Começa nesta quarta-feira (15) o 20º Dragão Fashion Brasil Festival, no Aterro da Praia de Iracema.
A vernissage fica em cartaz até sábado (18) e marcou o início das atividades da semana do maior evento de moda autoral da América Latina, que acontece de hoje (15) a sábado (18), no Aterro da Praia de Iracema. O lançamento da exposição foi prestigiado pelo diretor do DFB Festival, Claudio Silveira; o chefe da casa civil do Governo do Estado do Ceará, Élcio Batista; o idealizador do Museu da Fotografia Silvio Frota, a embaixadora do DFB Festival 2019, Paulinha Sampaio (foto); imprensa e convidados.
No lançamento, o diretor do DFB Festival, Claudio Silveira, ressaltou a importância da fotografia para o empoderamento da cadeia criativa. “Moda e imagem sempre desfilam juntas. Ambas funcionam como reflexo para as mudanças de costume, de hábitos, de pensamento e usam o momento efêmero para criar um recorte único da realidade e do momento. Essas imagens, sejam das passarelas, dos palcos ou até mesmo das milhares de pessoas que já passaram pelo evento, mostram o poder transformador da moda”, afirmou em seu discurso.
A vernissage contou também com performance do fotógrafo Leo Faria e de modelos usando looks da histórica coleção colaborativa “A Hora do Brasil”, recém-apresentada no consulado brasileiro em Londres, e coordenada por Jum Nakao para o Senac/CE, e executada e transmitida em tempo real, durante o DFB 2012.
SERVIÇO
DFB FESTIVAL 2019
Quarta (15) a sábado (18)
Aterro da Praia de Iracema
Entrada Gratuita.
Classificação indicativa: 12 anos.
#vaidarpraia #dfb2019
O Blog fará ampla cobertura do DFB 20 através dos repórteres Lauriberto Braga e Carmen Pompeu.
DFB Festival 2019 - Mantendo a tradição de 20 anos, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, apresentará coleções de 36 nomes entre os dias 15 e 18 maio em novo local: no Aterro da Praia de Iracema, lugar pleno de significados em Fortaleza. O diretor do DFB Festival, Claudio Silveira reforça: “para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico: ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros, das rendeiras e do horizonte vasto do Atlântico à nossa frente”.
Os desfiles ocorrerão em três salas: duas internas, com capacidade para mil pessoas, cada, e uma externa, de frente para o mar, o DFBeach Club, com passarela de 150 metros de extensão, instalada sobre as areias da praia. O formato de apresentar coleções de moda praia no próprio ambiente para o qual foram criadas é uma experiência única por conta da localização privilegiada do DFB Festival 2019. Além da programação de dança, o DFB Festival 2019 também contará com uma programação que inclui exposições, mostra de curtas-metragens, lançamentos de livros, espetáculos, shows de música e sets de DJs.
19h • Sl. 1 – Victor Cunha + Caio Nascimento
19h30 • Sl. 2 - Almerinda Maria
20h • Sl. 1 - Homem do Sapato
20h30 • Sl. 2 - Gisela Franck
21h • Sl. 1 - FIEC apresenta Água de Coco
A Cultura vai dar praia no DFB - Além de enaltecer a cultura da moda autoral brasileira, o DFB Festival, como o reafirma o próprio nome, vai além e oferece uma programação multicultural, composta por exposições, mostra de curtas-metragens, lançamentos de livros, espetáculos de dança, shows de música e sets de DJs.
Um dia antes da abertura do DFB, na terça (14), o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) apresentou a exposição Grandes Olhares, montada exclusivamente para o Festival, reunindo pérolas do seu acervo, incluindo imagens icônicas de Richard Avedon, Otto Stupakoff, Luiz Tripoli, Horst P. Horst, Milton Greene e Leo Faria, entre outros, cedidas exclusivamente pelo idealizador do Museu, Silvio Frota, com atuação da embaixadora da ação, Paulinha Sampaio.
A vernissage contou com performance de modelos usando looks da histórica coleção colaborativa “A Hora do Brasil”, recém-apresentada no consulado brasileiro em Londres, e coordenada por Jum Nakao para o Senac/CE, e executada e transmitida em tempo real, durante o DFB 2012.
Os desfiles ocorrerão em três salas: duas internas, com capacidade para mil pessoas, cada, e uma externa, de frente para o mar, o DFBeach Club, com passarela de 150 metros de extensão, instalada sobre as areias da praia. O formato de apresentar coleções de moda praia no próprio ambiente para o qual foram criadas é uma experiência única por conta da localização privilegiada do DFB Festival 2019. Além da programação de dança, o DFB Festival 2019 também contará com uma programação que inclui exposições, mostra de curtas-metragens, lançamentos de livros, espetáculos, shows de música e sets de DJs.
