Pular para o conteúdo principal

Hub Cultural do Ceará inscreve para 'Jornada de Pensamento'

A única constância que temos na vida é a mudança. Mudança de sermos melhores, de nos adaptarmos, de aproveitarmos oportunidades e nos transformarmos em versões melhores.

Pessoas mudam, Comportamentos mudam – e Arte muda? E a sua Economia? Se a Vida está nesta constante transformação, a Arte também está – assim como o viver de Arte. E é essencial e urgente que este seja discutido e construído de forma colaborativa.


Diante disso, o Hub Cultural do Ceará convida o público para mais uma iniciativa. Realizada pelo Porto Dragão, instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a primeira edição do webinário Jornada de Pensamento terá o tema Viver de Arte e conta com parceria do Observatório Itaú Cultural.

A iniciativa faz parte do processo de construção de um plano de ações do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Buscando refletir os modelos de negócios no campo artístico e a economia da cultura no Estado, a Jornada de Pensamento tem como objetivos discutir o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, mais especificamente aquelas ligadas às linguagens artísticas, tendo como porto de partida o diagnóstico colaborativo feito anteriormente junto a artistas, gestores públicos e privados e produtores. Diante das pautas identificadas neste trabalho em grupo, foram criados quatro eixos de conteúdos:
  • Gestão e modelos de negócios para as artes.
  • Fomento, financiamento e captação de recursos.
  • Comunicação e relação com o público.
  • Circulação e formação de redes.
Arte, Cultura e Economia no Brasil contemporâneo forma o eixo principal, cujo debate marca a abertura oficial do Webinário, previsto para 12 de agosto e contará com fala de Leandro Valiatti, professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS) e Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Ressaltando a importância da ação, a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, comenta que “a realização do Webinário não poderia acontecer em um momento mais importante e estratégico. 
Esse convite que o Porto Dragão nos faz para uma reflexão sobre a aceleração e o impulsionamento de projetos artísticos-culturais já era estruturante para o campo artístico, tornou-se ainda mais agora em decorrência da pandemia e de seus impactos no setor e as necessárias transformações nos nossos modos usuais de gerir, fomentar, financiar, produzir, circular. Precisamos, com urgência, discutir estratégias de fortalecimento e profissionalização das artes a partir de outros parâmetros. E, para isso, nada melhor do que adentrarmos em uma Jornada de Pensamento”.

PARCERIA COM ITAÚ CULTURAL - Em 2019, o Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo e a Caminhada Rumos foram realizados no Porto Dragão, firmando esta importante e estratégica parceria com o Itaú Cultural.

Em 2020, os laços se fortalecem com a sintonia entre o lançamento do Painel de Dados sobre Economia da Cultura, realizado pelo Observatório Itaú Cultural em Abril – do qual Leandro Valiatti é coordenador, e a chegada do Jornada de Pensamento em Julho, que proporcionará este reencontro que traz nomes como Aninha de Fátima e Rodrigo Savazoni, indicados pelo Itaú Cultural, para a programação do webinário, enriquecendo os debates propostos.

METODOLOGIA - Cada um dos quatro eixos contará com duas trilhas abordadas por dois ou três palestrantes, cujas falas são orientadas por uma questão tema com a mediação de Alexandre Barbalho, professor doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. A metodologia se dará através de trilhas realizadas de forma virtual, através de palestras gravadas disponibilizadas ao público geral, acesso ao debate entre palestrantes e público, exclusiva para inscritos, além da produção e compartilhamento de conteúdo multimídia no canal do Youtube do Porto Dragão.

As discussões deverão considerar o contexto da Pandemia do Covid-19, que tem impactado diretamente na economia mundial em diversos setores, entre eles o cultural, bem como influenciado os modos de produção e criação.

COMO SE INSCREVER - O Webinário Jornada de Pensamento é gratuito, bastando apenas que o público realize sua inscrição através do sympla.com.br/jornadadepensamento. 

Após a inscrição, informes, conteúdos e acessos serão disponibilizados via e-mail, conforme programação do evento, que segue de Agosto a Outubro com ações semanais. Haverá certificado para participantes com presença igual ou superior a 75%, enviado ao final do Jornada de Pensamento.

CONVIDADOS - Confira os convidados do evento:
  • Leandro Valiatti (UFRGS).
  • Fabiano dos Santos Piúba (Secult-CE).
  • Aninha de Fátima (Itaú Cultural).
  • Herê Aquino e Raimundo Moreira (Movimento Todo Teatro é Político).
  • Maria Helena Cunha (Inspire Gestão Cultural).
  • João Leiva (Leiva Cultura e Esporte).
  • Edceu Barboza (Grupo Ninho).
  • Chico Pelúcio (Grupo Galpão).
  • Henilton Menezes, Kadu dos Anjos (Lá da Favelinha).
  • Eliane Costa (FGV -RJ).
  • Luciana Adão (Oi Futuro).
  • Denor Sousa e Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei).
  • Daniele Sampaio (SIM Cultura!).
  • Rodrigo Machado (Catarse).
  • Paulo Feitosa (Quitanda Soluções Criativas).
  • Rodrigo Coutinho (Cultura.PE).
  • Kátia Latufe (Sympla).
  • Léo Suricate (La Casa Duz Vetin).
  • Felipe de Assis (FIAC–BA).
  • Rosana Cunha (Circuito Sesc de Artes–SP).
  • Rodrigo Savazoni (Itaú Cultural).
  • Jack Elesbão, Ângelo Márcio (Dona Zefinha).
  • Giza Diógenes (Centro Universitário Estácio do Ceará).
  • Francis Madson (Circulação de Guerrilhas/Potências das Artes do Norte–PAN).
SOBRE O PORTO DRAGÃO + HUB CULTURAL DO CEARÁ - O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do Webinário Jornada de Pensamento, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o Programa 'Porto Dragão Sessions', série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em oito episódios e o Programa 'Nós no Batente', série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando cinco grupos de Dança e cinco grupos de Teatro.

Os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal 'Conversa Sem Roteiro', aulas sobre 'Feminismos' com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

SERVIÇO
  • Webinário Jornada de Pensamento – 1ª Edição – 'Viver de Arte'
  • Inscrições gratuitas a partir desta quarta ( 22 de julho)
  • www.sympla.com.br/jornadadepensamento
  • Programação prevista para início em 12 de agosto
  • Instagram: @portodragaoce
  • Youtube: Youtube.com/PortoDragao
  • Mais informações: jornadadepensamento@gmail.com

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".