Pular para o conteúdo principal



Padre Antônio Vieira vira documentário


Diário do Nordeste - A equipe do documentário de longa metragem sobre Padre Antônio Vieira vem ao Ceará nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. Serão feitas as últimas filmagens em terras cearenses para o documentário de 120 minutos, que deverá estar pronto para ser exibido a partir de setembro próximo. O idealizador do documentário é o navegador, escritor, investigador e professor Antônio Abreu Freire. O documentário é realizado pela Fundação Nagib Haickel do Maranhão e produzido pela Mutante Filmes de São Paulo.
O filme terá duas dezenas de comentadores de vários países, especialistas em Padre Antônio Vieira, assim como cenas filmadas com atores nos espaços por onde andou o religioso. No Brasi,l as filmagens já foram feitas com comentadores em São Paulo e estão agora acontecendo em Salvador. Na próxima semana será em Recife e no início de fevereiro no Ceará, na Serra de Ibiapaba. As filmagens serão finalizadas no Brasil em São Luís do Maranhão em 8 de fevereiro
Em seguida serão gravados depoimentos de especialistas de Vieira no Canadá e Estados Unidos (onde há várias Universidades com cátedras sobre Padre Antônio Vieira). Em março e abril próximos ocorrerão as gravações por onde andou o religioso na Europa (Portugal, Itália, Holanda e França). 
Este será o primeiro documentário em cinema feito sobre Padre António Vieira e coincidirá com as comemorações dos 400 anos da fundação de São Luís e também da fundação do Ceará por Martim Soares Moreno (20 de Janeiro de 1612), destaca o professor Antônio Abreu Freire.
O professor realizou uma expedição marítima comemorativa aos 400 anos de Padre Antônio Vieira. Refez em 2007-2008, com mais seis tripulantes os percursos do padre jesuíta português, no veleiro sueco Chic Howick, de 14 metros de comprimento. “Foi uma arriscada aventura”, conta Antônio Abreu Freire. Mas a aventura foi bastante produtiva rendendo até agora cinco livros, uma exposição de painéis fotográficos, conferências e o projeto do documentário que está em fase de finalização.
Conta o professor Antônio Abreu Freire que Padre Antônio Vieira faz parte da história, da lenda e da literatura. Para o professor o cruzeiro realizado há em 2007-2008 pretendeu repetir a epopéia de Padre Antônio Vieira. “Demos uma melhor dimensão do gênio do Padre Antônio Vieira”, relata em seu livro “Diário de Bordo”, escrito ao longo da viagem.
A epopéia que está rendendo o documentário a ser exibido a partir de setembro deste ano, começou em 17 de março de 2007. Fez escala em Cabo Verde e chegou a Salvador em 30 de abril daquele ano. Em seguida partiu para os portos de Recife, Camocim, São Luís e Belém. Nesses portos, o professor percorreu os espaços por onde Padre Antônio Vieira exerceu as atividades de educador, político, pregador e missionário.
Antônio Abreu Freire descreve a vida de Padre Antônio Vieira como uma história de projetos inacabados e de paixões sublimes. Segundo ele, ao longo de sua existência (1608-1697), Padre Antônio Vieira, passou por espaços que foram e continuam emblemáticos. Cita que Padre Antônio Vieira atravessou o Oceano Atlântico por sete vezes, fez 15 grandes viagens marítimas, foi vítima de piratas e ainda naufragou.  O professor destaca que nada disso fez Padre Antônio Vieira desistir de enfrentar o seu destino de cidadão do Mundo.
Sobre a expedição de 2007-2008, professor Antônio Abreu Freire lembra que enfrentou muitas dificuldades. Mas apesar de tudo, conforme ele, as alegrias foram tantos que compensaram os percalços. “Vencemos todos os momentos difíceis em que faltou dinheiro, que fomos assaltados e que corremos riscos de perder a vida”, relata. Para ele o importante foi que foi feita a viagem e foi realizado o projeto de prestar a homenagem a Padre Antônio Vieira, que para o professor é o “maior luso-brasileiro de todos os tempos”.
Quanto a passagem por Camocim, o professor descreve que Padre Antônio Vieira ficou embelezado. O religioso, diz o professor, ficou absolutamente assombrado com a beleza de Camocim. Padre Antônio Vieira chegou a retratar Camocim da seguinte maneira: Depois que se chega ao alto delas (Serra da Ibiapaba) pagam muito bem o trabalho da subida, mostrando os olhos um dos mais formosos painéis que porventura pintou a natureza em outra parte do mundo, variando de montes, vales, rochedo e picos, bosques e campinas dilatadíssimas, e de longes do mar no extremo dos horizontes. Sobretudo, olhando do alto para o fundo das serras, estão se vendo as nuvens debaixo dos pés que, como é coisa tão parecida com o céu. Não só causam saudades, mas já parece que estão prometendo o mesmo que se vem buscar por estes desertos”.

Projetos
Uma nova expedição está planejada para 2012-2013. Desta vez para retratar as andanças do cientista Alexander Rodrigues Ferreira. De acordo com o professor Antônio Abreu Freire, Alexandre passou nove anos explorando a Amazônia, entre 1783 e 1792, deixando um espólio científico extraordinário.
Outro projeto é levantamento de dados para produção de livros, exposições e documentário sobre Martim Soares Moreno. A história mostra Martim como um militar com uma carreira de 45 anos de serviço ao Reino de Portugal. Para o professor Martim Soares Moreno foi um herói da restauração do Brasil, mas que ainda é desconhecido em Portugal.

Mais informações
Viagem da expedição do professor Antônio Abreu Freire sobre Padre Antônio Vieira

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...