Arquivo Nirez informa o 16 de julho na História de Fortaleza:
1842 - Toma posse no comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o tenente do Exército João Domingos Torres, substituindo o tenente do Exército Xilderico Cícero do A. Araripe.
1843 - Toma posse no comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará) o tenente Florêncio Vieira Perdigão, substituindo o tenente do Exército João Domingos Torres.
1862 - Publicado, em Fortaleza, o jornal Gazeta Oficial, substituindo o Comercial, saindo às quartas-feiras e sábados, propriedade de Francisco Luís de Vasconcelos. Depois seria a Gazeta Oficial do Ceará.
1879 - Morre, em Sobral, aos 84 anos de idade, o senador Francisco de Paula Pessoa, cearense de Granja nascido em 24 de março de 1795. Ex-deputado provincial, ex-vice-presidente da Província e ex-senador do Império. Figura de destaque da República do Equador.
1842 - Toma posse no comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o tenente do Exército João Domingos Torres, substituindo o tenente do Exército Xilderico Cícero do A. Araripe.
1843 - Toma posse no comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará) o tenente Florêncio Vieira Perdigão, substituindo o tenente do Exército João Domingos Torres.
1862 - Publicado, em Fortaleza, o jornal Gazeta Oficial, substituindo o Comercial, saindo às quartas-feiras e sábados, propriedade de Francisco Luís de Vasconcelos. Depois seria a Gazeta Oficial do Ceará.
1879 - Morre, em Sobral, aos 84 anos de idade, o senador Francisco de Paula Pessoa, cearense de Granja nascido em 24 de março de 1795. Ex-deputado provincial, ex-vice-presidente da Província e ex-senador do Império. Figura de destaque da República do Equador.
1891 - Assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado, o magistrado Antero Severiano Ribeiro.
1908 - Muda o comando do 9º Batalhão de Infantaria, do Exército, saindo o major João Emygdio Ramalho e assumindo o tenente-coronel Francisco Benévolo.
1910 - Estréia da Companhia de Acrobatas Japoneses, no teatro do Cinema Rio Branco, na Rua Barão do Rio Branco, 71 e 73 (antigos), sob direção de Franco Olimecha.
1924 - Volta à função de Prefeito Municipal de Fortaleza, Godofredo Maciel (foto), nomeado pelo presidente do Estado.
1924 - Nomeado, Delegado de Polícia de Fortaleza (cargo hoje equivalente a Secretário de Segurança Publica e Defesa da Cidadania), Virgílio Gomes de Oliveira.
1925 - Iniciadas as obras de construção do Quartel do Pelotão de Cavalaria da Polícia, no bairro de Barro Vermelho, depois Antônio Bezerra, sob as orientações do 1º tenente Luiz David de Souza.
1926 - Inaugurado o Crédito Operário Mercantil (Casa dos Milhões), clube de sorteios, na Rua Floriano Peixoto, 170. Depois seria transformada em uma agência de venda de revistas e jornais.
1934 - Assume a Interventoria Federal do Ceará, em caráter interino, o bacharel em direito e economista George Cavalcante Cerqueira, Secretário da Fazenda.
1936 - Morre, em Fortaleza, o comerciante de nacionalidade síria, Nahmi Jereissati.
1938 - Inaugura-se a urbanização da Praça do Cristo Redentor e também a iluminação da Cidade da Criança, no Parque da Independência.
1938 - Inauguração do Fortaleza Hotel, na Rua Senador Pompeu, 706, da Empresa Fortaleza Hotel Ltda., de Francisco Pires Holanda e Zaide Ramos Holanda.
1940 - Morre, repentinamente, em Fortaleza, aos 52 anos de idade, o intelectual Otávio Memória, funcionário aposentado da Rede de Viação Cearense (RVC).
1941 - Morre, às 23h, no Hospital São João, na Praça Fernandes Vieira, em Fortaleza, aos 72 anos de idade, vítima de colapso cardíaco, o poeta e Padre Antônio Tomás, cearense de Acaraú onde nascera a 14/09/1868, ordenado a 04/12/1891 em Fortaleza, eleito pela revista “Ceará Ilustrado”, Príncipe dos Poetas Cearenses em eleição realizada em 1926. Hoje é nome de Avenida na Aldeota.
1942 - Rodam, movidos a gasogênio, os primeiros dois ônibus em Fortaleza, ambos da Empresa São José, do coronel Oliveira Paula. A falta de gasolina fez com que aparecessem combustíveis alternativos como este que tinha por base o carvão. Hoje é a Empresa Viação Vitória Ltda.
1943 - Inaugura-se, com a presença do ministro Waldemar Cromwel do Rego Falcão, o edifício do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários (IAPB), na Rua General Bezerril, 275, na Praça Waldemar Falcão, no quarteirão do Mercado Central. Sua pedra fundamental tinha sido lançada no dia 29 de abril.
1946 - Instala-se em Fortaleza o 8º Distrito do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, dirigido no Ceará por Carlos Freitas.
1948 - Chega ao Porto de Fortaleza, Mucuripe, o navio “Solizi”, que traz máquinas e material de asfalto para pavimentação das ruas centrais de Fortaleza.
1951 - Toma posse no Rio de Janeiro, como diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o engenheiro Francisco Sabóia de Albuquerque, substituindo Vinícius César Silva de Berredo (Vinícius Berredo).
