Pular para o conteúdo principal

Hub Cultural do Ceará inscreve para 'Jornada de Pensamento'

A única constância que temos na vida é a mudança. Mudança de sermos melhores, de nos adaptarmos, de aproveitarmos oportunidades e nos transformarmos em versões melhores.

Pessoas mudam, Comportamentos mudam – e Arte muda? E a sua Economia? Se a Vida está nesta constante transformação, a Arte também está – assim como o viver de Arte. E é essencial e urgente que este seja discutido e construído de forma colaborativa.


Diante disso, o Hub Cultural do Ceará convida o público para mais uma iniciativa. Realizada pelo Porto Dragão, instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), a primeira edição do webinário Jornada de Pensamento terá o tema Viver de Arte e conta com parceria do Observatório Itaú Cultural.

A iniciativa faz parte do processo de construção de um plano de ações do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Buscando refletir os modelos de negócios no campo artístico e a economia da cultura no Estado, a Jornada de Pensamento tem como objetivos discutir o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, mais especificamente aquelas ligadas às linguagens artísticas, tendo como porto de partida o diagnóstico colaborativo feito anteriormente junto a artistas, gestores públicos e privados e produtores. Diante das pautas identificadas neste trabalho em grupo, foram criados quatro eixos de conteúdos:
  • Gestão e modelos de negócios para as artes.
  • Fomento, financiamento e captação de recursos.
  • Comunicação e relação com o público.
  • Circulação e formação de redes.
Arte, Cultura e Economia no Brasil contemporâneo forma o eixo principal, cujo debate marca a abertura oficial do Webinário, previsto para 12 de agosto e contará com fala de Leandro Valiatti, professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS) e Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Ressaltando a importância da ação, a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, comenta que “a realização do Webinário não poderia acontecer em um momento mais importante e estratégico. 
Esse convite que o Porto Dragão nos faz para uma reflexão sobre a aceleração e o impulsionamento de projetos artísticos-culturais já era estruturante para o campo artístico, tornou-se ainda mais agora em decorrência da pandemia e de seus impactos no setor e as necessárias transformações nos nossos modos usuais de gerir, fomentar, financiar, produzir, circular. Precisamos, com urgência, discutir estratégias de fortalecimento e profissionalização das artes a partir de outros parâmetros. E, para isso, nada melhor do que adentrarmos em uma Jornada de Pensamento”.

PARCERIA COM ITAÚ CULTURAL - Em 2019, o Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo e a Caminhada Rumos foram realizados no Porto Dragão, firmando esta importante e estratégica parceria com o Itaú Cultural.

Em 2020, os laços se fortalecem com a sintonia entre o lançamento do Painel de Dados sobre Economia da Cultura, realizado pelo Observatório Itaú Cultural em Abril – do qual Leandro Valiatti é coordenador, e a chegada do Jornada de Pensamento em Julho, que proporcionará este reencontro que traz nomes como Aninha de Fátima e Rodrigo Savazoni, indicados pelo Itaú Cultural, para a programação do webinário, enriquecendo os debates propostos.

METODOLOGIA - Cada um dos quatro eixos contará com duas trilhas abordadas por dois ou três palestrantes, cujas falas são orientadas por uma questão tema com a mediação de Alexandre Barbalho, professor doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. A metodologia se dará através de trilhas realizadas de forma virtual, através de palestras gravadas disponibilizadas ao público geral, acesso ao debate entre palestrantes e público, exclusiva para inscritos, além da produção e compartilhamento de conteúdo multimídia no canal do Youtube do Porto Dragão.

As discussões deverão considerar o contexto da Pandemia do Covid-19, que tem impactado diretamente na economia mundial em diversos setores, entre eles o cultural, bem como influenciado os modos de produção e criação.

COMO SE INSCREVER - O Webinário Jornada de Pensamento é gratuito, bastando apenas que o público realize sua inscrição através do sympla.com.br/jornadadepensamento. 

Após a inscrição, informes, conteúdos e acessos serão disponibilizados via e-mail, conforme programação do evento, que segue de Agosto a Outubro com ações semanais. Haverá certificado para participantes com presença igual ou superior a 75%, enviado ao final do Jornada de Pensamento.

CONVIDADOS - Confira os convidados do evento:
  • Leandro Valiatti (UFRGS).
  • Fabiano dos Santos Piúba (Secult-CE).
  • Aninha de Fátima (Itaú Cultural).
  • Herê Aquino e Raimundo Moreira (Movimento Todo Teatro é Político).
  • Maria Helena Cunha (Inspire Gestão Cultural).
  • João Leiva (Leiva Cultura e Esporte).
  • Edceu Barboza (Grupo Ninho).
  • Chico Pelúcio (Grupo Galpão).
  • Henilton Menezes, Kadu dos Anjos (Lá da Favelinha).
  • Eliane Costa (FGV -RJ).
  • Luciana Adão (Oi Futuro).
  • Denor Sousa e Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei).
  • Daniele Sampaio (SIM Cultura!).
  • Rodrigo Machado (Catarse).
  • Paulo Feitosa (Quitanda Soluções Criativas).
  • Rodrigo Coutinho (Cultura.PE).
  • Kátia Latufe (Sympla).
  • Léo Suricate (La Casa Duz Vetin).
  • Felipe de Assis (FIAC–BA).
  • Rosana Cunha (Circuito Sesc de Artes–SP).
  • Rodrigo Savazoni (Itaú Cultural).
  • Jack Elesbão, Ângelo Márcio (Dona Zefinha).
  • Giza Diógenes (Centro Universitário Estácio do Ceará).
  • Francis Madson (Circulação de Guerrilhas/Potências das Artes do Norte–PAN).
SOBRE O PORTO DRAGÃO + HUB CULTURAL DO CEARÁ - O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do Webinário Jornada de Pensamento, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o Programa 'Porto Dragão Sessions', série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em oito episódios e o Programa 'Nós no Batente', série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando cinco grupos de Dança e cinco grupos de Teatro.

Os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal 'Conversa Sem Roteiro', aulas sobre 'Feminismos' com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

SERVIÇO
  • Webinário Jornada de Pensamento – 1ª Edição – 'Viver de Arte'
  • Inscrições gratuitas a partir desta quarta ( 22 de julho)
  • www.sympla.com.br/jornadadepensamento
  • Programação prevista para início em 12 de agosto
  • Instagram: @portodragaoce
  • Youtube: Youtube.com/PortoDragao
  • Mais informações: jornadadepensamento@gmail.com

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…