Pular para o conteúdo principal

Ceará é primeiro no Norte-Nordeste em coleta de DNA em local de crime

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), está em primeiro lugar no ranking entre os órgãos de Polícia Científica das Regiões Norte e Nordeste no número de coleta de amostras de DNA de local de crime. 


De acordo com o XXII Relatório da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), que possui 22 órgãos de Polícia Científica (21 estados e Distrito Federal), a Pefoce ocupa o primeiro lugar da região no ranking na modalidade vestígio de local crime com 422 perfis cadastrados. Em números totais, o Ceará possui 3.010 perfis genéticos cadastrados no RIBPG.


A coleta dos vestígios dos locais de crime e vestígios oriundos de abuso sexual têm contribuído para que mais delitos em investigação sejam elucidados no Estado do Ceará. De acordo com o perito legista Júlio Torres, supervisor do Núcleo de Perícia em DNA Forense da Pefoce, os peritos de locais de crime da Capital e dos núcleos da Pefoce do interior do Estado estão encaminhando esse tipo de vestígio com mais frequência e as análises estão dando consistência aos indiciamentos e também são essenciais para as condenações.

Júlio Torres explica que esse tipo de análise, entre as muitas outras modalidades que o DNA Forense realiza, é uma das mais importantes. “Identificar a materialização e autoria de um crime faz com que a investigação caminhe mais rápido e contribui de uma maneira eficiente para que a justiça seja feita. E o DNA é uma forte ferramenta para a segurança pública. Às vezes é a resposta que se espera para fechar um caso, principalmente, em crimes de estupros e crimes contra a vida”, conclui.


Vestígio biológico - O exame de DNA Forense é feito a partir da extração do material genético contido em vestígios biológicos, como sangue, saliva e urina, deixados em vestes ou objetos de locais de crime, entre outros. Conforme o perito criminal, Rogério Alexandre, supervisor do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Pefoce, o perito atua no local de crime junto com o delegado que investiga o caso. “Os vestígios são coletados e custeados para análise. No caso do material biológico, a coleta é encaminhada para o laboratório de DNA. Em alguns caso, quando ocorre a prisão de um suspeito, o material genético é confrontado com o material que foi coletado do local de crime e o caso é elucidado com a prova material científica do DNA”, explica.

Casos elucidados - Um dos crimes elucidados com o apoio do DNA Forense da Pefoce, na última semana, foi o de duplo homicídio ocorrido no último mês de maio, em que dois irmãos, Antônia Jéssica de Araújo Silva, de 28 anos e Leandro de Araújo Silva, de 35 anos, foram mortos dentro de casa, no município de Maranguape.

O DNA de um dos suspeitos de participação no crime foi coletado na casa das vítimas, ele foi identificado como Igor Rodrigues do Nascimento, de 21 anos. Ele foi preso no mês seguinte, em junho, por suspeita de tráfico de drogas. O laudo da perícia de local de crime juntamente do laudo do Núcleo de Perícias em DNA Forense confirmaram que Igor Rodrigues estava envolvido nas mortes dos irmãos. O suspeito foi indiciado pela Delegacia Metropolitana de Maranguape.

O Núcleo de DNA da Pefoce também auxiliou na prisão de um outro suspeito, dessa vez, pelo crime de estupro contra a própria filha de 12 anos, no interior do Estado, no município de Bela Cruz. De acordo com o supervisor do Núcleo de DNA da Pefoce, o caso foi bem delicado, pois a vítima engravidou do próprio pai aos 11 anos de idade e vinha sendo molestada desde os 10 anos. O exame comprovou a paternidade do suspeito de 37 anos de idade em relação à criança que nasceu como fruto da violência sexual. Ele foi preso no último dia 25 de junho por estupro de vulnerável. A prisão foi realizada por policiais civis da pela Delegacia Municipal de Bela Cruz.


Atuação - O Núcleo de Perícias em DNA Forense também atua em outras modalidades. Além das identificações de materiais genéticos oriundos de locais de crimes contra a vida, de crimes sexuais, entre outros, o DNA Forense da Pefoce também realiza a coleta dos perfis genéticos de condenados por crimes hediondos, que cumprem pena no o sistema prisional. Atualmente, existem 2.511 perfis cadastrados, o que possibilitou que alguns crimes fossem solucionados graças ao DNA coletado de condenados, que haviam cometido outros crimes que ainda estavam sem solução.

O Núcleo de Perícia em DNA Forense também atua na identificação humana de corpos carbonizados, putrefeitos, mutilados e em ossadas, ou seja em amostras em que não é possível realizar a identificação por papiloscopia. Nesses casos, o DNA é comparado com o perfil genético de parentes de primeiro grau das vítimas ou por meio de reconstrução familiar, através de irmãos ou avós. A técnica de identificação científica é extremamente importante para que ocorra a correta identificação da vítimas na Pefoce.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única