Pular para o conteúdo principal

Estudo pesquisa Impacto da Pandemia na Saúde Mental

A Pesquisa Internacional “The Covid-19 HEROES Study – Impacto da Pandemia de Covid-19 na Saúde Mental dos Trabalhadores nos Serviços de saúde” segue disponível para os Trabalhadores e Profissionais da Saúde, envolvidos diretamente ou não no enfrentamento à Covid-19, até 31 de janeiro de 2021.

Realizada com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde-Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), o Estudo ocorre em mais de 30 Países, em cinco Continentes, e no Ceará é coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Lançado em outubro de 2020, o Estudo vai subsidiar ações e políticas de Saúde para auxiliar gestores na tomada de decisão e contribuir para a oferta de Serviços à Saúde mental dos trabalhadores e profissionais da Saúde.

Como participar - O profissional ou trabalhador da Saúde que tenha interesse em participar do Estudo, deve responder a um questionário eletrônico. Para acessá-lo, basta clicar aqui e selecionar a opção “português” no menu de idiomas. Feito isto, basta prosseguir e aceitar participar do estudo para ter acesso à pesquisa. 

Caso não tenha concluído todas as perguntas e deixe para responder o questionário em outro momento, o participante pode dar continuidade às respostas a partir do ponto que parou. Basta clicar na opção “continuar questionário” após selecionar o idioma “português”.

Estudo - No Ceará, mais de 400 trabalhadores já participaram do Levantamento entre psicólogos, médicos, enfermeiros e técnicos em Saúde Bucal e Farmácia, além de profissionais das equipes vinculadas à gestão e funções administrativas nos Serviços de Saúde de Fortaleza.

A pesquisa oferece aos participantes, em caso de necessidade, um feedback geral a respeito da Saúde Mental e pode direcioná-los a um atendimento específico. Os dados parciais da Pesquisa apontam que cerca de 101 trabalhadores afirmaram necessitar Apoio Psicológico. Desse quantitativo, 63 já foram contatados para receberem acompanhamento a ser realizado por equipe do Estudo de Modo Presencial ou à Distância.

Passada essa Primeira Fase, o Estudo continuará acompanhando os profissionais que responderem ao questionário e voltando a verificar o Impacto da Pandemia nas suas condições de Saúde Mental nos próximos seis e 12 meses.

- A Pesquisa se faz relevante porque traz essa temática muito forte da Saúde Mental. Seguiremos agora com esse desenho metodológico na perspectiva de melhor identificar, descrever e avaliar os fatores estressores e protetores apresentados por esses profissionais no contexto da Covid-19”, afirma o supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco.

Serviço

  • The Covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde
  • Atá domingo (31 de janeiro de 2021).
  • Acesse: https://heroescovid19study.org/survey/


Rodrigo Astolfi - Atualmente, diante da Pandemia da Covid, um Estudo realizado por uma Equipe de Pesquisadores de diferentes Universidades na Europa, publicado na Revista Científica Agiang, mostra que tratamentos para a Osteoporose também podem ser úteis em pacientes com Covid-19. Os primeiros resultados indicam que os Medicamentos podem reduzir entre 30% e 40% a infecção do vírus SARS-CoV-2.

De acordo com o ortopedista e pesquisador Rodrigo Astolfi (foto), a Vitamina D é um dos compostos presentes no tratamento da osteoporose que auxiliam também no combate da Covid-19. 

- Além de levar Cálcio aos Ossos, a Vitamina D tem infinitas outras funções. Podemos considera-la um pré-hormônio, pelo fato de atuar em quase tudo. Ela se mostrou eficaz na prevenção do Alzheimer, da Osteoporose, de alguns tipos de câncer e talvez a sua maior função seja um modulador inflamatório. Então, em pessoas que estão com infecção, como é o caso da Covid-19, ela melhora a eficácia do Sistema Imunológico e reduz a possibilidade de contágio”, explica Rodrigo Astolfi.

O Estudo registrou dados de mais de dois mil pacientes com Osteoporose, Osteoartrite e Fibromialgia que foram infectados pelo Novo Coronavírus. Os pesquisadores perceberam que havia uma baixa incidência do vírus nestes pacientes, concluindo que certos medicamentos usados no tratamento de Doenças Reumáticas podem interferir positivamente na Covid-19, seja diminuindo sua incidência ou sua progressão para casos mais graves.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de