Pular para o conteúdo principal



Espaço Evoluir da CMFor faz 1 ano

 


*Câmara de Fortaleza celebra um ano de acolhimento e inclusão com o Espaço Evoluir*

_Desde o início das atividades, o Espaço Evoluir já atendeu 305 pessoas, sendo 226 crianças e adolescentes e 79 pais, alcançando o marco de 8.300 atendimentos. Atualmente, o Espaço acompanha 145 pessoas_

A Câmara de Fortaleza realizou, na manhã desta sexta-feira (16), uma Sessão Solene em alusão ao primeiro aniversário do Espaço Evoluir. A solenidade ocorreu na Cidade Mais Infância, equipamento do Governo do Estado localizado no Centro de Eventos do Ceará, e reuniu pais e crianças atendidas pelo Espaço, profissionais da instituição, o presidente da Câmara, Leo Couto (PSB), e parlamentares.

Na ocasião, foram entregues dois certificados em reconhecimento à trajetória do Espaço Evoluir: um em homenagem aos profissionais que atuam no equipamento e outro às famílias e crianças atendidas. A programação também incluiu visitas aos espaços da Cidade Mais Infância, o tradicional momento de cantar os parabéns pelo aniversário do Evoluir e uma apresentação temática de Alice no País das Maravilhas.

Presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto destacou os resultados do primeiro ano do Espaço Evoluir, que registrou mais de 8.300 atendimentos realizados e conta com 145 crianças e adolescentes ativos atualmente.

“Por trás de cada atendimento, está a primeira palavra que uma criança conseguiu falar. Está o abraço que antes não vinha. Está o olhar do filho que finalmente encontrou o olhar da mãe. Está o pai que saiu da sessão e chorou no carro, mas, desta vez, de alegria, por ver o desenvolvimento do seu filho”, afirmou.

Segundo a gestora de Inclusão da Câmara de Fortaleza, Livinha Vasconcelos, o Espaço representa um legado da gestão e tem ajudado a transformar não só a vida das crianças, mas também das famílias.

“É possível ver os resultados que o acolhimento e o atendimento têm proporcionado à vida dessas famílias. Esperamos que o Espaço Evoluir continue funcionando por muitos anos, ampliando seu alcance e contribuindo para transformar a vida de ainda mais famílias”, destacou.

O coordenador do Centro de Promoção à Saúde do Servidor (CPSS), Dr. Filipe Andrade Mota, destacou que foi um ano de muitas conquistas e que a previsão para 2027 é de ampliar os serviços, com aumento no número de profissionais, e implementar um projeto de alfabetização com auxílio de recursos tecnológicos para contribuir com os objetivos terapêuticos.

“É impossível falar do Espaço Evoluir e não marejar os olhos. É um ano de conquistas, de muito trabalho e aprendizado, mas, acima de tudo, de histórias dos nossos profissionais, das famílias e, principalmente, das crianças, que são o nosso núcleo principal. O espaço foi criado para incluir, acolher e, sobretudo, criar oportunidades. Cada passo, cada pequena evolução representa uma grande esperança para essas famílias”, ressaltou.

A coordenadora do Espaço Evoluir, Cinthya Viana, destacou a importância do trabalho da equipe multidisciplinar no desenvolvimento das crianças e no acolhimento às famílias. Segundo ela, os maiores resultados são percebidos nas conquistas cotidianas, como o desenvolvimento da fala e os avanços na socialização. Cinthya também ressaltou o compromisso da Câmara de Fortaleza com a inclusão e agradeceu aos profissionais envolvidos no atendimento.

“É muito gratificante celebrar o primeiro ano do Evoluir e acompanhar as transformações diárias na vida de cada família. Encerramos esse primeiro ano com muita gratidão por todas as vidas transformadas”, disse.

Para Airla Lacerda, mãe de Moara Vieira, o acompanhamento no Espaço Evoluir foi fundamental para compreender as necessidades da filha e promover mudanças em seu dia a dia. Após receber os diagnósticos de TDAH e TEA no equipamento, Moara passou a contar com acompanhamento multidisciplinar, incluindo terapias e suporte nutricional para lidar com a seletividade alimentar.

Airla destaca os avanços na alimentação, na regulação sensorial e na interação da filha em ambientes com mais pessoas. “Eu digo muito que o Evoluir evoluiu a Moara. Consigo ver transformações na vida dela. Então, eu sou muito grata, de fato ”, afirma.

A solenidade contou, ainda, com condução da mestre de cerimônias Gleydielle Araújo, colaborada da Gestão de Inclusão da Câmara de Fortaleza e pessoa com síndrome de Down. Ao apresentar o evento, ela reforçou a importância do poder público criar oportunidade para que mais pessoas com deficiência ocupem espaços.

Estiveram presentes na solenidade, o presidente Leo Couto (PSB), os vereadores Aguiar Toba (PRD) e Professora Adriana Almeida (PT), o secretário da Regional 10, Luciano Girão, o coordenador do Centro de Promoção à Saúde do Servidor (CPSS), Dr. Filipe Mota, e a coordenadora do Espaço Evoluir, Cinthya Viana.

*Espaço Evoluir

Inaugurado em setembro de 2025, o Espaço Evoluir oferece atendimento especializado e multidisciplinar a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down. O serviço é destinado aos dependentes de servidores e funcionários da Câmara de Fortaleza.

Desde o início das atividades, o Espaço Evoluir já atendeu 305 pessoas, sendo 226 crianças e adolescentes e 79 pais, alcançando o marco de 8.300 atendimentos. Atualmente, o Espaço acompanha 145 pessoas.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...