Olá, bom dia!
Segue sugestão com programação completa do DFB Festival 2019, que inicia hoje seguindo até sábado, dia 18 de maio.
Seguem também algumas fotos anexadas.
Estamos à disposição!
Att,
[HOJE] DFB inicia edição de 20 anos celebrando moda, cultura e empreendedorismo nas areias do Aterro da Praia de Iracema; confira programação
Criar, produzir e fazer girar a indústria da moda sempre foi a praia do Ceará. Por isso, o maior encontro da moda autoral da América Latina, o DFB Festival 2019 celebra 20 anos invadindo o trecho de litoral mais icônico da capital cearense: as areias do Aterro da Praia de Iracema com uma megaestrutura a partir desta quarta-feira (15) até sábado (18).
Na programação de aniversário, o DFB Festival apresenta novidades que reúnem, em um line-up gratuito, desfiles, shows, quatro apresentações exclusivas de companhias de dança, exposições de fotografia, feira de marcas sustentáveis, workshops e gastronomia, reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da cultura, da formação e do empreendedorismo.
Para a edição de 20 anos, o DFB Festival aporta no Aterro da Praia de Iracema, meridiano imaginário que marca o final do Centro histórico de Fortaleza e o início da capital futurista dos arranha-céus e dos empreendimentos inovadores.
São mais de 27.000m² de estrutura do que o diretor do DFB Festival, Claudio Silveira, chama de “Cidade Autoral”, o espaço provisório por onde irão passar 36 desfiles, 4 balés, 20 shows, oito palestras, quatro workshops, sete bares, 14 restaurantes e mais uma feira com foco em economia criativa, com 60 expositores.
Claudio Silveira, lembra que, desde o início, “ainda que de maneira inconsciente, o Dragão (como o evento se chamava quando foi criado, em 1999) já pavimentava a estrada na qual veio a traçar essa longa jornada, unindo várias formas de expressão cultural em torno da moda”.
A instalação da megaestrutura do DFB no Aterro da Praia de Iracema é um marco histórico, uma demonstração pratica das ideias inovadoras que marcam o atual Governo do Estado do Ceará. A iniciativa coincide também com as ações de fomento ao design e criatividade, desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, através do Distrito Criativo Iracema.
A indústria da moda vai dar praia no DFB Festival 2019 - Mantendo a tradição, o DFB apresentará coleções autorais de 36 nomes, em três salas de desfile: duas internas, com capacidade para mil pessoas, cada, e uma externa, de frente para o mar, o DFBeach Club, com passarela de 150 metros de extensão, instalada sobre as areias do Aterro. O formato de apresentar coleções de moda praia no próprio ambiente para o qual foram criadas, é uma experiência única, possível unicamente pela localização privilegiada do DFB Festival 2019.
Claudio Silveira reforça: “para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico: ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros, das rendeiras e do horizonte vasto do Atlântico à nossa frente”.
É a partir desses arquétipos que compõem a cearensidade, que o DFB reforça seu DNA, reunindo, novamente, grandes nomes da moda autoral, como Lindebergue Fernandes, Gisela Franck, David Lee, Wagner Kallieno, Almerinda Maria,Melk Z-da, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre, Kallil Nepomuceno, Rendá por Camilla Arraes e D’Aura, que têm longos históricos ligados ao Evento.
A força da indústria da moda no Ceará marca presença nas passarelas da Flee e das estreantes Parko e Homem do Sapato.
O compromisso da cadeia produtiva do Estado com o DFB deu origem a quatro desfiles, correalizados por entidades representativas do trade.
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), homenageia a trajetória de uma das mais bem-sucedidas empresas cearenses do trade, promovendo o desfile da Água de Coco.
Representando a presença dos sindicatos do segmento no Ceará, o Sinditêxtil apresenta o trendshow com o preview dos lançamentos da Jangadeiro Têxtil, e o SindiRoupas apresenta a estreia da marca Matias, com estilo assinado pelo piauiense formado no Ceará e radicado em São Paulo, Deoclys Bezerra, que volta ao Evento em que conquistou o primeiro prêmio Novos Talentos, ainda em 2000.
Valorizando a criação autoral nas microrregiões do interior do Estado, o Sebrae/CE traz uma coleção especial, criada a partir do programa Rota das Emoções, reunindo artesãos dos municípios da Rota de Jericoacoara: Camocim, Sítio Alegre, Chaval e Barroquinha, com ênfase nas tipologias crochê, palha, chita e escama de camurupim.
