Pular para o conteúdo principal

Fortaleza é escolhida como cidade mentora pela Fundação Bloomberg



A Fundação Bloomberg anunciou nesta terça-feira (18) que a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global terá uma nova etapa, com duração de seis anos e início ainda em 2020 na qual Fortaleza foi confirmada para participar na condição de “Cidade Mentora”, facilitando o compartilhamento da experiência dos últimos cinco anos. 


O anúncio foi feito em Estocolmo, capital da Suécia, na véspera da 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Governo Sueco.

De acordo com a fundação filantrópica do ex-prefeito de Nova Iorque, a nova fase da Iniciativa Bloomberg procura salvar mais 600 mil vidas e evitar até 22 milhões de feridos em todo o Globo, com um investimento total de US$ 240 milhões entre 2020 e 2025. Espera-se que o reinvestimento de seis anos na Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global duplique seu impacto até hoje. O reinvestimento também inclui uma nova competição de prêmios para destacar os países de baixa e média renda que fizeram um progresso exemplar na segurança viária. Desde 2007, a Iniciativa salvou cerca de 312.000 vidas e evitou até 11,5 milhões de feridos.

“Enquanto ministros de transporte e saúde de todo o mundo se reúnem na Suécia nesta semana para a 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, devemos ter em mente que essas mortes e lesões são completamente evitáveis. Depois de mais de uma década trabalhando com nossos parceiros internacionais e nacionais, sabemos quais políticas e intervenções estão salvando vidas”, afirmou Kelly Henning, diretora de saúde pública da Bloomberg Philanthropies. “Ao aumentar nosso compromisso, podemos dobrar nosso impacto, aproveitando as muitas lições que adquirimos e adotando novas abordagens que acreditamos que acelerarão o progresso".

As lesões no trânsito são a 8ª principal causa de morte em todo o mundo e o número um em mortes de pessoas entre 5 e 29 anos. Mais de 1,35 milhão de pessoas morrem e até 50 milhões são gravemente feridas em acidentes de trânsito a cada ano. Além disso, as perdas econômicas são impressionantes - um relatório recém divulgado pelo Banco Mundial descobriu que reduzir pela metade as mortes e feridos no trânsito poderia adicionar 7-22% ao PIB per capita em cinco países selecionados de baixa e média renda nos próximos 24 anos.

A política de segurança viária da Prefeitura de Fortaleza é apoiada desde 2015 pela Iniciativa Bloomberg com consultoria e apoio técnico nas áreas de dados, fiscalização, comunicação e desenho urbano. Além do reconhecimento com a nova posição dentro do projeto, na condição de mentoria, Fortaleza deve compartilhar experiências com novas cidades que se juntam ao projeto na região nordeste do Brasil e também na América Latina.

“É uma honra receber em nome de Fortaleza esse convite para permanecer nessa aliança global para ajudar a frear a epidemia de mortes e feridos no trânsito. Nossa cidade segue aprendendo a avançar nesse sentido, mas agora mais fortalecida na condição de Cidade Mentora”, declarou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Ao todo 30 cidades participam da nova etapa e entre elas estão: Accra, Adis Abeba, Bengaluru, Bogotá, Buenos Aires, Guadalajara, Hanói, Cidade de Ho Chi Minh, Kampala, Kumasi, Mumbai, Nova Délhi, São Paulo, Salvador e Recife. Nesta fase também se juntam governos nacionais que incluem Argentina, Bangladesh, Brasil, Colômbia, Equador, Etiópia, Gana, Índia, Malásia, México, Uganda e Vietnã.

Em 2019, foram registrados 7,4 óbitos por 100 mil habitantes em Fortaleza. Em 2010, o índice era de 14,9. Uma diminuição de 50,3%. Esse é o principal indicador utilizado pela OMS para comparar o progresso na prevenção de mortes no trânsito entre cidades e países. De acordo com balanço da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 197 pessoas morreram em 2019, representando o menor número já registrado desde que os dados passaram a ser sistematizados em 2000. A estatística reduziu pela quinta vez consecutiva desde 2014 quando foram contabilizadas 377 mortes. Entre 2014 e 2019, a estimativa é que cerca de 578 vidas tenham sido salvas.

Sobre a Bloomberg Philanthropies - A Fundação Bloomberg trabalha em 480 cidades em mais de 120 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas principais para a criação de mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Fundação Bloomberg abrange todas as atividades de caridade de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação e suas doações pessoais. Em 2018, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 767 milhões.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".