Pular para o conteúdo principal

Régis Dias e Clóvis Rolim recebiam Medalha Edson Queiroz em 2004

Confira o 16 de setembro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:

  • 1885 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, em substituição a Júlio de Couto Belmonte, o desembargador Joaquim Pauleta Bastos de Oliveira, formado no Recife.
  • 1899 - Surge em Fortaleza o jornal de modas O Chapéu Elegante, propriedade da loja do mesmo nome, de A. Ferreira Braga.
  • 1907 - A Capitania do Porto do Ceará, tem novo comando. Assume, em substituição ao capitão de fragata Odorico Pinto da Silva Leal, o capitão de corveta Aprogio Antero de Azevedo.
  • 1923 - Funda-se, em Fortaleza, a União Síria, clube presidido por Rabbi Elias Romcy.
  • 1925 - Estreia, às 20h30, em Fortaleza, o Circo Sampaio, da Empresa Moacir Carvalho, armado na Praça de Pelotas (hoje Clóvis Bevilacqua).
  • 1928 - Inaugura-se, em Fortaleza, na Avenida Demosthenes Rockert (atual Avenida Francisco Sá), no bairro do Urubu a Fábrica de Fiação e Tecidos Baturité, da firma José Pinto do Carmo & Filho, Ltda., de José Pinto do Carmo e seu filho Osiel Pinto do Carmo.
  • 1930 - Circula, em Fortaleza, o primeiro número da revista Iracema, orientada por Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), Filgueiras Lima e Stênio Gomes da Silva. Apresentando feição material a cargo do artista Jorge Raupp.
  • 1931 - A Casa Germânia, de José Cabral Ribeiro, sita à Praça do Ferreira é devorada por um incêndio.
  • 1931 - Inaugurado o Forno Crematório da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, no Jacarecanga, na administração Álvaro Weyne. O forno fora adquirido pelo presidente Antônio Pinto Nogueira Acioli em 1910 à firma norte-americana John Lilly and Sons, de Manchester, mas estava desativado e foi recuperado pelo engenheiro civil João Franklin de Alencar Nogueira (João Nogueira).
  • 1942 - Decretada a mobilização geral em todo o território nacional.
  • 1944 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de Getsémani, das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, na Avenida Rui Barbosa, na Aldeota. Arquiteto Emílio Hinko.
  • 1945 - Morre, em Fortaleza, o advogado e jornalista Miguel Picanço Filho (P. Teleco), cronista de futebol. Nascera em Belém, PA, a 28 de fevereiro de 1905. Foi um dos organizadores do Instituto Aposentadoria e Pensão dos Comerciários - IAPC. No seu enterro, no Cemitério São João Batista, falou José Parsifal Barroso.
  • 1950 - Nova empresa aérea é inaugurada, ligando Fortaleza ao Sul do País, desta feita trata-se do Loide Aéreo Nacional, que tinha escritório na Rua Major Facundo, 745.
  • 1954 - Fundada a Associação Profissional dos Cegos sob a direção do cego Lucimar Gonçalves do Nascimento, em prédio modesto, no bairro de Nossa Senhora das Graças.
  • 1956 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol quando, no Estádio Presidente Vargas, as equipes do Gentilândia e Ceará Sporting Club se defrontam vencendo a primeira por 1x0 sagrando-se Campeã.
  • 1958 - Morre o bacharel em Direito, Antônio Dias de Macedo, candidato a deputado federal, cearense de Camocim nascido em cinco de agosto de 1907.
  • 1961 - Morre Gil Albano Amora, funcionário da Secretaria da Fazenda. Hoje é nome de Rua no Farias Brito.
  • 1973 - Incêndio, no Mercantil Sousa, localizado na Rua 7 de Setembro, 132, em Parangaba.
  • 1973 - O bloco Maracatu Az de Espadas, campeão três vezes do Carnaval de Fortaleza é dissolvido em virtude de dificuldades financeiras. Endividado e abandonado pela maioria dos seus associados, não teve a sua diretoria outra alternativa.
  • 1974 - Inaugurada, na Aldeota, na Avenida Santos Dumont esquina com Avenida Desembargador Moreira, uma agência do Banco Brasileiro de Desconto - Bradesco, tendo na gerência Beny Ferreira Vigano. O Bradesco é o primeiro Banco a se instalar na Aldeota. Tinha apenas o andar térreo, hoje tem mais um andar.