O Senac/CE traz a coleção Cariri Visceral, fruto de um semestre de pesquisas, assinada por alunos de Juazeiro do Norte.
Entre as estreias no line-up desta edição, nomes autorais como Baba (CE), Chico Marinho (AL), Vitor Cunha (CE) e as cariocas ESC e Marju. Um dos nomes mais longevos do agora denominado Distrito Criativo Iracema, Silvânia de Deus, encerra o evento, fechando, em grande forma, estes 20 anos de ciclo do DFB Festival.
E, mantendo a tradição há 19 edições, o Concurso dos Novos reúne estudantes de todo o país, na corrida pelo prêmio de R$ 10 mil, com equipes de faculdades do Ceará, Pará, Paraná, Piaui, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nos bastidores, a direção dos desfiles, tradicionalmente feita por Claudio Silveira, ganha um reforço de peso: quem assume a coordenação nesta edição é Claudio Santana, nome à frente da direção de desfiles da New York Fashion Week, São Paulo Fashion Week, Korea Fashion X Passion, entre outros. Após a passagem pelo DFB Festival, Claudio assinará a direção de todos os desfiles da próxima NY Fashion Experience, que acontece de 6 a 14 de setembro deste ano.
Confira o line-up oficial de moda do DFB Festival 2019:
Quarta • 15
17h - Coletiva de Imprensa 17h30 • DFBeach Club - Parko 19h • Sl. 1 – Victor Cunha + Caio Nascimento
19h30 • Sl. 2 - Almerinda Maria
20h • Sl. 1 - Homem do Sapato
20h30 • Sl. 2 - Gisela Franck
21h • Sl. 1 - FIEC apresenta Água de Coco
Quinta • 16
17h30 • DFBeach Club - Senac/RJ apresenta ESC
18h30 • Sl. 2 - Saldanha
19h • Sl. 1 - Sinditêxtil apresenta Jangadeiro Têxtil
19h30• Sl. 2 - Senac/CE apresenta Cariri Visceral + Bruno Olly
20h • Sl. 1 - Rendá por Camila Arraes
20h30 • Sl. 2 - David Lee
21h • Sl. 1 - Wagner Kallieno
Sexta • 17
17h30 • DFBeach Club - Senac/RJ apresenta Marju
18h30 • Sl. 2 - Concurso dos Novos (Ateneu, Fanor, Sta. Marcelina, UNAMA)
19h • Sl. 1 - Jeferson Ribeiro
19h30 • Sl. 2 - SindiRoupas apresenta Matias
20h • Sl. 1 - Melk Z-Da
20h30 • Sl. 2 - Sebrae apresenta Rota Jeri + Lindebergue Fernandes
21h • Sl. 1 - Kallil Nepomuceno
Sábado • 18
18h30 • Sl. 2 - Concurso dos Novos (Unifor, UTFPR, UFPI, Veiga de Almeida)
19h • Sl. 1 - Baba
19h30 • Sl. 2 - D’Aura
20h • Sl. 1 - Ronaldo Silvestre
20h30 • Sl. 2 - Flee
21h • Sl. 1 - Silvânia de Deus
A Cultura vai dar praia no DFB - Além de enaltecer a cultura da moda autoral brasileira, o DFB Festival, como o reafirma o próprio nome, vai além e oferece uma programação multicultural, composta por exposições, mostra de curtas-metragens, lançamentos de livros, espetáculos de dança, shows de música e sets de DJs.
Um dia antes da abertura do DFB, na terça (14), o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) apresentou a exposição Grandes Olhares, montada exclusivamente para o Festival, reunindo pérolas do seu acervo, incluindo imagens icônicas de Richard Avedon, Otto Stupakoff, Luiz Tripoli, Horst P. Horst, Milton Greene e Leo Faria, entre outros, cedidas exclusivamente pelo idealizador do Museu, Silvio Frota, com atuação da embaixadora da ação, Paulinha Sampaio.
A vernissage contou com performance de modelos usando looks da histórica coleção colaborativa “A Hora do Brasil”, recém-apresentada no consulado brasileiro em Londres, e coordenada por Jum Nakao para o Senac/CE, e executada e transmitida em tempo real, durante o DFB 2012.
