Pular para o conteúdo principal

Régis Dias e Clóvis Rolim recebiam Medalha Edson Queiroz em 2004

Confira o 16 de setembro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:

  • 1885 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, em substituição a Júlio de Couto Belmonte, o desembargador Joaquim Pauleta Bastos de Oliveira, formado no Recife.
  • 1899 - Surge em Fortaleza o jornal de modas O Chapéu Elegante, propriedade da loja do mesmo nome, de A. Ferreira Braga.
  • 1907 - A Capitania do Porto do Ceará, tem novo comando. Assume, em substituição ao capitão de fragata Odorico Pinto da Silva Leal, o capitão de corveta Aprogio Antero de Azevedo.
  • 1923 - Funda-se, em Fortaleza, a União Síria, clube presidido por Rabbi Elias Romcy.
  • 1925 - Estreia, às 20h30, em Fortaleza, o Circo Sampaio, da Empresa Moacir Carvalho, armado na Praça de Pelotas (hoje Clóvis Bevilacqua).
  • 1928 - Inaugura-se, em Fortaleza, na Avenida Demosthenes Rockert (atual Avenida Francisco Sá), no bairro do Urubu a Fábrica de Fiação e Tecidos Baturité, da firma José Pinto do Carmo & Filho, Ltda., de José Pinto do Carmo e seu filho Osiel Pinto do Carmo.
  • 1930 - Circula, em Fortaleza, o primeiro número da revista Iracema, orientada por Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), Filgueiras Lima e Stênio Gomes da Silva. Apresentando feição material a cargo do artista Jorge Raupp.
  • 1931 - A Casa Germânia, de José Cabral Ribeiro, sita à Praça do Ferreira é devorada por um incêndio.
  • 1931 - Inaugurado o Forno Crematório da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, no Jacarecanga, na administração Álvaro Weyne. O forno fora adquirido pelo presidente Antônio Pinto Nogueira Acioli em 1910 à firma norte-americana John Lilly and Sons, de Manchester, mas estava desativado e foi recuperado pelo engenheiro civil João Franklin de Alencar Nogueira (João Nogueira).
  • 1942 - Decretada a mobilização geral em todo o território nacional.
  • 1944 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de Getsémani, das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, na Avenida Rui Barbosa, na Aldeota. Arquiteto Emílio Hinko.
  • 1945 - Morre, em Fortaleza, o advogado e jornalista Miguel Picanço Filho (P. Teleco), cronista de futebol. Nascera em Belém, PA, a 28 de fevereiro de 1905. Foi um dos organizadores do Instituto Aposentadoria e Pensão dos Comerciários - IAPC. No seu enterro, no Cemitério São João Batista, falou José Parsifal Barroso.
  • 1950 - Nova empresa aérea é inaugurada, ligando Fortaleza ao Sul do País, desta feita trata-se do Loide Aéreo Nacional, que tinha escritório na Rua Major Facundo, 745.
  • 1954 - Fundada a Associação Profissional dos Cegos sob a direção do cego Lucimar Gonçalves do Nascimento, em prédio modesto, no bairro de Nossa Senhora das Graças.
  • 1956 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol quando, no Estádio Presidente Vargas, as equipes do Gentilândia e Ceará Sporting Club se defrontam vencendo a primeira por 1x0 sagrando-se Campeã.
  • 1958 - Morre o bacharel em Direito, Antônio Dias de Macedo, candidato a deputado federal, cearense de Camocim nascido em cinco de agosto de 1907.
  • 1961 - Morre Gil Albano Amora, funcionário da Secretaria da Fazenda. Hoje é nome de Rua no Farias Brito.
  • 1973 - Incêndio, no Mercantil Sousa, localizado na Rua 7 de Setembro, 132, em Parangaba.
  • 1973 - O bloco Maracatu Az de Espadas, campeão três vezes do Carnaval de Fortaleza é dissolvido em virtude de dificuldades financeiras. Endividado e abandonado pela maioria dos seus associados, não teve a sua diretoria outra alternativa.
  • 1974 - Inaugurada, na Aldeota, na Avenida Santos Dumont esquina com Avenida Desembargador Moreira, uma agência do Banco Brasileiro de Desconto - Bradesco, tendo na gerência Beny Ferreira Vigano. O Bradesco é o primeiro Banco a se instalar na Aldeota. Tinha apenas o andar térreo, hoje tem mais um andar.
