Pular para o conteúdo principal

Cresce acidentes de motos por excesso de velocidade em Fortaleza

A superintendente da Autarquia Municipal de Cidadania e Trânsito (AMC) de Fortaleza, Juliana Coelho, revelou na manhã desta quinta-feira (20 de maio), no Seminário Estadão Summit Mobilidade Urbana que:

O número de acidentes com motos por excesso de velocidade cresceu em 2020 em relação a 2019.

- Antes da Pandemia em 2019 era 28% dos acidentes por excesso de velocidade com motos em Fortaleza. Com a Pandemia em 2020 cresceu para 38%.

Segundo Juliana Coelho, a Mobilidade Urbana em Fortaleza cresce com a malha cicloviária de 370 quilômetros.

- Hoje todo fortalezense está a 300 metros de uma estrutura cicloviária.

Juliana Coelho destacou que Fortaleza tem 22 veículos elétricos (Vamo), onde em uma estação são feitas até 1.250 viagens por mês, ao valor de R$ 15,00.

A superintendente da AMC salientou que Fortaleza busca incentivar outras cidades a fazer o modelo de Mobilidade Urbana aplicada na capital cearense.

- "Fortaleza é hoje espelho em Mobilidade Urbana, devido uma política pública iniciada há oito anos".

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - É uma grande alegria falar sobre um trabalho exitoso, como o da mobilidade urbana em Fortaleza, que é referência para outras cidades do País. Agradeço ao jornal Estadão pelo convite e pela oportunidade de trocar experiências. Incentivo ao uso de bicicletas, implementação de ciclofaixas e ciclovias, priorização do transporte público, readequação de limites de velocidade em áreas com grande fluxo de pedestres, áreas de trânsito calmo, calçadas vivas são algumas das ações que têm apresentado importantes resultados. Ações que serão ampliadas, pois estamos firmes no compromisso de proporcionar um trânsito cada vez mais seguro para todos".

Nações Unidas - O prefeito de Fortaleza, José Sarto, assinou uma carta de compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de mortes no trânsito até 2030.

Na década anterior, entre 2011 e 2020, a Capital conseguiu alcançar a meta um ano antes do prazo, minimizando a incidência de ocorrências fatais em mais de 51%. A renovação do compromisso reforça um ir e vir mais seguro, além de reafirmar a importância de adequar os limites de velocidade para salvar vidas, construindo ambientes mais seguros, saudáveis e habitáveis.

Veja a apresentação do projeto de segurança viária da Prefeitura para o Centro da Cidade

- Políticas públicas relacionadas à segurança viária, quando baseadas em critérios científicos, têm importantes repercussões na Saúde Pública. Portanto, estamos dando continuidade às iniciativas que estimulam a redução de velocidade em vias estratégicas, incluindo a atenção ao pedestre e ao ciclista”, declarou o prefeito em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Sarto destacou o patamar referencial ocupado por Fortaleza em virtude do estímulo à harmonia entre os mais diversos modais. 

- Desde a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, as ações de segurança viária desenvolvidas pelo Município já conferiram à Capital reconhecimentos internacionais. Nosso intuito é avançar para promover o respeito à legislação e proteger a integridade das pessoas. Cada vida importa”, acrescentou.

Para fortalecer as ações desenvolvidas ao longo do Maio Amarelo, a superintendente Juliana Coelho, apresentou um projeto de reordenamento do Centro da Cidade que visa a melhorar a segurança viária e a acessibilidade de pedestres por meio da revitalização de espaços públicos, além da implantação de novas áreas de trânsito calmo, travessias elevadas, faixas exclusivas para transporte público, ciclofaixas e moderação da velocidade.

Centro mais Vivo - Considerado um importante polo gerador de tráfego pela oferta de comércios e serviços, o Centro registrou, nos últimos cinco anos, 5.493 mil acidentes, dentre os quais 439 foram atropelamentos. Durante o período, 2.838 pessoas ficaram feridas e 47 perderam a vida.

