Pular para o conteúdo principal

Futebol era lançado há 116 anos no Passeio Público

Confira o 24 de dezembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1889 - Assume a Chefia da Polícia do Estado (seria hoje a Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania) o advogado Custódio Alves dos Santos.


1904 - Acontece a primeira partida regulamentar de futebol em Fortaleza, no Passeio Público, entre a equipe denominada extraoficialmente Foot-ball Club, composto de rapazes da sociedade fortalezense e a equipe formada por ingleses residentes em Fortaleza, com reforço de ingleses tripulantes de um navio britânico que se encontrava no porto, sendo denominado de Ingleses. Os cearenses foram derrotados pelo escore de 2x0.

1912 - São criadas mais cinco cadeiras no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), que passam a ser ocupadas por cinco ilustres membros de nossa sociedade: Manuel Soriano de Albuquerque, Rodolfo Marcos Teófilo (Rodolfo Teófilo), Bruno Rodrigues da Silva Figueiredo (Monsenhor Bruno), Antônio Teodorico da Costa Filho e Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes (Álvaro Fernandes).

1922 - Construída para comemorar a passagem do Centenário da Independência do Brasil, a torre do Cristo Redentor deveria ter sido inaugurada no dia sete de setembro de 1922, mas só o foi neste dia às 17 horas. Os construtores foram os mestres Antônio Machado, Domingos Reis e Severino Moura, que foram os próprios arquitetos e engenheiros. Sua pedra fundamental fora lançada no dia 23 de julho de 1922, na então Praça Senador Machado (hoje Praça Cristo Redentor). Na ocasião da inauguração falou o arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes. Estavam presentes o presidente do Estado Justiniano de Serpa, o prefeito de Fortaleza coronel Adolfo G. Siqueira e o deputado estadual Rubens Monte. A torre mede 35m de altura, com 3m de circunferência. A estátua do Cristo foi esculpida por José Rangel Sobrinho e José Maria Sampaio. Ainda hoje no pé do monumento a placa dá a data errada de 07/09/1922 como inauguratória.

1924 - Assume o comando da Força Pública Militar do Ceará, o coronel João Fonteles Linhares, daquela corporação.

1924 - Estabelece-se em Fortaleza a Farmácia Meton, de Guilherme Ellery, na Rua Barão do Rio Branco, 94, depois 178 (antigo, atual 936), esquina com Rua Guilherme Rocha, 17 (antigo) antiga Farmácia Teófilo. No mesmo local antes foi a Farmácia Albano.

1926 - Morre o padre Luís Bezerra da Rocha, que fora o segundo capelão da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Foi lente do Seminário de Fortaleza, pároco em Redenção, coadjutor de Cascavel e vigário de Messejana. Nascera a 19 de agosto de 1850 em Baturité.

1927 - Circula em Fortaleza, a revista Atualidade, que tinha como redator-chefe Max Monteiro, diretor, Jaime Silva e redatores, Humberto Costa e Haley Castelo Branco.

1929 - Inaugurado, na Praça Gonçalves Ledo (atual Praça do Carmo), o Jardim Demóstenes de Carvalho.

1930 - Os moradores do bairro Matadouro Modelo (hoje Jardim América) abrem uma subscrição no sentido de ser construída naquele bairro uma capela para Nossa Senhora de Nazaré, é hoje a Igreja de Nazaré.

1933 - Inaugurado o ramal ferroviário do Mucuripe. O caminho não era o atual, que sai de Parangaba, mas um ramal que saía da estação central, passava pelo Arraial Moura Brasil, Secretaria da Fazenda, Alfândega, seguia pela praia até chegar no Farol do Mucuripe, na Ponta do Mucuripe.

1935 - Lançamento da pedra fundamental da Igreja de São Pedro, na Praia de Iracema, em cerimônia presidida pelo Arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes.

1937 - A Força Pública do Ceará muda sua denominação para Polícia Militar do Ceará.

1940 - Às 19h30, pega fogo o Bazar Alemão, na Rua Floriano Peixoto nº 607, na Praça do Ferreira.

1941 - Sai o primeiro número da revista Alvorada, publicação da Academia de Polícia Militar do Ceará.

1942 - À noite, deixa de acontecer, como ocorre em todos os anos, a realização da missa da meia-noite, conhecida como “Missa do galo”, em virtude do black-out.

1946 - Morre, aos 51 anos de idade, no Rio de Janeiro, o poeta e crítico Aristóteles Duarte Bezerra (Aristóteles Bezerra), técnico de assuntos pedagógicos. Era cearense de Fortaleza nascido em 29 de maio de 1895. Hoje é nome de rua no Jacarecanga.

1946 - O Tribunal Regional Eleitoral-TRE, manda registrar o Diretório Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, formado por: Presidente: Vital Felix de Sousa; 1º vice-presidente: José Odorico de Moraes; 2º vice-presidente: Orlando Castelo de Figueiredo; 3º vice-presidente: Nilo Tabosa Freire; secretário geral: Mário dos Martins Coelho; 1º secretário: Othon Silva Sobral (Othon Sobral); 2º secretário: Jeferson Pinto Quesado (Jéferson Quesado); 1º tesoureiro: Edgar Leite Ferreira; 2º tesoureiro: Raimundo V. Evangelista.

1955 - Morre, em Fortaleza, Juvenal de Carvalho, benemérito que ajudou e construiu muitas casas de saúde e escolas no Ceará. Era cearense de Cascavel, onde nascera no dia 28 de março de 1858.

1961 - Morre o bacharel em direito, professor e escritor, ex-presidente do Estado, Eduardo Henrique Girão (Eduardo Girão), cearense de Morada Nova nascido a 12 de abril de 1882. É hoje nome de Avenida no Bairro de Fátima, Parreão e Benfica.

1985 - Morre, aos 70 anos de idade, o farmacêutico Eliezer Forte Magalhães (Eliezer Magalhães), ex-deputado estadual, cearense de Quixadá nascido em 29 de julho de 1915.

1986 - O Diário Oficial do Município 8.536 publica a Lei 6.152 que cria a Escola de 1º Grau Deputado Murilo Aguiar, na Rua 24 de Outubro s/nº, no Parque Genibaú.

1986 - Morre, aos 57 anos de idade, o médico José Evandro Mendonça Moreira, cearense de Russas nascido no dia 13 de março de 1929.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.