O 26 de fevereiro na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:
- 1865 - O primeiro tenente Carlos Ramel assume o comando da Companhia de Aprendizes Marinheiros, hoje Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, antes mesmo de sua instalação, que se deu em 31/03/1865 em casa na Rua da Praia (Avenida Pessoa Anta), de propriedade de Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba).
- 1911 - Inaugura-se o palco do Polytheama, cineteatro que só inaugurou o cinema, em 2 de julho do mesmo ano. Pertencia à Empresa Rola, Irmão & Companhia e tinha endereço na Avenida 7 de Setembro (Praça do Ferreira), 12 (antigo). Ficava na Rua Major Facundo, no local hoje ocupado pelo Edifício São Luís.
- 1917 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará o capitão-tenente Raimundo Beltrão Pontes, em substituição ao 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt.
- 1917 - Morre, afogado, no Aracati, onde era sócio gerente de uma fábrica de tecidos, o médico e industrial José Leite Barbosa. Nascera em Fortaleza no dia 14/08/1863.
- 1926 - Fundado o Banco de Crédito Caixeiral, da Fênix Caixeiral, tendo como primeiro presidente Carlos Pinho Vasconcelos. Depois, passou a chamar-se Banco de Crédito Comercial S. A. Sua instalação foi no dia 13 de maio do mesmo ano, na Rua Floriano Peixoto, 426 (atual 752).
- 1927 - Muda o comando na Capitania dos Portos do Ceará, quando assume interinamente o cargo o capitão-tenente Leonel de Magalhães Bastos, pela quinta vez, substituindo o capitão de corveta João Soares de Pina.
- 1928 - Reinaugurada a casa comercial Auto Volante, de propriedade de Carlos Garcia Juaçaba (Carlos Juaçaba) e Antônio Barbosa, agora na Rua Pará nº 15, esquina com Rua Major Facundo, 167 (antigos).
- 1935 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza cede um terreno, na Praia de Iracema, à Arquidiocese, para nele ser construída uma Igreja.
- 1937 - A pianista brasileira Guiomar Novais encontra-se em Fortaleza e dá concerto no Teatro José de Alencar.
- 1937 - Inaugura-se a nova sede da Sociedade de Cultura Artística, no 3º andar do Edifício Excelsior, com as presenças da pianista Guiomar Novaes e do presidente da entidade, Alberto Jacques Klein.
- 1938 - Chega em Fortaleza, às 10h25, a bordo do hidro-avião “Marimbá”, do Sindicato Condor, desembarcando no aeroporto da Barra do Ceará, o Ministro do Trabalho, Valdemar Cromwel do Rego Falcão (Valdemar Falcão), sendo saudado no Palácio da Luz com discursos de João Perboyre e Silva e Eduardo Mota, solenidade transmitida pelo Ceará Rádio Clube - PRE-9.
- 1940 - Em hidroavião da Panair, no aeroporto da Barra do Ceará, desembarca o artista de cinema de Hollywood, George O'Brien, para pernoite, hospedando-se no Excelsior Hotel, a caminho da Amazônia. O conhecido artista da ''20th Century Fox'' de Hollywood, regressa à metrópole do cinema, nos Estados Unidos, depois de ter permanecido alguns dias, no Rio de Janeiro, em gozo de férias.
- 1940 - Eleitos para comporem o Conselho Diretor da Associação Oswaldo Cruz, mantenedora do Instituto Pasteur de Fortaleza, Presidente - desembargador Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos), Vice-presidente - José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé); Secretário - Joaquim da Silveira Marinho; Diretor Técnico - Carlos da Costa Ribeiro; Vice-diretor técnico - José Joaquim de Almeida Filho; Adjunto de tesoureiro - Paulo Urbano de Almeida; Conselheiros: José de Pontes Medeiros, Raimundo Gomes, Osvaldo Studart Filho e Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral).
- 1942 - Nomeado Secretário de Polícia e Segurança Pública, Rui de Almeida Monte (Rui Monte).
- 1945 - Às 16h, é lançada a pedra fundamental do Restaurante do Serviço de Alimentação da Previdência Social-SAPS.
- 1947 - Funda-se, em Fortaleza, no Consulado do Paraguai e residência do cônsul, Estolano Polary Maia, na Rua 24 de Maio nº 308, a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia - SBAA, a primeira do país, iniciativa de Rubens de Azevedo, seu primeiro presidente.
