Pular para o conteúdo principal

Morre jornalista escritor Alberto Damasceno

Morreu, no início da manhã desta quinta-feira (29 de abril), aos 79 anos de idade, o jornalista, radialista, historiador, empresário e presidente do América Football Club do Ceará por 23 anos, Alberto Damasceno (foto).

A informação da morte de Alberto Damasceno foi dada pelo presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia, no grupo do WhatsApp da entidade:

-  A Apcdec amanhece desfalcada de um de seus titulares históricos. Vi agora no Facebook do nosso associado Louralber Monteiro uma notícia muito triste. Faleceu hoje pela manhã, o radialista e historiador, Alberto Damasceno. Que Deus o conceda o descanso eterno". 


Alberto Damasceno sofria há quatro anos do Mal de Alzheimer. Escreveu o livro 'Futebol Cearense - Um Século de História', lançado em 2011. Foi homenageado pelo Sindicato dos Atletas do Ceará, recebendo uma placa de reconhecimento por ter sido o primeiro presidente de clube à reconhecer e apoiar o Sindicato dos Atletas no Estado e por serviços prestados ao Futebol Cearense. Foi presidente do América entre as décadas de 1980, 1990 e 2000 por 23 anos. Trabalhou em várias emissoras de Rádio e nos jornais dos Diários Associados no Ceará. Militou no Futebol por mais de 60 anos.

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Alberto Damasceno:

  • Assis Pereira - Morre Alberto Damasceno comentarista esportivo.
  • Lauriberto Braga - Entrevistei Alberto Damasceno várias vezes quer como presidente do América, quer como empresário de jogadores e quer como escritor do futebol cearense. Sempre muito atencioso e não deixava pergunta sem resposta.
  • Francisco Djacyr Silva de Souza-AMANTES DO RÁDIO-GRUPO DOS QUE DEFENDEM O RÁDIO - Registramos com tristeza falecimento do radialista Alberto Damasceno.
  • Chico Carloto - Era dono de uma inteligência privilegiada. Perdemos mais um grande profissional. Que DEUS o tenha".
  • Pedro Siqueira Martins - O Alberto Damasceno era um homem culto, bem informado, uma capacidade intelectual formidável.
  • Dacildo Mourão - Lamentável. Alberto foi uma das maiores inteligências do futebol cearense.
  • Jota Júnior - Convivi demais com o Alberto, sempre era um grande rodeador para os seus próximos!
  • Antônio Carlos de Freitas Souza -  Alberto Damasceno é um dos grandes nomes do futebol cearense. O tempo muda e infelizmente essa lógica que divide as coisas e as pessoas entre modernidade e passado, velhos e novos, faz com que as chamadas novas gerações, e que bom que elas chegam, é a continuidade da nossa história. Mas infelizmente, sem generalizações, jamais, e não diria ser natural, a falta do mergulho na história, nas memórias, de fatos e personagens não é um costume. " Era alguém da velha guarda, daquele tempo", dirão alguns. Negativo, somos de todos os tempos, velhos e novos é uma distinção física, infelizmente transformada em histórica.  Alberto Damasceno é sem dúvida, passado, presente e futuro do nosso futebol, das suas histórias, dos seus feitos, das suas memórias. Tinha prazer em falar de tudo do nosso futebol, dos clubes sem nenhuma segregação. Livros importantes sobre o pebol patativense ( cearense). Uma memória impressionante e uma fluidez extraordinária. Não será esquecido por quem sabe que sem passado não há presente, muito menos futuro. Homenagens, matérias em programas, jornais, sites importantes em um novo tempo da "mídia", serão poucas, notinhas pequenas. Mas Alberto é grande e resistente como o nosso futebol, que não é o maior, nem o menor do mundo. Muito menos o melhor ou o pior do mundo, mas é nosso, o que amamos. O que Alberto Damasceno amou profundamente, portanto para ele e muitos de nós, é sim, o melhor e mais amado futebol que existe. Descansa em paz no gramado dos sonhos meu caro".
  • Inês Cabral - Venho aqui registrar com tristeza minhas condolências à família do grande baluarte do esporte cearense radialista e gestor de clubes ALBERTO DAMASCENO. Um grande nome do nosso Futebol. Responsável direto pelo alcance da verdadeira conquista do PENTACAMPEONATO do time alvinegro. O Ceará perde um grande cidadão e um grande desportista.
  • Humberto Domingues - Alberto Damasceno, como jornalista e pesquisador, tem grande importância na história do Ceará. Convivi certo tempo com Alberto  e trocamos  muitas ideias. Desde os anos 1950 do século passado, Alberto colhia depoimentos e informações sobre o pentacampeonato do Ceará, tendo entrevistado vários jogadores e dirigentes da época, além de ter conseguido muitos documentos essenciais que foram utilizados nos tribunais. Para vocês terem uma ideia, quando o Ceará era comandado por Elias Bachá, nos anos 1960, Alberto já mostrava à diretoria a importância de se buscar o reconhecimento do penta, por conta da vastidão de documentos que ele tinha conseguido. Mais recentemente, até os anos iniciais da gestão do Evandro Leitão, foi colaborador do clube junto à Federação Cearense de Futebol (FCF), sem falar em outras funções que exerceu por mais de 60 anos dentro do Futebol.  Portanto, Alberto Damasceno merece toda homenagem póstuma do Ceará Sporting e de seus torcedores.
  • Paiva Filho - Lamentar...Alberto Damasco - Repórter, redator, empresário de atletas, articulador, em todas estas atividades - humildade e solidariedade. Colega de brilho por muitos anos nos Diários Associados, dizendo : Correio do Ceará e Unitário. Saudades e gratidões...
  • Sebastião BelminoMais um querido amigo que se vai.....boa gente, inteligente, escreveu vários livros sobre o futebol cearense. Tenho alguns. Pêsames a família e amigos.
  • Ceará - É com extrema lamentação que o Ceará Sporting Club vem se solidarizar com o falecimento do pesquisador e radialista Alberto Damasceno, ocorrido na manhã desta quinta-feira (29). Damasceno foi um dos principais estudiosos do futebol cearense, escrevendo diversas obras sobre o assunto, como o livro ‘Futebol Cearense - Um século de história', lançado no ano de 2011. Em sua carreira, Damasceno passou por diversas rádios locais e contribuiu, também, com o Ceará Sporting Club durante sua vida. O Time do Povo declara suas condolências à família e deseja força neste momento tão difícil".

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -