Pular para o conteúdo principal

Ceará foca na Saúde Socioemocional dos servidores

Em tempos de Isolamento Social e de busca por uma Vacina contra o Novo Coronavírus, causador da Covid-19, tornou-se ainda mais evidente a necessidade de combater outros males que afetam a vida humana muito além da Saúde Física. 

Por isso, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) desenvolveu o projeto 'Cuidar da Gente', iniciativa destinada a oferecer apoio socioemocional aos servidores e colaboradores da Pasta durante a pandemia de Covid-19, sobretudo àqueles mais fortemente afetados pela doença. 

O projeto, atualmente exclusivo para o quadro funcional da Seplag-CE, se soma às inúmeras iniciativas do Governo do Ceará para enfrentar a doença e minimizar seus impactos na saúde e na vida dos cearenses.

“As pessoas são o recurso mais valioso de qualquer organização. Então, cuidar bem dos servidores e colaboradores do Ceará é uma das prioridades do Governo do Estado. Na Seplag-CE, desenvolvemos mais uma iniciativa para oferecer ao nosso quadro funcional o suporte necessário para que todos atravessem do modo mais saudável possível esse período de pandemia do Novo Coronavírus, onde é preciso aprender a viver com medidas de isolamento social e a lidar com perdas e incertezas. Assim, o projeto ‘Cuidar da Gente’ busca mostrar a importância do cuidado com os que fazem a nossa equipe, buscando promover uma atmosfera de companheirismo, reciprocidade e afetividade e, desse modo, melhorando o ambiente organizacional da Secretaria. Todas essas ações têm um impacto direto na vida dos nossos servidores e colaboradores, se refletindo também de forma muito positiva nos serviços realizados por eles para o desenvolvimento do Estado”, explica o secretário interino de Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges.

O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria Administrativo-Financeira da Seplag-CE, por meio das células responsáveis pela gestão e pelo desenvolvimento de pessoas, e prevê ações como a realização de atos religiosos por meio da Internet, em especial os de natureza ecumênica; envio de e-mails para o quadro funcional com mensagens de solidariedade, reconhecimento, apoio e/ou pesar pelos servidores e colaboradores vitimados pela Covid-19; envio de e-mails informativos sobre a pandemia e formas de prevenção; homenagem aos servidores que se aposentarem; e campanhas de solidariedade para prestar ajuda material aos servidores e colaboradores que necessitarem.


Cuidar é humano “Como milhares de brasileiros, vimos colegas perderem entes queridos ou mesmo a própria vida em função da Covid-19. Também observamos muitos servidores e colaboradores sofrerem com os impactos da pandemia na Economia e nas Relações Sociais. Então, os profissionais das células responsáveis pela gestão e pelo desenvolvimento de pessoas, sensibilizados com essas realidades, perceberam a necessidade de planejar algo institucional, no âmbito da Seplag-CE, para dar suporte às pessoas que estão sofrendo com os impactos da Pandemia. Com essa preocupação e com o sentido de cuidar, resolvemos adotar alguma ação, tomar alguma atitude em relação aos servidores e às suas dores. Pensamos em algo que mexesse com o ânimo das pessoas, no sentido de melhorar perspectivas e, inclusive, despertar a esperança. Assim, nasceu o ‘Cuidar da Gente’, cuja importância também pode ser ressaltada recorrendo ao que diz Leonardo Boff no livro ‘Saber Cuidar’: ‘o cuidado é um modo de ser singular do homem e da mulher… sem cuidado, deixamos de ser humanos’”, diz o coordenador administrativo-financeiro da Seplag-CE, Otávio Nunes de Vasconcelos (foto).

Assim como o Novo Coronavírus, as ações do projeto 'Cuidar da Gente' são pequenas, mas possuem impactos gigantescos na vida de quem mais precisa, seja alguém diretamente atingido pela Covid-19 ou alguém que descobriu o que muitos ainda ignoram: cuidar do outro também é uma forma de se curar dos males que afligem a alma e de ajudar o mundo a sarar as feridas impossíveis de serem curadas pela Medicina.


“Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, sabemos o quanto significa um gesto de reconhecimento e de cuidado. Todos possuímos algo a compartilhar e, quando demonstramos o interesse pelo outro, promovemos um ciclo de ações positivas, bem como fortalecemos a consciência da solidariedade”, observa a orientadora da Célula de Desenvolvimento de Pessoas da Coordenadoria Administrativo-Financeira da Seplag-CE, Hebe Citó. 

“Se hoje podemos estar no lugar de transmitir o que dispomos de melhor, amanhã poderemos estar necessitando receber do outro algo que nos traga alegria, conforto e tranquilidade”, finaliza Hebe Citó.

Com informações, foto e cartaz da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.