Já a partir da quarta (15), no Aterro da Praia de Iracema, o DFB sedia três exposições: o estilista David Lee remonta a instalação apresentada na temporada de moda de Londres, no início deste ano, para a qual foi convidado pelo British Fashion Council, em ação inédita orquestrada pelo Senac/CE; dando continuidade à expo paralela no Museu de Fotografia, o DFB apresenta a exposição DFB 20 Anos • Novos Olhares, com curadoria de Maria Julia Giffoni e Thais Mesquita, reunindo trabalhos de fotógrafos de várias gerações, como Delfina Rocha, Nicolas Gondim e Luis Moraes; enquanto isso, no lounge principal do Evento, uma timeline celebra grandes momentos dessas duas décadas de DFB Festival, incluindo imagens raras das primeiras edições, quando o evento ainda se chamava Dragão Fashion.
Ainda na programação cultural do DFB, no sábado (17), o maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto recebe convidados para tarde de autógrafos de seu novo livro, homônimo, em que clica celebridades e comemora 25 anos de carreira. O lançamento será no Auditório Senac, espaço onde ocorrem os talkshows e mesas redondas do Dragão Pensando Moda.
Em 2019, o DFB Festival realiza um desejo antigo: lançar uma mostra competitiva de fashion films de curta-metragem, reunindo profissionais, alunos e apaixonados por moda autoral. Tendo o universo das praias como temática, a 1ª Mostra DFBMoveModa, reúne trabalhos de todo o Brasil, incluindo a participação de 11 entidades de ensino técnico e superior.
Foram selecionados 26 vídeos, de representantes dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Sergipe e Bahia. Os curtas-metragens serão exibidos individualmente, na abertura dos desfiles do line-up oficial do DFB.
Em jogo, R$ 10 mil em prêmios, distribuídos em quatro categorias: Fashion Film Independente do Ano; Pensamento Crítico; Inovação em Linguagem e Talento Estudantil.
Da dança, para a música, o DFB trará dois palcos, onde se apresentarão grandes nomes de várias cenas artísticas, do pop, ao underground.
O Palco Cores na Praia abre a programação diária, com sunsets embalados por DJs convidados e shows noturnos com nomes como Melim, Mc Pocahontas, Two Folks e outros nomes a confirmar. O line-up exclusivo do Palco Cores na Praia tem produção assinada pela Cores Entretenimento, nova empresa do segmento, com visão inovadora e inclusiva de atrações e formatos. Confira a programação:
Quarta-feira (15)
16h- Banda Reite
18h- Banda Regina George
20h- Two Notty
Quinta-feira (16)
16h- Neon Party
18h- DJ Nicolas Abe
20h- MC Pocahontas
Sexta-feira (17)
16h- Salve Simpatia
18h- Bloco SandiJunio
20h- DJ Erik Villar
22h- Banda Melim (Festa de Lançamento da Cores Entretenimento)
Sábado (18)
16h- Two Folks
18h- DJ Leandro Bueno
20h- DJ FLAR
Já o Palco Sesc, com 300 metros quadrados de área coberta, além das apresentações de dança, receberá grandes shows, com nomes como Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci, com curadoria artística assinada pelo Sesc/Ce. Abraçando várias vertentes artísticas, a programação de dança do DFB Festival apresenta espetáculos clássicos e contemporâneos das companhias Edisca, Vera Passos, Madiana Romcy e a premiada Escola de Dança de Paracuru. Confira a programação
PALCO SESC
PALCO SESC
Quarta (15)
18h30 - Companhia Madiana Romcy
19h- Projeto Rivera
21h- Tulipa Ruiz
Quinta (16)
18h30 - Academia Vera Passos
19h- Mel Mattos
21h- Junú
Sexta (17)
18h30 - Edisca
19h- Astronauta Marinho + maquinas
21h- Lorena Nunes
Sábado (18)
18h30- Escola de Dança de Paracuru
19h- Nazirê
21h- Marcelo Jeneci
Entrada Gratuita
A programação musical do DFB Festival é inteiramente gratuita, com censura 12 anos, e acontecerá nos palcos Sesc e Cores, em line-up paralelo aos desfiles, workshops e palestras, diariamente a partir das 16 horas.
E garantindo diversão para todas as idades, o DFB Festival 2019 disponibilizará uma unidade do Eco Clube, onde pais e responsáveis poderão deixar as crianças que forem ao Evento, mas não puderem entrar nos desfiles e shows, já que a programação é para maiores de 12 anos.
Formação, empreendedorismo, sustentabilidade e diversão vão dar praia no DFB Festival
Ao instalar-se nas areias do Aterro da Praia de Iracema, o DFB Festival 2019 reafirma seu compromisso com ações sustentáveis de estímulo à preservação do meio-ambiente.