1953 - Chega a Fortaleza a Caravana da Amizade, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, composta dos artistas José Renato, Chocolate, Vera Lúcia, Nuno Roland, Carlos Carriê e Linda Rodrigues, que farão apresentações no Teatro José de Alencar, Sport Club Maguari e Rádio Iracema de Fortaleza.
1961 - Morre, em Fortaleza, o jornalista Luís Nelson Holanda Lessa, diretor comercial do jornal Gazeta de Notícias.
1963 - Agraciado com a Medalha do Mérito Aeronáutico, o comerciante Hélio Guedes, pelos serviços por ele prestados à aviação civil.
1964 - Assume o vigariato da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o padre Pedro Vitorino Dantas, substituindo o monsenhor José Gaspar de Oliveira.
1967 - Morre, em Fortaleza, o professor José Silveira, ex-deputado estadual, natural de Fortaleza, onde nascera a 29 de setembro de 1884.
1972 - Parte a jangada Mestre Limaverde, tripulada por José Eremilson Severiano Silva, 36 anos, José Mariano da Silva, e três escoteiros: Aristófanes Bilac de Carvalho, Edmilson Sales Silva e Benedito Lopes de Sousa, com destino à Ilha Bela, no litoral paulista.
1973 - Abertura do III Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, presidido pelo professor João Hildo Furtado.
1973 - A Secretaria de Interior e Justiça muda-se do prédio da Central de Polícia, na Praça dos Voluntários, para casa na Rua Oswaldo Cruz, 1043, na Aldeota.
1973 - Dificuldades financeiras da Sociedade Auxiliadora Maternidade João Moreira levam o Governo do Estado a encampá-la. A Associação, que mantém a Maternidade Dr. João Moreira e a Casa de Saúde César Cals, passa a ser administrada pela Fundação de Saúde do Ceará (Fusec).
1975 - Falece em Fortaleza, na Casa de Saúde São Raimundo, três dias antes de completar 83 anos de idade, o bancário aposentado, artista plástico, cineasta e fotógrafo Adhemar Bezerra de Albuquerque, um dos pioneiros do cinema documentário no Ceará, a partir de 1924. Fundou, em 1934, a Aba Film, ABA das iniciais de seu nome. Seu sepultamento dá-se no dia seguinte, às 10 horas, no Cemitério São João Batista. Nascera em Fortaleza, no dia 19 de julho de 1892.
1977 - Chegam em Fortaleza o cientista Albert Sabin e sua esposa Heloísa Carneiro, para a inauguração da placa do Hospital Infantil de Fortaleza, no Parreão, que passa a chamar-se Hospital Infantil Albert Sabin.
1977 - São iniciados os trabalhos de asfaltamento da Avenida 13 de Maio.
1985 - O ator de teatro, rádio e televisão Clóvis Pereira Matias (Clóvis Matias) grava depoimento para o Museu Cearense do Teatro e para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez) orientado pelo ator Ricardo Guilherme.
1992 - Inauguram-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Anísio Teixeira, na Rua Guarani nº 355, Parque Itamarati e o Centro Integrado de Educação e Saúde Professora Vicentina Campos Mariano Lopes “Tia Vica”, na Rua B, 145, no Conjunto Jardim Primavera, Parque Dois Irmãos, no Itaperi.
1993 - Morre, com 95 anos de idade, Luís Julião Cavalcante, o popular Bráulio, do Mucuripe, que participou das filmagens da película de Orson Welles, “É tudo verdade” em 1942. Foi um dos que trabalharam para a construção do Cemitério de São Vicente de Paulo, do Mucuripe e na hora de ser ali sepultado seu corpo foi “barrado” pelo zelador que alegava superlotação. A pressão popular tendo à frente a líder Verinha fez com que a situação se invertesse e ali mesmo Bráulio foi sepultado depois de seu corpo ser encomendado pelo padre José Nilson.
1997 - O Diário Oficial do Município - Diom 11144 publica a Lei nº 8026, do dia 30/06/1997, denominando de Praça Moésio Gomes o largo que fica na frente do Estádio Presidente Vargas.
2000 - No Campeonato Cearense de Futebol, em jogo realizado no Estádio do Junco, em Sobral, o Fortaleza Esporte Clube, sagra-se campeão ao empatar com o Ceará Sporting Clube por 1x1.
2001 - Morre, de madrugada, aos 57 anos de idade, vítima de complicações respiratórias, o sonoplasta Paulo Roberto Frazão, chefe do setor operacional da Rádio Universitária FM. Frazão foi um dos fundadores da FM Universitária onde formou uma geração de operadores de áudio. Frazão foi um dos técnicos de gravação da RCA Victor. O enterro acontece à tarde, no Parque da Paz.
2011 - Morre, vítima de um infarto fulminante, pela manhã, o advogado e professor Agerson Tabosa Pinto, que era professor de direito romano da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará onde aposentou-se, passando a ensinar na Unifor e na Faculdade 7 de Setembro (Fa7). Seu corpo é sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré. Era cearense de Itapajé, nascido em três de setembro de 1934.
2013 - Falecimento do engenheiro agrônomo, advogado e filósofo Osvaldo Evandro Carneiro Martins, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Homem de esquerda, pertenceu ao Partido Comunista do Brasil - PCB e era presidente de honra do Partido Popular Socialista - PPS. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte, no Cemitério São João Batista. Nascera em Fortaleza, no dia 17 de agosto de 1922.

Comentários
Postar um comentário