Pular para o conteúdo principal

Cresce acidentes de motos por excesso de velocidade em Fortaleza

A superintendente da Autarquia Municipal de Cidadania e Trânsito (AMC) de Fortaleza, Juliana Coelho, revelou na manhã desta quinta-feira (20 de maio), no Seminário Estadão Summit Mobilidade Urbana que:

O número de acidentes com motos por excesso de velocidade cresceu em 2020 em relação a 2019.

- Antes da Pandemia em 2019 era 28% dos acidentes por excesso de velocidade com motos em Fortaleza. Com a Pandemia em 2020 cresceu para 38%.

Segundo Juliana Coelho, a Mobilidade Urbana em Fortaleza cresce com a malha cicloviária de 370 quilômetros.

- Hoje todo fortalezense está a 300 metros de uma estrutura cicloviária.

Juliana Coelho destacou que Fortaleza tem 22 veículos elétricos (Vamo), onde em uma estação são feitas até 1.250 viagens por mês, ao valor de R$ 15,00.

A superintendente da AMC salientou que Fortaleza busca incentivar outras cidades a fazer o modelo de Mobilidade Urbana aplicada na capital cearense.

- "Fortaleza é hoje espelho em Mobilidade Urbana, devido uma política pública iniciada há oito anos".

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - É uma grande alegria falar sobre um trabalho exitoso, como o da mobilidade urbana em Fortaleza, que é referência para outras cidades do País. Agradeço ao jornal Estadão pelo convite e pela oportunidade de trocar experiências. Incentivo ao uso de bicicletas, implementação de ciclofaixas e ciclovias, priorização do transporte público, readequação de limites de velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres, áreas de trânsito calmo, calçadas vivas são algumas das ações que têm apresentado importantes resultados. Ações que serão ampliadas, pois estamos firmes no compromisso de proporcionar um trânsito cada vez mais seguro para todos".

Nações Unidas - O prefeito de Fortaleza, José Sarto, assinou uma carta de compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de mortes no trânsito até 2030.

Na década anterior, entre 2011 e 2020, a Capital conseguiu alcançar a meta um ano antes do prazo, minimizando a incidência de ocorrências fatais em mais de 51%. A renovação do compromisso reforça um ir e vir mais seguro, além de reafirmar a importância de adequar os limites de velocidade para salvar vidas, construindo ambientes mais seguros, saudáveis e habitáveis.

Veja a apresentação do projeto de segurança viária da Prefeitura para o Centro da Cidade

- Políticas públicas relacionadas à segurança viária, quando baseadas em critérios científicos, têm importantes repercussões na Saúde Pública. Portanto, estamos dando continuidade às iniciativas que estimulam a redução de velocidade em vias estratégicas, incluindo a atenção ao pedestre e ao ciclista”, declarou o prefeito em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Sarto destacou o patamar referencial ocupado por Fortaleza em virtude do estímulo à harmonia entre os mais diversos modais. 

- Desde a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, as ações de segurança viária desenvolvidas pelo Município já conferiram à Capital reconhecimentos internacionais. Nosso intuito é avançar para promover o respeito à legislação e proteger a integridade das pessoas. Cada vida importa”, acrescentou.

Para fortalecer as ações desenvolvidas ao longo do Maio Amarelo, a superintendente Juliana Coelho, apresentou um projeto de reordenamento do Centro da Cidade que visa a melhorar a segurança viária e a acessibilidade de pedestres por meio da revitalização de espaços públicos, além da implantação de novas áreas de trânsito calmo, travessias elevadas, faixas exclusivas para transporte público, ciclofaixas e moderação da velocidade.

Centro mais Vivo - Considerado um importante polo gerador de tráfego pela oferta de comércios e serviços, o Centro registrou, nos últimos cinco anos, 5.493 mil acidentes, dentre os quais 439 foram atropelamentos. Durante o período, 2.838 pessoas ficaram feridas e 47 perderam a vida.