Para garantir a praia limpa antes, durante e após o Evento, o DFB firmou parceria com a Enel, através do programa EcoEnel. para a realização de coleta seletiva de todos os resíduos gerados, durante todos os dias de Festival, em ação com consultoria técnica da Transforme Coworking. Visando ações sustentáveis e solidárias, a Diretora Executiva do DFB Festival, Helena Silveira, garantirá a doação da a renda total da venda da coleta seletiva no Evento para ser transformada em bonificação para a Edisca.
Na manhã do sábado, 18, Claudio Silveira e um squad de modelos, irão promover uma ação de praia limpa nas areias do Aterro, no entorno da área do DFB.
Sustentabilidade também é um dos preceitos da economia criativa, sistema produtivo que estará presente no Evento através do espaço Reserva Sustentável, apresentado pelo Governo do Estado: 60 expositores irão comercializar produtos que obedecem a critérios sustentáveis de produção e consumo consciente.
Outras opções para consumo consciente de designers autorais é a loja colaborativa Senac Novo Design, que reúne artesãos de todos os estados do Nordeste, a loja da CeArt, com o melhor do artesanato legitimamente cearense, e a Enel Upcycling, onde o público poderá encontrar biojoias exclusivas.
O Senac, mais uma vez, correaliza o ciclo de formação Dragão Pensando Moda (DPM), composto por talkshows, mesas redondas e workshops formativos abertos ao público, com nomes como o consultor e estilista Dudu Bertholini; o diretor criativo da Animale, Vitorino Campos; o criador da label sustentável Ahlma (Grupo Reserva), André Carvalhal; o criador do seminário Homem Brasileiro, Mario Queiroz; o diretor de marketing e exportação Água de Coco, Renato Thomaz, entre outros convidados.
A programação do DPM tem início, todos os dias, às 15h. As inscrições para talkshows e mesas redondas são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas no site do Senac/Ce.
Após as atividades do DPM, a partir das 17h30min, o DFB dá início às atrações musicais e culturais. Para garantir combustível para o público, o Senac/CE coordena o espaço Ceará Gastronômico, reunindo 14 restaurantes e bistrôs, além de sete bares, com curadoria do bar Santa Gela.
A cozinha contemporânea do L’ô Restaurante ganha versão praia, com estrutura montada com vista privileagiada: para o mar e para o Palco Cores na Praia.
Para quem não abre mão de compartilhar o DFB nas redes sociais, um hotspot assinado pela mostra 100% Design garantirá potência extra à conexão wi-fi do Evento, que será de livre acesso a todos. A ambientação do espaço leva a assinatura do arquiteto Roberto Pamplona.
O DFB Festival 2019 é apresentado pelo Governo do Estado, através do selo Ceará tá na Moda, com agradecimento especial à Enel patrocínio da Prefeitura de Fortaleza e apoio do Sebrae, Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Sistema FIEC, SindiRoupas, Sinditêxtil, Supermercadinhos São Luiz, Jangadeiro Têxtil, CSI, Museu da Fotografia e Cores Entretenimento. Apoio institucional: Programa TexBrasil, Abit, Apex Brasil. Apoio Cultural: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realização: Equipe de Produção e Artesanias do Ceará.
A exposição 'Grandes Olhares', montada exclusivamente em homenagem aos 20 anos de DFB Festival 2019, foi lançada nesta terça-feira (14) no Museu da Fotografia de Fortaleza. A mostra reuniu pérolas do acervo Paula e Sílvio Frota incluindo imagens icônicas de Richard Avedon, Otto Stupakoff, Luiz Tripoli, Horst P. Horst, Milton Greene e Leo Faria.
A vernissage fica em cartaz até sábado (18) e marcou o início das atividades da semana do maior evento de moda autoral da América Latina, que acontece de hoje (15) a sábado (18), no Aterro da Praia de Iracema. O lançamento da exposição foi prestigiado pelo diretor do DFB Festival, Claudio Silveira; o chefe da casa civil do Governo do Estado do Ceará, Élcio Batista; o idealizador do Museu da Fotografia Silvio Frota, a embaixadora do DFB Festival 2019, Paulinha Sampaio (foto); imprensa e convidados.
A vernissage contou também com performance do fotógrafo Leo Faria e de modelos usando looks da histórica coleção colaborativa “A Hora do Brasil”, recém-apresentada no consulado brasileiro em Londres, e coordenada por Jum Nakao para o Senac/CE, e executada e transmitida em tempo real, durante o DFB 2012.
SERVIÇO
DFB FESTIVAL 2019
Quarta (15) a sábado (18)
Aterro da Praia de Iracema
Entrada Gratuita.
Classificação indicativa: 12 anos.
#vaidarpraia #dfb2019



Comentários
Postar um comentário