De acordo com a pesquisa de origem e destino realizada pela Prefeitura em 2019, estima-se que, diariamente, sejam realizadas 216 mil viagens ao bairro, sendo 66% realizadas a pé, de ônibus, bicicleta e metrô.

Para aumentar a segurança e acessibilidade de quem circula pela área, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) anunciou um pacote de intervenções que tornam as vias mais seguras.

De acordo com Juliana Coelho, o projeto é orientado em três eixos prioritários: segurança viária, transporte público e transporte não motorizado, cumprindo as premissas estabelecidas pelo Plano Fortaleza 2040.

- Neste momento de retomada econômica, estamos diante de mais um motivo para tornar seguro o acesso ao Centro, ambiente que concentra um território 63% ocupado por comércios e serviços”, contextualizou.

Transporte público e não motorizado - Simultaneamente, estão previstas duas novas faixas exclusivas para transporte público nas avenidas Imperador e Senador Pompeu. Ambas terão extensão de 2,4 quilômetros deverão otimizar as viagens, aumentando a velocidade operacional dos coletivos.

Os pontos de parada situados nas ruas Castro e Silva, General Sampaio, Tristão Gonçalves e Pedro I receberão iluminação para aumentar a segurança pública. “Além disso, na região do Centro, já temos 65 câmeras de videomonitoramento estrategicamente distribuídas”, ressaltou.

Para os ciclistas, os circuitos de bicicleta ganharão mais 10,2 quilômetros de ciclofaixas ao longo da Avenida do Imperador, Avenida Tristão Gonçalves, Avenida Pessoa Anta, Rua Pedro Pereira e Rua Floriano Peixoto. “É um avanço enorme, que reflete a constante ampliação da estrutura cicloviária na Capital”, avaliou Juliana Coelho.

Área de Trânsito Calmo - Com a ideia de criar uma série de mecanismos físicos que possibilitem que aqueles que estão se locomovendo a pé tenham seus deslocamentos priorizados, será implantada uma nova Área de Trânsito Calmo no Centro.

Como parte dessas intervenções, haverá instalação de 14 travessias elevadas e moderação na velocidade. O novo limite nas vias internas situadas dentro do quadrilátero formado pela Av. Imperador, Rua João Moreira, Rua Sena Madureira e Avenida Duque de Caxias passará a ser de 30 quilômetros pir hora, assim como a Avenida Tristão Gonçalves. Já no corredor da Avenida do Imperador, os veículos não poderão exceder os 50 quilômetros por hora.

- Muitas cidades estão adotando essa medida, que, comprovadamente, resguarda a vida das pessoas que circulam por áreas semelhantes”, disse.

Renovação da sinalização e semáforos - Para aprimorar a visibilidade dos motoristas, 93 cruzamentos serão renovados, 15 receberão tachões e 10 o programa Esquina Segura, que consiste na sinalização com dispositivos específicos para evitar o avanço da preferencial.

28 tempos exclusivos para pedestres também vão ser colocados em todos os semáforos situados ao longo da Imperador e Tristão Gonçalves a fim de minimizar os conflitos entre os modais.

Calçada Viva - A exemplo da calçada viva existente na Barão do Rio Branco, o programa que amplia a área de calçada em vias com grande demanda de pedestres será prolongado até a Santa Casa de Misericórdia e para outras ruas como Floriano Peixoto e Assunção.

Ocupação aos domingos - Durante os domingos, a AMC vai estimular a ocupação das ruas por pedestres e ciclistas. O acesso de veículos será bloqueado, sendo permitida a entrada de ônibus na General Sampaio, Tristão Gonçalves e Castro e Silva.

A Ciclofaixa de Lazer mantém sua rota fixa que passa pelos principais pontos turísticos do Centro e a ideia é estimular essa atividade e incentivar ações lúdicas, empreendedoras e que estimulem o comércio local.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.