Pular para o conteúdo principal



Sarto propõe ações de Saneamento e Meio Ambiente

O candidato do PDT à Prefeitura de Fortaleza, José Sarto, participou, na noite desta segunda-feira (26), no Comitê Central, de encontro temático sobre saneamento e meio ambiente. O evento objetivou contribuir para a construção de um Plano de Governo democrático e participativo. Na ocasião, o pedetista defendeu a interlocução entre o Governo do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).


Na ocasião, diversas metas foram anunciadas. 

- Por meio do plantio de cem mil árvores, queremos tornar Fortaleza mais verde. Além disso, a ideia é seguir o marco regulatório do saneamento para conseguir implantar esgoto em 90% da Capital até 2033. Para isso, será necessário o comprometimento de ambos os entes federados”, declarou.

Para atingir a universalização, Fortaleza demanda investimentos equivalentes a R$ 4,5 bilhões. 

- A Prefeitura já estendeu a concessão com a Cagece, já há recursos captados pelo Governo do Estado basicamente para esgotamento sanitário. Além disso, há recursos, também, em mercado de capitais e uma parceria público-privada com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Assim, aprimorando a interlocução, buscaremos atingir essas metas complexas e desafiadoras”, esclareceu Sarto.

Cenário em Transformação - A titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, destacou a relevância da Política Municipal de Meio Ambiente, implantada em 2014 pelo prefeito Roberto Cláudio. As diretrizes incluem áreas verdes, águas, controle da poluição, biodiversidade e o enfrentamento às mudanças climáticas.

“Em todos esses componentes, realizamos projetos. O legado ambiental que o prefeito Roberto Cláudio está deixando para o Sarto, talvez, seja o maior que uma administração pública já deixou em relação ao Meio Ambiente para uma Cidade”, declarou.

De acordo com a Secretária, ao longo dos últimos oito anos, a Prefeitura criou ou regulamentou 25 parques na Cidade. “Seis estão em processo de implantação. O Parque Rachel de Queiroz, a Lagoa da Viúva, o Sítio Tunga, o Passaré e a Lagoa da Parangaba são bons exemplos”, pontuou.

Nessa perspectiva, o urbanismo tornou-se integrado à perspectiva ambiental, harmonizando o ambiente natural e o ambiente construído. “Adoção de praças e o ‘Uma Criança, uma Árvore’, são políticas e projetos implantados que prezam pelo desejo social”, completou Águeda Muniz.

Paralelamente, Águeda Muniz destacou os investimentos oriundos do financiamento conquistado junto ao Banco Mundial. 

- No Fortaleza Cidade Sustentável, estão sendo investidos 150 milhões de dólares para privilegiar a estrutura ambiental”, informou, acrescentando os esforços direcionados à Balneabilidade da Orla, que visam à Saúde Pública, ao Saneamento, ao Esporte, ao Entretenimento e ao Desenvolvimento Econômico.

Gestão Inteligente de Resíduos Sólidos - No âmbito da administração inteligente de resíduos sólidos, o professor de Gestão Econômica e Ambiental, Albert Gradvohl, avaliou positivamente os avanços alcançados por Fortaleza.

“Nos últimos anos, a Capital evoluiu na legislação de grandes geradores e minimizou significativamente os pontos de descarte irregular por meio da implantação de 75 Ecopontos e um Ecopolo, um novo conceito para regiões de alta complexidade econômica e socioambiental”, elencou.

Nessa perspectiva, Gradvohl defendeu a candidatura de Sarto em prol de avanços ainda mais expressivos. “Com o Fortaleza 2040, Sarto terá condições de agir com experiência, garantindo a inclusão social por meio do E-carroceiro e estimulando a cadeia produtiva do resíduo. Isso significa mais saúde, mais movimentação da economia, mais limpeza e maior qualidade de vida”, registrou.

Proinfra - Com investimentos equivalentes a US$ 150 milhões, o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) vem realizando intervenções infraestruturais com serviços de drenagem, saneamento, urbanização, além da construção de novos equipamentos de Educação e Esporte nas sete Regionais de Fortaleza, sobretudo nas regiões mais vulneráveis.

Executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as intervenções já chegaram aos bairros Barroso, Aracapé, Mondubim, Canindezinho, Passaré, Granja Lisboa, Ancuri e São Bento.

Diálogos Intersetoriais - Presente na ocasião, o estudante universitário Yuri Farias, 22, registrou a importância do diálogo entre o poder público e a comunidade acadêmica para a consolidação de uma Fortaleza cada vez mais desenvolvida. “Com o Sarto na Prefeitura, Fortaleza irá continuar crescendo de forma consciente, sustentável e organizada. Estou cursando Engenharia Civil. Trocar ideias e experiências é fundamental. Espero contribuir com o que puder e aprender tudo o que for possível por amor a Fortaleza”, comentou.
Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Campanha de José Sarto (PDT) para prefeito do Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...