Pular para o conteúdo principal

Sarto propõe ações de Saneamento e Meio Ambiente

O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto, participou, na noite desta segunda-feira (26), no Comitê Central, de encontro temático sobre saneamento e meio ambiente. O evento objetivou contribuir para a construção de um Plano de Governo democrático e participativo. Na ocasião, o pedetista defendeu a interlocução entre o Governo do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).


Na ocasião, diversas metas foram anunciadas. 

- Por meio do plantio de cem mil árvores, queremos tornar Fortaleza mais verde. Além disso, a ideia é seguir o marco regulatório do saneamento para conseguir implantar esgoto em 90% da Capital até 2033. Para isso, será necessário o comprometimento de ambos os entes federados”, declarou.

Para atingir a universalização, Fortaleza demanda investimentos equivalentes a R$ 4,5 bilhões. 

- A Prefeitura já estendeu a concessão com a Cagece, já há recursos captados pelo Governo do Estado basicamente para esgotamento sanitário. Além disso, há recursos, também, em mercado de capitais e uma parceria público-privada com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Assim, aprimorando a interlocução, buscaremos atingir essas metas complexas e desafiadoras”, esclareceu Sarto.

Cenário em Transformação - A titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, destacou a relevância da Política Municipal de Meio Ambiente, implantada em 2014 pelo prefeito Roberto Cláudio. As diretrizes incluem áreas verdes, águas, controle da poluição, biodiversidade e o enfrentamento às mudanças climáticas.

“Em todos esses componentes, realizamos projetos. O legado ambiental que o prefeito Roberto Cláudio está deixando para o Sarto, talvez, seja o maior que uma administração pública já deixou em relação ao Meio Ambiente para uma Cidade”, declarou.

De acordo com a Secretária, ao longo dos últimos oito anos, a Prefeitura criou ou regulamentou 25 parques na Cidade. “Seis estão em processo de implantação. O Parque Rachel de Queiroz, a Lagoa da Viúva, o Sítio Tunga, o Passaré e a Lagoa da Parangaba são bons exemplos”, pontuou.

Nessa perspectiva, o urbanismo tornou-se integrado à perspectiva ambiental, harmonizando o ambiente natural e o ambiente construído. “Adoção de praças e o ‘Uma Criança, uma Árvore’, são políticas e projetos implantados que prezam pelo desejo social”, completou Águeda Muniz.

Paralelamente, Águeda Muniz destacou os investimentos oriundos do financiamento conquistado junto ao Banco Mundial. 

- No Fortaleza Cidade Sustentável, estão sendo investidos 150 milhões de dólares para privilegiar a estrutura ambiental”, informou, acrescentando os esforços direcionados à Balneabilidade da Orla, que visam à Saúde Pública, ao Saneamento, ao Esporte, ao Entretenimento e ao Desenvolvimento Econômico.

Gestão Inteligente de Resíduos Sólidos - No âmbito da administração inteligente de resíduos sólidos, o professor de Gestão Econômica e Ambiental, Albert Gradvohl, avaliou positivamente os avanços alcançados por Fortaleza.

“Nos últimos anos, a Capital evoluiu na legislação de grandes geradores e minimizou significativamente os pontos de descarte irregular por meio da implantação de 75 Ecopontos e um Ecopolo, um novo conceito para regiões de alta complexidade econômica e socioambiental”, elencou.

Nessa perspectiva, Gradvohl defendeu a candidatura de Sarto em prol de avanços ainda mais expressivos. “Com o Fortaleza 2040, Sarto terá condições de agir com experiência, garantindo a inclusão social por meio do E-carroceiro e estimulando a cadeia produtiva do resíduo. Isso significa mais saúde, mais movimentação da economia, mais limpeza e maior qualidade de vida”, registrou.

Proinfra - Com investimentos equivalentes a US$ 150 milhões, o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) vem realizando intervenções infraestruturais com serviços de drenagem, saneamento, urbanização, além da construção de novos equipamentos de Educação e Esporte nas sete Regionais de Fortaleza, sobretudo nas regiões mais vulneráveis.

Executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as intervenções já chegaram aos bairros Barroso, Aracapé, Mondubim, Canindezinho, Passaré, Granja Lisboa, Ancuri e São Bento.

Diálogos Intersetoriais - Presente na ocasião, o estudante universitário Yuri Farias, 22, registrou a importância do diálogo entre o poder público e a comunidade acadêmica para a consolidação de uma Fortaleza cada vez mais desenvolvida. “Com o Sarto na Prefeitura, Fortaleza irá continuar crescendo de forma consciente, sustentável e organizada. Estou cursando Engenharia Civil. Trocar ideias e experiências é fundamental. Espero contribuir com o que puder e aprender tudo o que for possível por amor a Fortaleza”, comentou.
Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Campanha de José Sarto (PDT) para prefeito do Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".