Pular para o conteúdo principal

Sarto propõe ações de Saneamento e Meio Ambiente

O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto, participou, na noite desta segunda-feira (26), no Comitê Central, de encontro temático sobre saneamento e meio ambiente. O evento objetivou contribuir para a construção de um Plano de Governo democrático e participativo. Na ocasião, o pedetista defendeu a interlocução entre o Governo do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).


Na ocasião, diversas metas foram anunciadas. 

- Por meio do plantio de cem mil árvores, queremos tornar Fortaleza mais verde. Além disso, a ideia é seguir o marco regulatório do saneamento para conseguir implantar esgoto em 90% da Capital até 2033. Para isso, será necessário o comprometimento de ambos os entes federados”, declarou.

Para atingir a universalização, Fortaleza demanda investimentos equivalentes a R$ 4,5 bilhões. 

- A Prefeitura já estendeu a concessão com a Cagece, já há recursos captados pelo Governo do Estado basicamente para esgotamento sanitário. Além disso, há recursos, também, em mercado de capitais e uma parceria público-privada com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Assim, aprimorando a interlocução, buscaremos atingir essas metas complexas e desafiadoras”, esclareceu Sarto.

Cenário em Transformação - A titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, destacou a relevância da Política Municipal de Meio Ambiente, implantada em 2014 pelo prefeito Roberto Cláudio. As diretrizes incluem áreas verdes, águas, controle da poluição, biodiversidade e o enfrentamento às mudanças climáticas.

“Em todos esses componentes, realizamos projetos. O legado ambiental que o prefeito Roberto Cláudio está deixando para o Sarto, talvez, seja o maior que uma administração pública já deixou em relação ao Meio Ambiente para uma Cidade”, declarou.

De acordo com a Secretária, ao longo dos últimos oito anos, a Prefeitura criou ou regulamentou 25 parques na Cidade. “Seis estão em processo de implantação. O Parque Rachel de Queiroz, a Lagoa da Viúva, o Sítio Tunga, o Passaré e a Lagoa da Parangaba são bons exemplos”, pontuou.

Nessa perspectiva, o urbanismo tornou-se integrado à perspectiva ambiental, harmonizando o ambiente natural e o ambiente construído. “Adoção de praças e o ‘Uma Criança, uma Árvore’, são políticas e projetos implantados que prezam pelo desejo social”, completou Águeda Muniz.

Paralelamente, Águeda Muniz destacou os investimentos oriundos do financiamento conquistado junto ao Banco Mundial. 

- No Fortaleza Cidade Sustentável, estão sendo investidos 150 milhões de dólares para privilegiar a estrutura ambiental”, informou, acrescentando os esforços direcionados à Balneabilidade da Orla, que visam à Saúde Pública, ao Saneamento, ao Esporte, ao Entretenimento e ao Desenvolvimento Econômico.

Gestão Inteligente de Resíduos Sólidos - No âmbito da administração inteligente de resíduos sólidos, o professor de Gestão Econômica e Ambiental, Albert Gradvohl, avaliou positivamente os avanços alcançados por Fortaleza.

“Nos últimos anos, a Capital evoluiu na legislação de grandes geradores e minimizou significativamente os pontos de descarte irregular por meio da implantação de 75 Ecopontos e um Ecopolo, um novo conceito para regiões de alta complexidade econômica e socioambiental”, elencou.

Nessa perspectiva, Gradvohl defendeu a candidatura de Sarto em prol de avanços ainda mais expressivos. “Com o Fortaleza 2040, Sarto terá condições de agir com experiência, garantindo a inclusão social por meio do E-carroceiro e estimulando a cadeia produtiva do resíduo. Isso significa mais saúde, mais movimentação da economia, mais limpeza e maior qualidade de vida”, registrou.

Proinfra - Com investimentos equivalentes a US$ 150 milhões, o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) vem realizando intervenções infraestruturais com serviços de drenagem, saneamento, urbanização, além da construção de novos equipamentos de Educação e Esporte nas sete Regionais de Fortaleza, sobretudo nas regiões mais vulneráveis.

Executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as intervenções já chegaram aos bairros Barroso, Aracapé, Mondubim, Canindezinho, Passaré, Granja Lisboa, Ancuri e São Bento.

Diálogos Intersetoriais - Presente na ocasião, o estudante universitário Yuri Farias, 22, registrou a importância do diálogo entre o poder público e a comunidade acadêmica para a consolidação de uma Fortaleza cada vez mais desenvolvida. “Com o Sarto na Prefeitura, Fortaleza irá continuar crescendo de forma consciente, sustentável e organizada. Estou cursando Engenharia Civil. Trocar ideias e experiências é fundamental. Espero contribuir com o que puder e aprender tudo o que for possível por amor a Fortaleza”, comentou.
Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Campanha de José Sarto (PDT) para prefeito do Fortaleza.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).