  • 1976 - Inaugura-se, às 15 horas, na Avenida Borges de Melo, 1287, o novo prédio da Importadora do Nordeste S. A., de Sigefredo Edmilson Pinheiro, com as presenças do governador José Adauto Bezerra de Menezes, do presidente da Mercedes Benez do Brasil S. A., Werner Jessen e do frade Manuel Andrade Soares (Frei Ambrósio Maria de Fortaleza), que benzeu as instalações.
  • 1976 - Eleito Operário Padrão do Ceará 1976, o operário da Petrobras, Ananias Marques da Costa, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
  • 1982 - Falece, em Fortaleza, Roberto Júlio Pinto, pintor e crítico de arte e funcionário do BNB.
  • 1985 - Eleito o primeiro presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará, o publicitário Assis Vieira.
  • 1986 - Assume a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) o bacharel em Direito e gráfico Luís Esteves Neto.
  • 1988 - Instala-se a Academia de Ciências Sociais do Ceará (ACSC), que fora fundada em 30/06/1988, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) com a posse de 23 acadêmicos: Francisco Tarciso Leite, Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre), João Alfredo de Sousa Montenegro (João Alfredo Montenegro), Francisco Josênio Camelo Parente (Josênio Parente), João Gonçalves de Lemos (João Lemos), Pedro Sisnando Leite, Dorian Sampaio Filho, Joaquim Fernando Pimentel Fernandes, Maria Tereza Pires de Paula, Francisco José Loiola Rodrigues, Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes, monsenhor Francisco Manfredo Tomás Ramos, Arnoldo Parente Leite Barbosa, José Jucá Neto, Maria do Socorro Vasconcelos, José Teodoro Soares, Dimas Macedo, Ilaílson Silveira Araújo, Valdelice Carneiro Girão, César Oliveira de Barros Leal (César Barros Leal), Antônio Carlos de Almeida Machado, Ari Bezerra Leite e Veralúcia Gomes Maia.
  • 2002 - Quatro homens usando fuzis calibre 5,56 milímetros sequestram, pela manhã, o empresário Alexander Diógenes Ferreira Gomes “Alex”, proprietário da rede ACC Card. Ele havia saído de seu apartamento, localizado na Avenida Beira-Mar, por volta das nove horas, na sua camioneta Pathfinder blindada de cor preta e placa CIB-2900. Estava acompanhado de seu motorista, e era escoltado ainda por dois seguranças de sua empresa ‘Lock Segurança’, que seguiam a Pathfinder no Gol azul, placa HVW-6923. Um dos seguranças, Frederico Petrônio Maia, foi morto ao reagir.
  • 2004 - A presidente do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Queiroz recebe a Medalha Hélio Góes Ferreira (que dá nome ao Instituto dos Cegos), comenda concedida pela Sociedade de Assistência aos Cegos também a Ivan Rodrigues Bezerra e, “in memoriam”, ao sócio-fundador da entidade, Valdemar de Alcântara, na solenidade comemorativa dos 62 anos da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). Na mesma solenidade é lançada a pedra fundamental para a construção do Hospital da Sociedade de Assistência aos Cegos, na própria sede do Instituto dos Cegos, no bairro Monte Castelo.
  • 2004 - Entregue a Comenda Edson Queiroz ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Francisco Régis Cavalcante Dias (foto) e ao empresário Clóvis Braga Rolim (Clóvis Rolim) (in memoriam), representado pela Sra. Edir Rolim. A homenagem fez parte das comemorações dos 71 anos do Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza). Presente à solenidade, a presidente do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Queiroz. Instituída em 2001, na gestão do então presidente do Sindilojas, Alberto Farias, a Comenda Edson Queiroz, visa homenagear personalidades que atuam diretamente no comércio ou que contribuíram de forma efetiva para o engrandecimento do setor. Já foram homenageadas as seguintes personalidades: em 2001, José Romcy e José Abraão Otoch; em 2002, Francisco Otávio de Miranda Bezerra e Petrônio de Aguiar Andrade; em 2003, Luís Gastão Bittencourt da Silva e João Araújo Sobrinho.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…