Pular para o conteúdo principal

Ato ecumênico celebra mil atendimentos em Hospital de Campanha do PV

Na noite desta terça-feira (2), o hospital de campanha de Fortaleza, construído pela Prefeitura no Estádio Presidente Vargas, celebrou, em ato ecumênico, a marca de mil pacientes acolhidos em virtude da pandemia causada pelo Novo Coronavírus. A solenidade, transmitida ao vivo pela TV Terra do Sol e pelas redes sociais da Prefeitura, reuniu manifestações religiosas e artísticas.



O número, registrado na noite desta segunda-feira (01/06), reflete os esforços da administração pública municipal ao longo dos 45 dias de funcionamento do equipamento
.

“Queremos registrar todo o carinho e toda a gratidão aos profissionais que têm enfrentado, de forma extremamente heroica, essa situação", discursou a secretária Joana Maciel

O prefeito Roberto Cláudio comemorou o resultado conquistado. “Este hospital, exclusivo para o atendimento de casos da Covid-19 de média a baixa complexidade, foi levantado em tempo recorde e recebeu o seu primeiro paciente em 18 de abril. Hoje, ultrapassamos a marca de mil vidas acolhidas. Isso é muito significativo para a gente”, declarou.

Na oportunidade, o pianista Felipe Adjafre apresentou-se com um repertório especial em homenagem aos trabalhadores atuantes no enfrentamento à Covid-19 e comandou a Hora do Ângelus ao som de Ave Maria, emocionando os presentes. A apresentação do músico, oriunda do projeto Pôr do Sol Fortaleza, reúne esforços da Secretaria Municipal do Turismo.

Presente na ocasião, a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, reconheceu o trabalho dos profissionais envolvidos na missão de salvar vidas. “Queremos registrar todo o carinho e toda a gratidão aos profissionais que têm enfrentado, de forma extremamente heroica, essa situação. Trabalhar em hospitais de campanha, com nova estrutura e novas equipes, para enfrentar uma doença, até então, desconhecida, é desafiador. Desde o início da pandemia, lançamos mão de diversas estratégias para evitar tragédias e atender os nossos pacientes com dignidade. A construção deste hospital foi um ponto fundamental”, considerou.

Padre Júnior destacou o papel da colaboração, da fé e da união de esforços em prol da saúde dos fortalezenses

Momento de oração - Em um momento de oração, Padre Júnior, da paróquia São José, destacou o papel da colaboração, da fé e da união de esforços em prol da saúde dos fortalezenses. “Cada pessoa que entrou aqui, em busca de saúde, recebeu e tem recebido a delicadeza e a ternura dos profissionais. Este Hospital é um toque de Deus na debilidade do ser humano, independentemente das diferenças, e envolve o trabalho de muitos. O que aflora no coração é que estamos juntos. Seguimos orando pelos profissionais, pelos gestores, pelos cientistas e pelos epidemiologistas”, afirmou.

O titular da Coordenadoria do Terceiro Setor e Articulação de Instituições Religiosas, pastor Paulo Maurício, compareceu à cerimônia e proferiu palavras de conforto e esperança aos presentes.

721 altas - Conforme Joana Maciel, o hospital recebeu, do dia da inauguração até 1º de junho, 1.002 pacientes, dentre os quais 721 já receberam alta. O equipamento chegou a registrar alta taxa de ocupação, marcada pela admissão de 48 pacientes em um único dia.

“Tivemos a operação iniciada em um momento oportuno, uma vez que o pico de casos começou no dia 30 de abril, ou seja, o local já tinha 12 dias de operação. Colocar para funcionar um hospital da campanha não é tarefa fácil. Foi muito importante a gente ter conseguido construir, equipar e operar esse hospital no momento adequado e isso foi essencial para a nossa população em relação à epidemia no Município”, disse a secretária.

José Augustinho das Chagas venceu a Covid-19 após 15 dias internado no hospital do PV

Histórias de superação - Após 15 dias internado no hospital do PV, José Augustinho das Chagas, de 66 anos, venceu a Covid-19 e fortaleceu as estatísticas de superação diante do atual cenário. De acordo com a filha, Silvana Pereira, a alta do aposentado reacende a esperança de dias melhores.

“Estou muito grata. Pedi muito a Deus para o meu pai sair desta situação. Ele é hipertenso, diabético e transplantado. Agora, estou aliviada e posso dormir tranquila por saber que ele superou mais este desafio e estará em casa”, comemorou.

Número de casos e óbitos - Ainda de acordo com a titular da SMS, a fase atual da Covid-19 é marcada por discreta queda no número de casos e de óbitos. “A unidade foi criada para atender de forma emergencial, mas a depender do desenrolar do quadro com o retorno das atividades econômicas, se tivermos uma nova curva de alta, o hospital está pronto para receber a população”, afirmou.

Leitos em expansão - O Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas conta, até o momento, com 224 leitos de internação. A Unidade, composta por quatro blocos, reúne 56 leitos cada. Em virtude da constante expansão dos investimentos em Saúde e diante de eventuais necessidades, o Hospital poderá ser ampliado e equipado com novos 112 leitos.

O local possui, ainda, refeitório, cozinha industrial, além de espaços adequados ao descanso e à higienização dos profissionais.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".