De acordo com a pesquisa de origem e destino realizada pela Prefeitura em 2019, estima-se que, diariamente, sejam realizadas 216 mil viagens ao bairro, sendo 66% realizadas a pé, de ônibus, bicicleta e metrô.

Para aumentar a segurança e acessibilidade de quem circula pela área, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) anunciou um pacote de intervenções que tornam as vias mais seguras.

De acordo com Juliana Coelho, o projeto é orientado em três eixos prioritários: segurança viária, transporte público e transporte não motorizado, cumprindo as premissas estabelecidas pelo Plano Fortaleza 2040.

- Neste momento de retomada econômica, estamos diante de mais um motivo para tornar seguro o acesso ao Centro, ambiente que concentra um território 63% ocupado por comércios e serviços”, contextualizou.

Transporte público e não motorizado - Simultaneamente, estão previstas duas novas faixas exclusivas para transporte público nas avenidas Imperador e Senador Pompeu. Ambas terão extensão de 2,4 quilômetros deverão otimizar as viagens, aumentando a velocidade operacional dos coletivos.

Os pontos de parada situados nas ruas Castro e Silva, General Sampaio, Tristão Gonçalves e Pedro I receberão iluminação para aumentar a segurança pública. “Além disso, na região do Centro, já temos 65 câmeras de videomonitoramento estrategicamente distribuídas”, ressaltou.

Para os ciclistas, os circuitos de bicicleta ganharão mais 10,2 quilômetros de ciclofaixas ao longo da Avenida do Imperador, Avenida Tristão Gonçalves, Avenida Pessoa Anta, Rua Pedro Pereira e Rua Floriano Peixoto. “É um avanço enorme, que reflete a constante ampliação da estrutura cicloviária na Capital”, avaliou Juliana Coelho.

Área de Trânsito Calmo - Com a ideia de criar uma série de mecanismos físicos que possibilitem que aqueles que estão se locomovendo a pé tenham seus deslocamentos priorizados, será implantada uma nova Área de Trânsito Calmo no Centro.

Como parte dessas intervenções, haverá instalação de 14 travessias elevadas e moderação na velocidade. O novo limite nas vias internas situadas dentro do quadrilátero formado pela Av. Imperador, Rua João Moreira, Rua Sena Madureira e Avenida Duque de Caxias passará a ser de 30 quilômetros pir hora, assim como a Avenida Tristão Gonçalves. Já no corredor da Avenida do Imperador, os veículos não poderão exceder os 50 quilômetros por hora.

- Muitas cidades estão adotando essa medida, que, comprovadamente, resguarda a vida das pessoas que circulam por áreas semelhantes”, disse.

Renovação da sinalização e semáforos - Para aprimorar a visibilidade dos motoristas, 93 cruzamentos serão renovados, 15 receberão tachões e 10 o programa Esquina Segura, que consiste na sinalização com dispositivos específicos para evitar o avanço da preferencial.

28 tempos exclusivos para pedestres também vão ser colocados em todos os semáforos situados ao longo da Imperador e Tristão Gonçalves a fim de minimizar os conflitos entre os modais.

Calçada Viva - A exemplo da calçada viva existente na Barão do Rio Branco, o programa que amplia a área de calçada em vias com grande demanda de pedestres será prolongado até a Santa Casa de Misericórdia e para outras ruas como Floriano Peixoto e Assunção.

Ocupação aos domingos - Durante os domingos, a AMC vai estimular a ocupação das ruas por pedestres e ciclistas. O acesso de veículos será bloqueado, sendo permitida a entrada de ônibus na General Sampaio, Tristão Gonçalves e Castro e Silva.

A Ciclofaixa de Lazer mantém sua rota fixa que passa pelos principais pontos turísticos do Centro e a ideia é estimular essa atividade e incentivar ações lúdicas, empreendedoras e que estimulem o comércio local.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon