Pular para o conteúdo principal



Na Pinacoteca do Ceará


Na última semana de setembro, a programação da Pinacoteca do Ceará celebra a Primavera dos Museus, que tem o objetivo de dar visibilidade às ações de acessibilidade e inclusão nos equipamentos culturais. Além das atividades acessíveis que já ocorrem durante todo o ano, esta programação é ampliada com oficina de aquarela e visita mediada temática em Libras, além de visita mediada para crianças neurodivergentes. Todas as ações são gratuitas no Nuseu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante (foto Marilia Camelo).

Na sexta-feira (27) e no sábado (28), das 16 às 17 horas, o museu convida o público para participar da atividade “Aquarela em Libras”, com o pedagogo e professor Lauro Neto. A oficina tem o objetivo de capacitar os participantes na técnica de aquarela, transmitindo conhecimentos teóricos e práticos por meio da língua de sinais. Para participar, é preciso se inscrever no link disponível AQUI entre 23 e 26 de setembro. A atividade oferta 15 vagas para pessoas a partir de 16 anos.

Uma visita mediada para crianças neurodivergentes na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” estimula que o público vivencie a exposição de forma livre e divertida, com a exploração das obras de forma pessoal, respeitando os limites sensoriais de cada um. A atividade acontece no sábado (28), das 16 às 17 horas, e a visita é recomendada para crianças a partir de 3 anos.

Na quinta-feira (26), a Pinacoteca do Ceará realiza o “Percursos em Libras - Poesia nas sombras - Arte e tecnologia”, com Eleotério Tomaz. A visita mediada temática consiste em passear pela exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, permitindo que os participantes possam explorar a visualidade produzida pelas projeções tecnológicas e por meio delas dialogar com a poesia em Libras. O percurso acontece das 16 às 17 horas e tem classificação indicativa de 14 anos.

Yoga, performance e atividades infantis: Todos os públicos estão convidados a visitarem a Pinacoteca do Ceará, que traz ainda yoga e ateliê para crianças, além de visitas mediadas livres nas exposições em cartaz. Esta é a última semana para visitar, por exemplo, a exposição “No Lápis da Vida não tem Borracha”, de Aldemir Martins, que se despede do museu no dia 29 de setembro.

Na quarta-feira (25), o “Yoga ao pôr do sol” oferece a prática Hatha Flow Yoga, com Raquel Amapos, ao público. A atividade acontece às 17h30, no Pátio da Pinacoteca do Ceará. A prática combina a estrutura tradicional do Hatha Yoga com a fluidez do Vinyasa e envolve uma sequência de posturas realizadas de forma contínua e suave, coordenando movimento e respiração. Voltada para todas as idades, a atividade disponibiliza até 35 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada.

No sábado (28) acontece a performance “Caligrafias Sensitivas: Corpos em Conjunto”, com Ramon Sales e Catarina Gushiken, das 18 às 19 horas no Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará. A atividade será realizada ao vivo e envolve a pintura corporal em dois modelos nus, que terão seus corpos transformados em telas vivas, onde a tinta e as linhas caligráficas se adaptam às curvas e movimentos naturais do corpo.
A performance combina técnicas precisas de caligrafia com expressividade gestual, criando uma fusão entre arte e corpo que desafia a percepção tradicional da caligrafia e explora a relação entre forma e significado. A classificação indicativa é de 18 anos e são reservadas 30 vagas por ordem de chegada.

O domingo é dia do tradicional Ateliê Criança Cria. Com o tema “Cores e formas: autorretratos”, o ateliê convida a criançada para produzir obras de autorretratos com sobreposições, a exemplo do que fez a artista e fotógrafa Claudia Andujar em seus trabalhos. A atividade será feita a partir da formação de colagens e retratos no papel celofane, com mediação de Lígia Bessa. São duas edições: das 10h às 11h e das 15h às 16h, voltadas para crianças a partir de 3 anos.

O público também pode participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. É preciso chegar pelo menos 15 minutos antes e se apresentar próximo à recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (27) e no sábado (28) das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 15 crianças acompanhadas.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ: Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

SERVIÇO
Programação da Pinacoteca do Ceará - 25 a 29 de setembro
Quarta-feira (25/9)
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Método Hatha Flow Yoga, com Raquel Amapos
Onde: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
35 vagas
Gratuito
Quinta-feira (26/9)
16h às 17h
Percursos em Libras “Poesia nas sombras - Arte e tecnologia”
Com Eleotério Tomaz
Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”
Classificação indicativa: Livre
Para pessoas surdas e sinalizantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Acessível em Libras
Tradução para o Português
Sexta-feira (27/9)
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
Aquarela em Libras
16h às 17h
Com Lauro Neto
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Inscrições: de 23 a 26 de setembro pelo link https://forms.gle/R5VKXeAxy7CAFMu5A
15 vagas
Tradução para o Português
Sábado ( 28/9)
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
Aquarela em Libras
16h às 17h
Com Lauro Neto
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Inscrições: de 23 a 26 de setembro pelo link https://forms.gle/R5VKXeAxy7CAFMu5A
15 vagas
Tradução para o Português
16h às 17h
Visita acessível com crianças neurodivergentes
Mediação: Juliana Ferreira, Andrea Dalveroni e Beatriz Dantas
Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
Para crianças neurodivergentes a partir de 3 anos
Sábado, 28.9
18h às 19h
Performance - Caligrafias Sensitivas: Corpo em Conjunto
Ramon Sales e Catarina Gushiken
Onde: Ateliê 3
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo (29/9)
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria - Cores e formas: autorretratos
Mediação: Lígia Bessa
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras

Todas as atividades são gratuitas.
As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” - até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” - até 29 de setembro de 2024 - ÚLTIMA SEMANA
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
“Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” - até 6 de outubro de 2024
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".