Crato, Altaneira, Araripe, Assaré, Antonina do Norte, Campos Sales, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea-Alegre passam a contar a partir de amanhã atendimento do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). O governador do Estado, Cid Gomes, fará a entrega às 15 horas, na sede do novo serviço de saúde, que fica na Rua Antônio Pereira, 250, bairro Alto da Penha. No SAMU 192 Ceará – Regional Crato a população da região terá uma ambulância com UTI e outra básica.
No SAMU 192 Ceará – Regional Crato a população dos 13 municípios passa a ter a segurança de ter o serviço 24 horas, de domingo a domingo, inclusive nos feriados. No SAMU 192 Ceará – Regional Crato há equipes multiprofissionais de saúde, formada por 7 médicos, 7 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 15 condutores, além dos profissionais da área administrativa. Todos foram preparados pelo SAMU 192 Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado, também responsável pelo pagamento dos salários de todos os profissionais e pela gestão do serviço. O prédio do SAMU 192 Ceará – Regional Crato foi cedido pela Prefeitura Municipal do Crato.
O SAMU presta socorro em qualquer lugar, em residências, locais de trabalho, vias públicas. Basta ligar para o 192. A ligação é gratuita. Quando o SAMU recebe a ligação um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização da vítima, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou UPAs e assim garante atendimento rápido, com menos riscos de sequelas e redução de óbitos graças ao socorro precoce.
O SAMU 192 Ceará foi implantado em 81 municípios de 2007 para cá, incluindo Crato, que dará cobertura de suporte avançado aos outros 12 municípios da 20ª Região de Saúde.
Comentários
Postar um comentário