Pular para o conteúdo principal

Assembleia arrecada 10 toneladas de livros e doa para o Sistema Prisional


A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) encerrou a Campanha “A Leitura Liberta”, que arrecadou 10 toneladas de livros doados para o sistema prisional do Ceará. O objetivo da iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social da Casa é contribuir para a ressocialização e desenvolvimento pessoal de detentos.

Na ocasião, foi realizado o lançamento do livro “Enxergando o invisível: o sistêmico na gestão pública”, que tem como autora a primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Cristiane Leitão, e diversas servidoras, em data alusiva ao Dia Mundial do Livro.

O presidente da ALCE, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou que a ação mostra o compromisso da Assembleia com iniciativas que priorizam a geração de oportunidades para pessoas que mais precisam. O conhecimento liberta e transforma, e a sociedade só pode ser efetivamente modificada com o apoio à educação e a ações voltadas à formação e à capacitação de um povo, acentuou. “Nesse momento, me sinto extremamente honrado de a Assembleia Legislativa estar estimulando pessoas que em algum momento da vida falharam, para que elas possam recuperar o tempo perdido”, comentou.

A primeira-dama da ALCE, Cristiane Leitão, destacou as cerca de 10 toneladas de livros arrecadados, agradecendo a todos que contribuíram para o sucesso da campanha “A Leitura Liberta”. “Entendemos que a leitura não só liberta, como também resgata e restaura”, pontuou Cristiane. Ela também ressaltou que o livro “Enxergando o invisível: o sistêmico na gestão pública”, do qual é autora, compartilha experiências exitosas desenvolvidas pela Alece e mostra como “a gestão sistêmica pode aumentar a eficiência do poder público nesse novo mundo”.

Na cerimônia, houve a entrega simbólica dos livros ao secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, para o sistema prisional. O secretário informou que hoje a biblioteca do sistema tem cerca de 13 mil livros e, com a doação, será ampliada em muito mais. Ressaltou ainda que, dos 23 mil presos do sistema prisional do Ceará, cerca de 10 mil leem até 12 livros por ano.

“Cada livro lido são quatro dias a menos na pena. Fazendo uma prova, que será corrigida pela Secretaria da Educação, são 48 dias a menos na pena dessa pessoa. Esses livros que estamos recebendo não são só para a campanha, são para a educação. Nós estamos batendo todos os recordes”, celebrou. Ele destacou ainda que, neste ano, não há mais nenhum analfabeto no sistema prisional, pois todos estão em salas de aula.

LEITURA E RESSOCIALIZAÇÃO-Para o primeiro-secretário da Casa, deputado Antônio Granja (PDT), os livros são importantes instrumentos de libertação, pois promovem o acesso à cultura e à informação, desenvolvendo senso crítico e ampliando a visão de mundo e de realidade que nos cerca. “A construção de uma sociedade mais justa passa pela educação e pelo conhecimento. É a Assembleia contribuindo com atividades que buscam promover uma cultura de paz, justiça e redução das desigualdades sociais que tanto afetam nossa sociedade”, parabenizou.

O deputado Oriel Nunes (PDT) também enalteceu a iniciativa, apontando que, muitas vezes, “é mais fácil julgar um condenado preso do que esticar a mão e ajudar a pessoa a se recuperar e ter uma nova vida”. O parlamentar também acentuou a capacidade de diálogo do deputado Evandro Leitão, bem como todos os projetos que têm sido desenvolvidos pela primeira-dama da ALCE, Cristiane Leitão.

A desembargadora Graça Quental dirigiu-se aos estudantes do colégio Farias Brito presentes no evento, responsáveis por grande parte dos livros doados à campanha “A Leitura Liberta”, incentivando-os a dedicarem mais tempo à leitura. “A leitura faz a gente viajar, abrir as mentes. A pessoa que lê não sente dificuldade em interpretar, sente facilidade em Matemática. E quem não tem berço de ouro, essa é a maior arma, esse é o maior recurso”, enfatizou.

O diretor superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, apontou que, a cada livro doado, os alunos mostraram que “quem está preso é um ser humano”. “É um ser humano que cometeu um deslize, mas quem não comete um deslize? É tarefa da sociedade fazer com que esse ser humano seja recuperado, e esse trabalho de vocês é genial e merece nossos parabéns”, acentuou.

O diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), João Milton Cunha de Miranda, destacou as diversas transformações conquistadas por meio da primeira-dama, Cristiane Leitão, não só para a Assembleia Legislativa, como para todo o estado do Ceará.

O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), Luis Edson Corrêa, assinalou que a Alece é voltada para o social e que todos os servidores sempre se mostraram engajados nas campanhas promovidas pela Casa.

HOMENAGENS-A Assembleia ofereceu ainda uma homenagem a parceiros da campanha e pessoas atuantes em áreas como justiça, cultura de paz e desenvolvimento a partir do conhecimento e capacitação. Entre os homenageados estavam a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o secretário Mauro Albuquerque e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), José Ricardo Montenegro Cavalcante.

Também receberam homenagens a desembargadora Graça Quental, responsável pela implantação das Centrais de Penas Alternativas na Grande Fortaleza; Luciana Teixeira, juíza da execução penal e coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF); a defensora pública Aline de Paula Miranda, autora do projeto Reconstruindo a Liberdade, e a defensora pública Francilene Gomes, vice-presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça do Conselho Federal da OAB e atuante na área dos estudos de paz.

Foram agraciados ainda o educador e diretor superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante; o diretor do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, e Valdo Costa, analista do Inesp, assim como o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio do coronel Leandro Silva Nogueira.

Com informações da Agência de Notícias da ALCE e foto de Marcos Moura.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram