas atividades gratuitas espalhadas pelos cinco equipamentos da Rede Cuca:
- Jangurussu.
- José Walter.
- Mondubim.
- Pici.
- Barra.
Na quarta-feira (8 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), realizará um dia inteiro de atividades, das 8 às 17 horas, no Centro de Referência do Empreendedor do Bom Jardim (Rua Oscar Araripe, 1030).
A Programação conta com Aulão com mulheres empreendedoras ou que desejem empreender, com o curso de Elaboração de Propostas de Negócios (8 horas/aula) e oferta de crédito orientado através do Programa Nossas Guerreiras, além de Oficinas de Corte, Costura e Bordado com as mulheres do Bom Jardim e bairros adjacentes no ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro, Feira de Pequenos Negócios com as beneficiárias do Programa Nossas Guerreiras e Costurando o Futuro, cadastro para cursos gerenciais (Fortaleza Capacita) e cursos profissionais (Fortaleza + Futuro) e ação de empregabilidade para mulheres através de serviços do Sine Municipal.
Na sexta-feira seguinte ao Dia Internacional da Mulher (10/03), a partir das 13h, a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social SDHDS realiza a palestra “Violência contra a mulher nas redes sociais”, com a gerente e psicóloga Rafaela Castelo Branco do Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde, como parte da programação do evento Evento Delas da Casa de Cultura Digital da Fundação Citinova.
A pasta também oferece atividades alusivas mês da mulher nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), entre 15 e 21 de março.
A Programação começa com a roda de conversa “Cuidados com a Saúde da Mulher”, no CRAS Presidente Kennedy, na quarta-feira (15/3), às 9 horas, e a palestra "Empreendedorismo e Direitos Trabalhistas”, com o Crisóstomo Basílio, do Ministério do Trabalho, às 13h no CCDH Conjunto Ceará, seguida de atividade laboral com educador físico.
Em 17 de março, o CRAS João Paulo II recebe a Palestra “Empoderamento Feminino” com a psicóloga, Kamile Coelho, às 9 horas, e o CCDH Cristo Redentor sedia a palestra "Empreendedorismo e Direitos Trabalhistas”, também com o Crisóstomo Basílio, seguida de atividade laboral com educador físico. Fechando a programação, haverá a palestra “Empreendedorismo e Direitos Trabalhistas”, com Crisóstomo Basílio, e atividade laboral com educador físico, no CCDH Conjunto Palmeiras.
Programação especial para servidoras municipais
Além das ações voltadas para a população, diversos órgãos da Prefeitura de Fortaleza terão ações voltadas para os respectivos servidores. Na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), haverá uma tarde de uma tarde promoção de cuidados com a Beleza e a Saúde na sexta-feira (10/3). Entre os dias 8 e 10 de março, o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) realizará palestras com os temas Violência Doméstica e Saúde da Mulher, além de uma aula de defesa pessoal para mulheres.
Já a SDHDS promove a palestra de tema Inteligência Emocional, com o psicoterapeuta George Marinho, e atividades manuais e testes de memória, com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para servidores da Prefeitura. A pasta realizará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, uma série de palestras em 8 e 10 de março com os temas Rede de Proteção à Mulher de Fortaleza e Empoderamento Feminino.
Para marcar a data, o Instituto de Previdência do Município (IPM) contará com painéis temáticos personalizados com frase alusiva e com fotos das servidoras do IPM expostos no dia 8 de março na sede do órgão, além de música ao vivo com o tecladista servidor do IPM Paulinho de Carvalho. Ao longo do mês, campanha em homengem ao Dia da Mulher circulará as redes sociais do IPM e serão realizados eventos interativos para as colaboradoras do IPM com foco no cuidado pessoal.
No Instituto José Frota (IJF), haverá rodas de conversa com a equipe multiprofissional do Instituto tendo como tema Ser mulher, em 5 e 25 de março, e palestra com a atriz Karla Karenina em 8 de março e com integrantes do Programa Nossas Guerreiras, da SDE, em 9 de março.
Comentários
Postar um comentário