- 1947 - Sai o Decreto Municipal nº 785 que aprova o Plano Diretor para a Remodelação e Extensão da Cidade de Fortaleza, executado pelo urbanista José Otacílio de Saboia Ribeiro.
- 1953 - Inicia-se, no Rio de Janeiro, a campanha Ajuda Teu Irmão, promovida pelo compositor Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira), em favor dos flagelados da seca no Nordeste. Para a campanha o compositor fez o baião com o mesmo título da campanha, que foi gravado comercialmente na fábrica Continental pela cantora Carmélia Alves e o Trio Melodia.
- 1954 - Toma posse a nova diretoria do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará, na Rua da Assunção, 420, assim constituída: Presidente - Edgar Nunes Freire; Secretário - Luís Róseo e Silva; Tesoureiro - João Francisco do Nascimento; Conselho Fiscal - Paulino Galvão, Eliezer de França Ramos e Francisco Alenquer; Suplentes - Mozart Ageu de Souza Brandão (Mozart Brandão), Luís Gonzaga de Assunção (Luís Assunção), João Batista de Souza Brandão (João Batista Brandão), João Paulo Bandeira, José Bartolomeu e Souza e Manuel Magalhães Maciel.
- 1961 - O Fortaleza Esporte Clube sagra-se Bicampeão, ao vencer, por 3x0, a partida realizada no Estádio Presidente Vargas, contra o Ferroviário Atlético Cearense, pelo Campeonato Cearense de Futebol.
- 1976 - Na redação do jornal O Povo, com a colaboração do jornalista Eliezer Rodrigues, realiza-se o depoimento do desenhista cearense Luís Sá de Araújo, radicado no Rio de Janeiro, para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez). Luís Sá foi o criador dos personagens Reco-Reco, Bolão e Azeitona, história em quadrinhos publicada na revista O Tico-Tico. Foi também ilustrador dos jornais cinematográficos sobre esportes.
- 1981 - Eleita a nova mesa da Assembleia Legislativa, que tem à frente o deputado Antônio dos Santos.
- 1981 - Alegando dificuldades administrativas diversas, pede demissão da direção da Casa de Cultura Raimundo Cela, a artista plástica Loinha.
- 1982 - Oficializado, o Hino da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, com versos de Antônio Leitão Moreira e melodia de Manoel Ferreira Lima por Ofício 298. Aprovado pelo Ministério da Marinha em 20/06/1983.
- 1986 - Tem novo comando a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, entrando o capitão de fragata Paulo Roberto Jordão Marinho e saindo o também capitão de fragata Sérgio Oliveira de Araújo.
- 1986 - Novamente o Cruzeiro volta a ser desbancado - O Cruzado passa a ser a moeda oficial brasileira em substituição ao Cruzeiro.
- 1987 - Decretada a intervenção no Banco do Estado do Ceará - BEC, pelo Banco Central, que determina um inspetor para designar uma nova direção para sanear financeiramente a instituição.
- 1988 - O capitão de fragata Paulo Roberto Jordão Marinho deixa o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, passando ao também capitão de fragata Napoleão Bonaparte Gomes.
- 1998 - Acontece em Fortaleza, um eclipse parcial do sol, cujo ápice foi às 15h48 com 20% da área do sol encoberta pela lua, sendo observado no observatório astronômico do Colégio 7 de Setembro pelo físico Heliomárzio Moreira.
- 2000 - Falecimento, em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, do brigadeiro-do-ar Casimiro Montengro Filho, que foi pioneiro, juntamente como brigadeiro Eduardo Gomes, da criação do Correio Aéreo Militar -CAM, depois Correio Aéreo Nacional - CAN. Foi criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - CTA, que foram embriões da Embraer. Era cearense de Fortaleza nascido em 29/10/1904.
- 2006 - Falecimento em Fortaleza do advogado, jornalista e radialista Stênio Azevedo, vítima de falência múltipla dos órgãos. Estava em coma ha mais de 20 dias. Stênio cobriu todas as reportagens de misses em sua época áurea. Escreveu, com o jornalista e historiador Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre) livro a respeito. Militou por muitos anos nos Diários e Rádios Associados. Dirigiu o Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF; era bibliotecário do Tribunal de Justiça do Estado - TJE e delegado de Caça e Pesca no Ceará. Foi presidente da Associação Cearense de Imprensa - ACI. Fez parte da crônica carnavalesca e da corte do Rei Momo. Era cearense de Sobral nascido em 07/04/1920.
Comentários
Postar um comentário