Pular para o conteúdo principal



Ato ecumênico celebra mil atendimentos em Hospital de Campanha do PV

Na noite desta terça-feira (2), o hospital de campanha de Fortaleza, construído pela Prefeitura no Estádio Presidente Vargas, celebrou, em ato ecumênico, a marca de mil pacientes acolhidos em virtude da pandemia causada pelo Novo Coronavírus. A solenidade, transmitida ao vivo pela TV Terra do Sol e pelas redes sociais da Prefeitura, reuniu manifestações religiosas e artísticas.



O número, registrado na noite desta segunda-feira (01/06), reflete os esforços da administração pública municipal ao longo dos 45 dias de funcionamento do equipamento
.

“Queremos registrar todo o carinho e toda a gratidão aos profissionais que têm enfrentado, de forma extremamente heroica, essa situação", discursou a secretária Joana Maciel

O prefeito Roberto Cláudio comemorou o resultado conquistado. “Este hospital, exclusivo para o atendimento de casos da Covid-19 de média a baixa complexidade, foi levantado em tempo recorde e recebeu o seu primeiro paciente em 18 de abril. Hoje, ultrapassamos a marca de mil vidas acolhidas. Isso é muito significativo para a gente”, declarou.

Na oportunidade, o pianista Felipe Adjafre apresentou-se com um repertório especial em homenagem aos trabalhadores atuantes no enfrentamento à Covid-19 e comandou a Hora do Ângelus ao som de Ave Maria, emocionando os presentes. A apresentação do músico, oriunda do projeto Pôr do Sol Fortaleza, reúne esforços da Secretaria Municipal do Turismo.

Presente na ocasião, a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, reconheceu o trabalho dos profissionais envolvidos na missão de salvar vidas. “Queremos registrar todo o carinho e toda a gratidão aos profissionais que têm enfrentado, de forma extremamente heroica, essa situação. Trabalhar em hospitais de campanha, com nova estrutura e novas equipes, para enfrentar uma doença, até então, desconhecida, é desafiador. Desde o início da pandemia, lançamos mão de diversas estratégias para evitar tragédias e atender os nossos pacientes com dignidade. A construção deste hospital foi um ponto fundamental”, considerou.

Padre Júnior destacou o papel da colaboração, da fé e da união de esforços em prol da saúde dos fortalezenses

Momento de oração - Em um momento de oração, Padre Júnior, da paróquia São José, destacou o papel da colaboração, da fé e da união de esforços em prol da saúde dos fortalezenses. “Cada pessoa que entrou aqui, em busca de saúde, recebeu e tem recebido a delicadeza e a ternura dos profissionais. Este Hospital é um toque de Deus na debilidade do ser humano, independentemente das diferenças, e envolve o trabalho de muitos. O que aflora no coração é que estamos juntos. Seguimos orando pelos profissionais, pelos gestores, pelos cientistas e pelos epidemiologistas”, afirmou.

O titular da Coordenadoria do Terceiro Setor e Articulação de Instituições Religiosas, pastor Paulo Maurício, compareceu à cerimônia e proferiu palavras de conforto e esperança aos presentes.

721 altas - Conforme Joana Maciel, o hospital recebeu, do dia da inauguração até 1º de junho, 1.002 pacientes, dentre os quais 721 já receberam alta. O equipamento chegou a registrar alta taxa de ocupação, marcada pela admissão de 48 pacientes em um único dia.

“Tivemos a operação iniciada em um momento oportuno, uma vez que o pico de casos começou no dia 30 de abril, ou seja, o local já tinha 12 dias de operação. Colocar para funcionar um hospital da campanha não é tarefa fácil. Foi muito importante a gente ter conseguido construir, equipar e operar esse hospital no momento adequado e isso foi essencial para a nossa população em relação à epidemia no Município”, disse a secretária.

José Augustinho das Chagas venceu a Covid-19 após 15 dias internado no hospital do PV

Histórias de superação - Após 15 dias internado no hospital do PV, José Augustinho das Chagas, de 66 anos, venceu a Covid-19 e fortaleceu as estatísticas de superação diante do atual cenário. De acordo com a filha, Silvana Pereira, a alta do aposentado reacende a esperança de dias melhores.

“Estou muito grata. Pedi muito a Deus para o meu pai sair desta situação. Ele é hipertenso, diabético e transplantado. Agora, estou aliviada e posso dormir tranquila por saber que ele superou mais este desafio e estará em casa”, comemorou.

Número de casos e óbitos - Ainda de acordo com a titular da SMS, a fase atual da Covid-19 é marcada por discreta queda no número de casos e de óbitos. “A unidade foi criada para atender de forma emergencial, mas a depender do desenrolar do quadro com o retorno das atividades econômicas, se tivermos uma nova curva de alta, o hospital está pronto para receber a população”, afirmou.

Leitos em expansão - O Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas conta, até o momento, com 224 leitos de internação. A Unidade, composta por quatro blocos, reúne 56 leitos cada. Em virtude da constante expansão dos investimentos em Saúde e diante de eventuais necessidades, o Hospital poderá ser ampliado e equipado com novos 112 leitos.

O local possui, ainda, refeitório, cozinha industrial, além de espaços adequados ao descanso e à higienização dos profissionais.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...