Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar FM completa 36 anos

Eis o Arquivo Nirez para 12 DE FEVEREIRO na História do Ceará:

  • 1862 - Toma posse na chefia do governo da Província do Ceará o 4º vice-presidente coronel José Antônio Machado.
  • 1863 - O observatório astronômico deixado pela Comissão Científica Exploradora, já depredado e saqueado, é leiloado, e como não foi arrematado, o presidente José Bento da Cunha Figueiredo Júnior mandou desmontá-lo e recolher as peças para o depósito de obras públicas.
  • 1880 - Assume o cargo de Chefe de Polícia da Província o desembargador Augusto Barbosa de Castro e Silva.
  • 1885 - Assume, sucedendo a Carlos Honório Benedito Otoni o conselheiro Sinval Odorico de Moura, maranhense, como Presidente do Ceará.
  • 1890 - Toma posse, pela segunda vez, no cargo de Capitão do Porto do Ceará, o agora capitão de fragata Manuel Lourenço de Castro Rocha, em substituição ao capitão-tenente Manuel Pereira Pinto Bravo. Na primeira vez ele era 1º tenente.
  • 1925 - O Instituto Politécnico do Ceará muda-se para o palacete da Fênix Caixeiral, onde estavam instaladas a Escola Politécnica e a Escola de Agronomia do Ceará.
  • 1929 - O prefeito de Fortaleza, Álvaro Nunes Weyne inaugura os novos combustores de iluminação pública da Avenida Sete de Setembro, Praça do Ferreira.
  • 1932 - Inaugurado em Fortaleza o Ateneu São José, dirigido pelo professor José Leopoldino Filho, na Avenida Visconde do Rio Branco, 563.
  • 1933 - Morre, em Belém-PA, o poeta e jornalista José da Rocha Moreira, membro da Academia Paraense de Letras. Era cearense nascido em 24 de junho de 1884.
  • 1934 - Assume, em pleno carnaval, a Interventoria Federal do Ceará, em caráter definitivo, o Desembargador Olívio Dorneles Câmara, em substituição ao capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça (Roberto Carneiro de Mendonça), do qual era substituto eventual, tendo assumido o cargo por várias vezes.
  • 1938 - Inaugurada, na Praça do Ferreira, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Borges a Sorveteria Lille.
  • 1940 - Inicia-se, no microfone do Ceará Rádio Clube-PRE-9, o programa Dez minutos de poesia, inaugurado pelo poeta e educador Filgueiras Lima.
  • 1943 - Morre, aos 54 anos de idade, na Santa Casa de Misericórdia, em Fortaleza, o poeta, pintor e crítico de arte Gerson Faria, sendo sepultado no Cemitério de São José, em Parangaba. Era cearense de Fortaleza nascido 1889. Hoje é nome de rua no Monte Castelo.
  • 1946 - Toma posse, na Capital Federal (Rio de Janeiro), no cargo de Interventor Federal do Ceará, perante o Ministro da Justiça, o advogado Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza).
  • 1947 - A Biblioteca Pública tem novo endereço: Rua Solon Pinheiro, 76, ao lado do Parque da Independência (Parque da Liberdade).
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, aos 80 anos, o desembargador aposentado Pedro Paulo da Silva Moura, antigo presidente do Tribunal de Justiça do Estado. Nascera em Oeiras-PI, em 29 de junho de 1869.
  • 1963 - Em Fortaleza o artista plástico cearense radicado em São Paulo, Aldemir Martins, que se hospeda no Iracema Plaza Hotel, no Edifício São Pedro, na Praia de Iracema.
  • 1973 - Funda-se, em Fortaleza, o Grêmio Recreativo dos Suboficiais e Sargentos do Exército-Gresse, versão atualizada do Clube General Sampaio, fechado em 1964, funcionando na Avenida Borges de Melo ao lado da Auditoria Militar, onde foram torturados alguns presos.
  • 1974 - Iniciada a demolição do antigo prédio da Secretaria de Saúde Pública, depois Centro de Saúde, que na época já era denominado Unidade Sanitária 1 Barca Pelon, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Liberato Barroso, na Praça José de Alencar, local hoje ocupado pelo jardim do Teatro José de Alencar.
  • 1975 - Morre, às 8 horas, aos 76 anos de idade, na Casa de Saúde São Raimundo, Mozart Vitoriano Pinheiro, telegrafista aposentado dos Correios e Telégrafos. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
  • 1975 - Morre, em Fortaleza, uma quarta-feira de cinzas, aos 90 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o poeta, violonista e compositor modinheiro, ex-jóquei quando jovem, Carlos Teixeira Mendes (Teixeirinha) figura atuante no governo Nogueira Acioly, um dos pioneiros na implantação da ferrovia cearense. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera a cinco de novembro de 1885, em Fortaleza.
  • 1977 - Eleita Garota das Férias 1977, no Clube de Regatas Barra do Ceará, Tânia Maria Oliveira Farias.
  • 1977 - No Náutico Atlético Cearense-NAC, na festa Carnaval da Saudade, o Rei Momo, Francisco José Torres de Sá e Benevides (Titico I e Único) é coroado juntamente com a Rainha do Carnaval de 1977, Heloísa Helena, recebendo das mãos do prefeito em exercício Manuel Sandoval Fernandes Bastos (Sandoval Bastos), a chave da Cidade.
  • 1980 - Publicado o primeiro número do jornal "Meio Dia", da Editora Gráfica Meio-Dia Ltda., que tem por diretor-presidente Manuel Francisco das Chagas Neto e diretor superintendente Rodolfo Espínola Neto, com redação e oficinas Rua Carlos Vasconcelos, 1299, Aldeota.
  • 1982 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata José Mauro de Vasconcelos Rocha, substituindo Rogério Vianna Lafayette.
  • 1982 - Morre, aos 83 anos de idade, o jornalista e professor Francisco Mozart do Rego Monteiro, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais fortalezense nascido em cinco de agosto de 1896.
  • 1986 - Quarta-feira de cinzas, vai ao ar pela primeira vez, a Rádio Dragão do Mar FM., na Rua Marcondes Pereira, 426.
  • 1995 - Morre, em Fortaleza, aos 81 anos de idade, o general-de-brigada Aldenor da Silva Maia (Aldenor Maia), veterano da Força Expedicionária Brasileira - FEB. Comandou a Polícia Militar do Ceará; foi secretário da Segurança Pública. Nascera em Quixadá-CE, em 12 de abril de 1913.
  • 2001 - Morre, aos 70 anos de idade, vítima de complicações renais, o empresário Fernando Nogueira Gurgel, fundador e proprietário da Metalgráfica Cearense S. A. (Mecesa), sendo sepultado no final da tarde no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Senador Pompeu.
  • 2002 - Morre, pela manhã, aos 81 anos de idade, vítima de câncer, no Rio de Janeiro, onde residia, o advogado e bibliófilo cearense José Bonifácio da Silva Câmara. O sepultamento ocorre à tarde no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. José Bonifácio Câmara mantinha, em um apartamento no bairro do Flamengo, uma biblioteca com mais de seis mil títulos de obras sobre o Ceará, conhecida como ‘‘Cearense’’, sempre à disposição de pesquisadores e estudantes. Fora agraciado com o Troféu Sereia de Ouro em 1996. Nascera em Maranguape, em  nove de maio de 1921.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram