Pular para o conteúdo principal



Sebrae Ceará lança Rota Turística Caminhos de História e Fé de Baturité

A partir deste mês de novembro 2019, o Turismo no Ceará ganha uma nova rota que agrega o Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico e Imaterial de Baturité.

Mosteiro dos Jesuítas de Baturité
Palácio Entre Rios em Baturité
O Circuito “Caminhos de História e Fé” é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio as MIcro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ceará–Escritório Regional do Maciço de Baturité), em parceria com empresários, atores da economia criativa e Prefeitura Municipal de Baturité, que pretende reafirmar e valorizar a vocação histórico-cultural de Baturité e promover o desenvolvimento territorial, especialmente no que se refere ao Turismo de Experiência.

O projeto será lançado nesta quinta (21) na Prefeitura de Baturité, dentro da programação do IX Fio Maciço.

MACIÇO - Escritos das primeiras investidas estrangeiras em terras cearenses, quase um século depois da chegada dos europeus ao Brasil, apontam a presença dos franceses para comercializar madeiras e especiarias e já se notava a presença portuguesa, estabelecendo domínio de terras no Maciço de Baturité. 

Em meados do Século XVII, no tempo da ocupação holandesa no Nordeste, foram os flamengos que buscaram o desenvolvimento de atividades coloniais às margens do Pajeú, deixando resquícios de fé protestante entre os nativos. Somente em 1654, depois da expulsão dos holandeses, é que verdadeiramente tem início um trabalho de ocupação da região através dos povos ibéricos e da ação religiosa dos missionários católicos, notadamente os Jesuítas.

“Baturité atravessa os primórdios da história do Brasil e vivencia cada capítulo de sua consolidação. Temos como protagonistas os povos indígenas, jesuítas, negros, migrantes das áreas de seca... construtores de uma rica narrativa que foi, ao longo do tempo, moldando a Villa Real de Monte Mor – o Novo d'América, passando por séculos de formação até chegar a Baturité. Com esta rota, pretendemos resgatar e disseminar um pouco da história da região”, explica a articuladora do Sebrae Ceará no Maciço de Baturité, 
Fabiana Gizelle.

O Circuito “Caminhos de História e Fé” conta com cinco percursos, que podem ser feitos separadamente, além do Corredor Comercial 7 de Setembro, que compreende os principais pontos histórico-comerciais do Centro de Baturité, e um calendário de eventos que se estende por todo o ano, contemplando diversas atividades, e que está disponível no Portal Destino Serra: http://destinoserra.com.br.

Confira os cinco percursos de passeios temáticos:

  1. Baturité de Fé (Circuito Religioso) – O percurso abrange os principais pontos turísticos religiosos do município, um verdadeiro mergulho pela arquitetura, história e música sacra. Inclui visitação à Igreja Matriz de Nossa Senhora Palma, construída em estilo Barroco no Século XVIII e instalada em 1762; Igreja dos Santos Arcanjos, erguida em 1932; Mosteiro dos Jesuítas, que conta com exuberantes jardins internos, paredes em pedra e belíssimas arcadas; Monumento Nossa Senhora de Fátima, composto por uma escadaria com 365 degraus seguidos por representações das Estações de Sacrifício de Jesus Cristo; e o Mirante do Cruzeiro, que mede 20 metros de altura e oferece uma visão única do Maciço de Baturité.
  2. Curta Baturité – Passeio a pé que sai do Museu Ananias Arruda e segue até a Praça da Matriz. Ananias Vasconcelos Arruda, apesar de sobralense, é uma personalidade que se mistura a própria história de Baturité, atuando como empresário, jornalista e político. O Museu, fundado em 1986 por ocasião do centenário do nascimento do Comendador, preserva importante acervo, com a completa tipografia utilizada para edições do Jornal 'A Verdade', mobiliário e indumentária de época, além da Capela do Santíssimo. A caminhada até a Igreja Matriz proporciona um encontro com joias da arquitetura de Baturité, casarios de fachadas preservadas, fatos históricos e o cotidiano da região, que reflete a simplicidade e força do Interior do Ceará.
  3. Baturité Artesanal – Percurso que leva o visitante a conhecer desde a tradição do cultivo de milho, banana e café aos processos artesanais da cerveja. Passa pela Fazenda Caridade, que produz café e banana no Mosteiro dos Jesuítas; Sítio Fênix, com sua produção de café de sombra; e Cervejaria Artesanal Fabeer, onde é possível viver os processos de fabricação artesanal e conhecer a história dos monges cervejeiros e degustar as cervejas artesanais. A rota passa, ainda, por pontos onde é possível conhecer e adquirir produtos confeccionados pelos artesãos de Baturité e também degustar pratos inspirados em receitas tradicionais a partir dos principais produtos locais e de aquisição direta do agricultor familiar: milho, banana e café.
  4. Serra do Evaristo – Região alta de Baturité, a Serra do Evaristo abriga um acervo arqueológico que nos revela a história de seus primeiros habitantes. Considerado, atualmente, Sítio Arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possui vestígios materiais das ocupações passadas. O Museu Comunitário, inaugurado em 2013, preserva o acervo arqueológico in loco e abriga o resultado das escavações ocorridas. Manifestações culturais de tradição, gastronomia, artesanato e visita guiada são oferecidas pela Comunidade Quilombola, cujos habitantes estão na Serra do Evaristo há mais de 200 anos.
  5. Viva Estação Ferroviária de Baturité – A Estrada de Ferro de Baturité foi a primeira ferrovia do Ceará. O prédio principal, inaugurado em 1822, permaneceu oito anos como ponta da linha, escoando a produção serrana para Pacatuba e Maranguape, e de lá para Fortaleza, e teve papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Maciço. Espaço de preservação e cultura, o visitante terá a oportunidade de admirar a arquitetura do prédio, conhecer acervo de peças originais da antiga Estação, mobiliário de época das residências locais, vestígios de trilhos, maria-fumaça e histórias de vida, que em suas idas e vindas, construíram as cidades do Maciço de Baturité.
Corredor Comercial 7 de Setembro – Compreende a Praça da Matriz, as Avenidas João Paulino, 7 de Setembro e Dom Bosco e as Praças Fortaleza e Osmar Marinho. Tem início na Igreja da Matriz Nossa Senhora Palma e segue até a Estação Ferroviária. O Corredor congrega o principal centro comercial do Maciço de Baturité, oferecendo comércio e serviços diversos, além de guardar antigas fachadas residenciais, museus e centros religiosos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...