Pular para o conteúdo principal



Trote Solidário Unifanor

 

Unifanor Wyden promove Trote Solidário com campanha de doação de sangue em Fortaleza

Mobilização acontece no dia 20 de outubro, no campus Bezerra de Menezes, em parceria com o Hemoce, e integra iniciativa de incentivo à doação voluntária

A Unifanor Wyden realiza, na próxima terça-feira (20), uma edição do Trote Solidário com uma campanha de doação de sangue aberta à comunidade. A ação acontece das 8h às 12h, no campus Bezerra de Menezes, em Fortaleza, e busca mobilizar estudantes, professores, colaboradores e moradores da região para um gesto de solidariedade que pode salvar vidas.

A iniciativa faz parte de uma mobilização mais ampla do Instituto Yduqs, em parceria com a ONG Hemocione, que promove campanhas de doação de sangue em instituições de ensino superior do Ibmec, do IDOMED, da Wyden e da Estácio. Pelo terceiro ano consecutivo, a parceria busca incentivar a participação da comunidade acadêmica e estimular a doação voluntária, especialmente em períodos em que os estoques dos hemocentros podem sofrer redução.

A campanha também chama atenção para os desafios enfrentados durante o inverno, quando temperaturas mais baixas e o aumento das doenças respiratórias podem contribuir para a diminuição das doações. “O frio faz com que muitas pessoas adiem suas visitas aos hemocentros, enquanto o aumento das doenças respiratórias também contribui para afastar temporariamente os potenciais doadores. O resultado é preocupante, pois os estoques diminuem justamente quando a necessidade de sangue continua existindo”, explica a enfermeira Cissa Cardoso, professora do curso de Enfermagem da Estácio.

Além de contribuir para a manutenção dos estoques de sangue, a campanha reforça o papel das instituições de ensino na formação de profissionais comprometidos com a sociedade. Para a professora de Enfermagem da Wyden, Josiani Nunes, a experiência contribui para desenvolver uma visão humanizada entre os estudantes. “É fundamental que o estudante desenvolva uma visão humanizada e compreenda seu papel na sociedade. A participação em campanhas de doação de sangue contribui para essa formação ao aproximar os futuros profissionais de uma necessidade concreta do sistema de saúde e estimular uma cultura de solidariedade e cidadania”, afirma.

O fundador do Hemocione, Vitor Pinheiro, destaca o alcance da parceria com as instituições de ensino superior e a importância de transformar a doação em um hábito recorrente. “As campanhas com o Ibmec, Wyden, Estácio e IDOMED são o centro de massa do calendário do Hemocione. É um evento de altíssimo impacto, capaz de impactar mais de 10.000 vidas em um espaço de tempo curtíssimo. Para se ter ideia, o Hemocentro do Rio Grande do Sul, HEMORGS, coleta em média, 1.600 bolsas por mês. Com essa ação, coletamos quase 50% a mais no mesmo tempo. Nesse intervalo, trabalhamos com mais de 50 cidades buscando bancos de sangue parceiros para coletarem este sangue. O mais importante desta parceria, contudo, não é o número de bolsas coletadas. O mais importante é o hábito que as instituições de ensino fomentam em seus alunos e professores de doarem sangue recorrentemente. A maior necessidade dos bancos de sangue no Brasil são os doadores espontâneos, aqueles que doam sem saber quem receberá. Com este evento, aproximamos os postos de coleta dos doadores e, pouco a pouco, vamos formando, além de alunos, uma geração de doadores”.

A importância da mobilização também é destacada pela presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, Cláudia Romano. “Temos o objetivo de promover uma formação cidadã, incentivando a participação de estudantes universitários em ações de responsabilidade social. É muito gratificante poder realizar uma iniciativa capaz de contribuir para salvar a vida de milhares de pessoas!”, comemora.

Novas regras para doação de sangue

A mobilização ocorre em um momento de atualização das regras para doação de sangue no Brasil. Desde 30 de setembro de 2026, pessoas com 70 anos ou mais podem continuar doando, desde que recebam parecer favorável do serviço de hemoterapia após avaliação médica.

Outra mudança envolve pessoas que realizaram tatuagens, piercings, acupuntura, maquiagem e determinados procedimentos estéticos invasivos, como aplicação de toxina botulínica, preenchimento e microagulhamento. Quando os procedimentos são feitos em locais que seguem as normas de segurança, o período de impedimento para doar sangue passa a ser de sete dias, em vez dos seis meses anteriormente previstos. Quando não é possível verificar as condições de segurança, o prazo é de quatro meses.

As alterações buscam atualizar os critérios de elegibilidade, mas a aptidão para doar continua dependendo de uma avaliação individual realizada pelo serviço de hemoterapia. Por isso, os interessados devem consultar o hemocentro responsável para confirmar as condições aplicáveis a cada caso.

Em 2025, foram registradas 3,26 milhões de coletas de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o Ministério da Saúde. Mesmo com esse volume, a participação contínua da população é essencial para garantir o atendimento a pacientes que precisam de transfusões em cirurgias, emergências, maternidades e tratamentos de doenças crônicas.

A importância da doação voluntária também foi ressaltada durante a discussão do projeto que deu origem à lei que institui o Junho Vermelho, mês dedicado à mobilização, à sensibilização, ao incentivo e à conscientização sobre a doação de sangue. Na ocasião, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) destacou o papel da iniciativa para a saúde pública.

“A doação de sangue é um pilar inestimável da saúde pública e um ato de solidariedade que impacta diretamente a capacidade do sistema de saúde de salvar vidas. Sua importância transcende estatísticas, sendo imprescindível em emergências traumáticas, em cirurgias complexas e no tratamento contínuo de pessoas com doenças hematológicas, oncológicas e outras condições crônicas. Não existe substituto artificial para o sangue humano; portanto, a garantia de estoques adequados depende exclusivamente do altruísmo e da doação voluntária da população”, afirmou a senadora.

Quem pode doar sangue?

Entre os requisitos básicos para a doação estão estar em boas condições de saúde, pesar pelo menos 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. A idade mínima geral é de 16 anos, com exigências específicas para menores de 18 anos, que precisam de autorização formal do responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos também devem observar os critérios de elegibilidade aplicáveis à sua faixa etária.

É recomendado estar descansado e evitar refeições ricas em gordura nas três horas anteriores à coleta. Mulheres grávidas não podem doar, e a amamentação, o período após o parto ou um aborto podem exigir intervalos específicos antes da doação. Os critérios de intervalo entre doações também variam: em regra, homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes por ano.

Ao promover o Trote Solidário, a Unifanor Wyden reforça o convite à comunidade para participar da campanha e contribuir para a manutenção dos estoques de sangue. A iniciativa também busca incentivar a solidariedade como parte da formação cidadã e estimular que a doação voluntária se torne um hábito.

Serviço

Trote Solidário – campanha de doação de sangue da Unifanor Wyden

Data: 20 de outubro de 2026 (terça-feira)

Horário: das 8h às 12h

Local: campus Bezerra de Menezes da Unifanor Wyden

Endereço: Avenida Bezerra de Menezes, 1277, São Gerardo, Fortaleza (CE).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...