Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Meio Ambiente

Meio Ambiente: Fortaleza desponta internacionalmente pelas ações na área.

A Capital já foi reconhecida por organismos internacionais por seus projetos para a ampliação das áreas verdes, manejo de resíduos e a qualidade do ar.

Nos últimos quatro anos, Fortaleza tem se destacado dentro e fora do Brasil pelas suas ações voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade. Em maio, a Capital recebeu o título de 2° lugar mundial de melhores cidades na categoria Meio Ambiente, pelo índice da Oxford Economics. O instituto avaliou o compromisso da cidade com a sustentabilidade ambiental e a sua predisposição aos riscos provocados pelas alterações climáticas.

As iniciativas adotadas pela Prefeitura de Fortaleza têm posicionado a Capital como exemplo a ser seguido. Atualmente, a cidade também é a única do Brasil a ter uma boa qualidade do ar, segundo diretrizes da OMS, além de ser a 1ª cidade do Nordeste e a 3ª do Brasil que mais investe em áreas verdes, de acordo com o Tree Cities of the World 2023.

Projetos como os Microparques urbanos, são exemplos de espaços que estão sendo requalificados, ampliando as áreas verdes e contribuindo com o desenvolvimento sustentável. A iniciativa, também reconhecida pelo Prêmio AIPH World Green City Awards, em 1º lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em 2022, transforma terrenos degradados em pequenas florestas urbanas que estimulam o brincar e o convívio social. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), os sete Microparques já construídos recebem ações de conscientização sobre o tema.

O Plano Municipal de Caminhabilidade também é outra iniciativa de destaque. Por meio dele, a gestão municipal orienta as ações que visam transformar a cidade em um lugar seguro e convidativo para o pedestre, colaborando de forma direta para a redução de gás carbônico na atmosfera. Pelo Plano, Fortaleza está finalista no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, realizado pelo Instituto de Caminhabilidade. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 13 de junho, em São Paulo.

Para a secretária da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo, os prêmios são resultados do que vem sendo executado pela gestão.

- Temos trabalhado nos últimos anos com foco no meio ambiente e na sustentabilidade, atuando em diálogo com a sociedade e para ampliar a consciência ambiental. O cuidado da cidade é uma responsabilidade compartilhada entre o município e a população, e o nosso objetivo é sempre aumentar a conexão entre os cidadãos e o meio ambiente”, destaca.

Ações: Entre as ações executadas pela Prefeitura de Fortaleza no âmbito do Meio Ambiente também pode ser destacado o Plano de Arborização que, de janeiro até hoje, plantou 41.300 mudas. O ano de 2023 encerrou com aproximadamente 82 mil unidades plantadas. O plantio de árvores e de outras plantas traz uma série de benefícios, incluindo a melhoria da qualidade do ar, o equilíbrio do microclima urbano, a conservação do solo e a promoção da biodiversidade. Desde 2021, mais de 230 mil mudas foram plantadas e distribuídas., por meio de projetos como o Árvore na Minha Calçada, Sementinha e o Uma Criança, Uma Árvore; além das ações de plantio pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e de árvores grandes pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).

Outra iniciativa para monitorar a qualidade do ar, é a instalação de 30 monitores de baixo custo em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Esses equipamentos monitoram a qualidade do ar em diversos bairros, coletando dados sobre tipos de poluentes e parâmetros climáticos como temperatura, umidade e pressão.

O governo municipal também está trabalhando para aproximar a população da natureza, construindo e requalificando áreas verdes. Até agora, sete Microparques foram entregues e outros cinco estão em construção, com a previsão de que Fortaleza tenha 30 microparques urbanos até o final do ano.

Há também obras de requalificação de parques e lagoas, como o Rachel de Queiroz, com os trechos 1, 2, 5 e 6 já concluídos e os trechos 3 e 4 em andamento. Também está em execução obras na Lagoa do Opaia, Parque Passaré, Parque Rio Branco e Lagoa do Urubu.

A gestão de resíduos sólidos também é uma preocupação da Prefeitura de Fortaleza. Recentemente, foi lançado o Movimento Fortaleza Limpa, para engajar a sociedade na missão de transformar a Capital em uma cidade cada vez mais sustentável e agradável de viver. Pelo Movimento, estão sendo ampliados projetos como o Re-ciclo, que foi um dos cinco finalistas no Prêmio WRI Ross Center for Cities, concorrendo com 148 cidades de 62 países; Recicla Mais, Ecopontos, Centrais de Recondicionamento Tecnológico, entre outras que atuam na conscientização e proporcionam opções para a população descartar de maneira correta o seu resíduo.

Também existe o projeto Se Liga Na Rede, que interligou 2.500 imóveis à rede de esgoto de Fortaleza, beneficiando moradores dos bairros que compõem o Grande Pirambu, evitando que o esgoto chegue à rede de drenagem de águas da chuva, poluindo os recursos hídricos da cidade.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).