Pular para o conteúdo principal



Açudes acumulam boa quantidade de água no primeiro trimestre

Mesmo em meio à Pandemia do Covid-19 o grupo de Contingência do Estado do Ceará, formado por representantes de órgãos ligados aos Recursos Hídricos e presidido pelo secretário Francisco Teixeira, continua atualizando sistematicamente as ações e balanços de ofertas e demandas de recursos hídricos, tendo, assim, informações sempre recentes. Uma das atividades estratégicas da gestão hídrica consiste na avaliação das possibilidades hídricas de cada município, bem como a atualização dos aportes e do balanço hídrico de cada região. 

O secretário Francisco Teixeira abordou alguns temas importantes, referentes ao primeiro trimestre de 2020.

Quadra chuvosa e aporte hídrico


O Estado do Ceará viveu nos meses de janeiro, fevereiro e março uma quadra chuvosa com característica de boa distribuição de água, atingindo todas as regiões. De acordo com o secretário Teixeira, a recarga nos reservatórios cearenses está acontecendo de forma positiva no sul do Estado, mais precisamente na Bacia do Salgado, bem como na região do Cariri, Alto Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns, e também da região oeste do Estado, Sertões de Crateús, Bacia do Coreaú, Serra da Ibiapaba e Acaraú.

“Vale ressaltar que as recargas ainda não foram representativas na bacia do Curú, Coreaú e do Baixo Jaguaribe, assim como na Região Metropolitana de Fortaleza, mas como as chuvas estão com uma melhor distribuição no território cearense e hoje já temos ultrapassado os 26% de reservas hídricas em nossos reservatórios, sendo no primeiro trimestre, um maior aporte, vamos aguardar os meses de abril e maio para novas definições”.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, divulga uma Resenha Diária com a relação dos açudes monitorados que receberam aporte hídrico nas últimas 24h. A Resenha pode ser acessada em: http://saladeimprensa.ceara.gov.br/todospelaagua

Prognóstico da Funceme

Segundo o prognóstico da Funceme, existem possibilidades de 40% de chances de chuvas dentro e acima da média até maio. Os modelos de previsão climática indicam ainda uma diferença espacial norte-sul, de modo que na região sul do Estado a categoria mais provável é em torno da média. Teixeira explica que pelo que foi observado nos últimos anos deve haver uma redução da intensidade das chuvas no mês de maio, mas que se as chuvas de abril se concentrarem em todo o território deve existir uma boa recarga nos açudes. “Vamos torcer para que haja uma boa recarga hídrica nos nossos reservatórios, assim como foi apresentado no primeiro trimestre de 2020. Segundo a Funceme, nós ainda teremos boas chuvas, acima da média no mês de abril o que nos faz torcer por bons aportes”.

Castanhão e Orós


“O reservatório Castanhão iniciou a quadra chuvosa com 170 milhões de metros cúbicos e hoje de encontra com 210 milhões de metros cúbicos, ou seja, possui um estoque de água que representa algo em torno de 9,83% de sua capacidade. Já o reservatório do Orós, que iniciou a quadra chuvosa com um pouco mais de 90 milhões de metros cúbicos se encontra hoje com quase 300 milhões. O Orós se encontra hoje com mais de 15% de sua capacidade”, informou o secretário.

Vale ressaltar que a situação dos reservatórios ainda é crítica, porém como referência os meses de fevereiro e março, o ano de 2020 teve uma recarga representativa. O secretário Teixeira ainda torce por mais chuvas no sul do Estado, garantindo mais aporte para os reservatórios Castanhão e Orós. “Será muito importante para a garantia hídrica dos próximos anos que o mês abril traga chuva para o sul do Estado, podendo assim aportar significativamente os nossos reservatórios”.

Ações Estruturantes

O Governo do Ceará mantém suas ações estruturantes mesmo no período chuvoso para aumentar a resiliência as secas. O secretário lembra que existem anos com chuvas mais abundantes e anos com chuvas mais escassas, como foi vivenciado nos últimos anos. “Se em 2020 nós temos chuvas pouco mais abundantes, no futuro podemos voltar a ter períodos mais longos de chuvas escassas, então não podemos parar com as obras. Ações como perfuração de poços permitem que se tenha uma rede para o abastecimento da população rural e urbana, mesmo sendo complementar. Outra ação é a instalação de dessalinizadores e e chafarizes para atendimento da população rural com água de qualidade”, explicou o secretário.

As ações realizadas pelo Governo do Ceará são estruturantes e tem o objetivo de aumentar a garantia de água da população, seja para atividades produtivas ou abastecimento humano, mesmo naqueles anos de secas prolongadas.

Cinturão das Águas e São Francisco



Devido as intensas chuvas no sul do Estado, principalmente na região do Cariri, as obras do Cinturão das Águas (CAC) tiveram sua velocidade prejudicada. Segundo o secretário Teixeira no ano de 2019 as obras foram prejudicadas por conta do atraso de repasses federais. “Tivemos em 2019 atrasos de repasses para o CAC, somente no fim do ano a situação financeira foi normalizada, através do Ministério do Desenvolvimento Regional. Hoje nós temos dinheiro em caixa para a continuidade da olha com a finalização do trecho emergencial e a preparação para o reinicio das obras dos lotes 3 e 4 que são os últimos que faltam para a conclusão”.

Sobre o Projeto de Integração do São Francisco, o secretário Teixeira informa que as notícias obtidas são que as obras sofreram algum prejuízo de velocidade devido as chuvas que caíram no sertão pernambucano e no sul do Ceará. “Mesmo com as obras em velocidade mais lenta, devido aos últimos fatores, acreditamos que no decorrer do ano de 2020 as águas estejam chegando em território cearense”.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...