  • 1976 - Inaugura-se, às 15 horas, na Avenida Borges de Melo, 1287, o novo prédio da Importadora do Nordeste S. A., de Sigefredo Edmilson Pinheiro, com as presenças do governador José Adauto Bezerra de Menezes, do presidente da Mercedes Benez do Brasil S. A., Werner Jessen e do frade Manuel Andrade Soares (Frei Ambrósio Maria de Fortaleza), que benzeu as instalações.
  • 1976 - Eleito Operário Padrão do Ceará 1976, o operário da Petrobras, Ananias Marques da Costa, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
  • 1982 - Falece, em Fortaleza, Roberto Júlio Pinto, pintor e crítico de arte e funcionário do BNB.
  • 1985 - Eleito o primeiro presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará, o publicitário Assis Vieira.
  • 1986 - Assume a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) o bacharel em Direito e gráfico Luís Esteves Neto.
  • 1988 - Instala-se a Academia de Ciências Sociais do Ceará (ACSC), que fora fundada em 30/06/1988, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) com a posse de 23 acadêmicos: Francisco Tarciso Leite, Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre), João Alfredo de Sousa Montenegro (João Alfredo Montenegro), Francisco Josênio Camelo Parente (Josênio Parente), João Gonçalves de Lemos (João Lemos), Pedro Sisnando Leite, Dorian Sampaio Filho, Joaquim Fernando Pimentel Fernandes, Maria Tereza Pires de Paula, Francisco José Loiola Rodrigues, Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes, monsenhor Francisco Manfredo Tomás Ramos, Arnoldo Parente Leite Barbosa, José Jucá Neto, Maria do Socorro Vasconcelos, José Teodoro Soares, Dimas Macedo, Ilaílson Silveira Araújo, Valdelice Carneiro Girão, César Oliveira de Barros Leal (César Barros Leal), Antônio Carlos de Almeida Machado, Ari Bezerra Leite e Veralúcia Gomes Maia.
  • 2002 - Quatro homens usando fuzis calibre 5,56 milímetros sequestram, pela manhã, o empresário Alexander Diógenes Ferreira Gomes “Alex”, proprietário da rede ACC Card. Ele havia saído de seu apartamento, localizado na Avenida Beira-Mar, por volta das nove horas, na sua camioneta Pathfinder blindada de cor preta e placa CIB-2900. Estava acompanhado de seu motorista, e era escoltado ainda por dois seguranças de sua empresa ‘Lock Segurança’, que seguiam a Pathfinder no Gol azul, placa HVW-6923. Um dos seguranças, Frederico Petrônio Maia, foi morto ao reagir.
  • 2004 - A presidente do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Queiroz recebe a Medalha Hélio Góes Ferreira (que dá nome ao Instituto dos Cegos), comenda concedida pela Sociedade de Assistência aos Cegos também a Ivan Rodrigues Bezerra e, “in memoriam”, ao sócio-fundador da entidade, Valdemar de Alcântara, na solenidade comemorativa dos 62 anos da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). Na mesma solenidade é lançada a pedra fundamental para a construção do Hospital da Sociedade de Assistência aos Cegos, na própria sede do Instituto dos Cegos, no bairro Monte Castelo.
  • 2004 - Entregue a Comenda Edson Queiroz ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Francisco Régis Cavalcante Dias (foto) e ao empresário Clóvis Braga Rolim (Clóvis Rolim) (in memoriam), representado pela Sra. Edir Rolim. A homenagem fez parte das comemorações dos 71 anos do Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza). Presente à solenidade, a presidente do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Queiroz. Instituída em 2001, na gestão do então presidente do Sindilojas, Alberto Farias, a Comenda Edson Queiroz, visa homenagear personalidades que atuam diretamente no comércio ou que contribuíram de forma efetiva para o engrandecimento do setor. Já foram homenageadas as seguintes personalidades: em 2001, José Romcy e José Abraão Otoch; em 2002, Francisco Otávio de Miranda Bezerra e Petrônio de Aguiar Andrade; em 2003, Luís Gastão Bittencourt da Silva e João Araújo Sobrinho.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".