Pular para o conteúdo principal

Coletivo 4x4 realiza exposição 'Revelação'


O Coletivo 4x4, formado pelos artistas plásticos Andréa Dall’Olio, Demeilson Ferreira, J. Siebra e Jacinta Cavalcante, apresenta a partir do dia 30 de abril a exposição Revelação, na Galeria B. Galeria (Fast Frame) localizada na Avenida Padre Antônio Tomás.

Revelação chega ao público, apresentando a diversidade da personalidade artística de cada componente do coletivo e complementa-se como as quatro estações do ano, as fases da lua e os elementos da natureza. São linguagens distintas que dialogam entre si, em correspondência, intervenção ou reinterpretação.

Os quatro artistas cearenses exploram suas particularidades em obras individuais e coletivas, realçando suas características particulares como também, agregando valor à produção do outro, assim além das obras individuais, a exposição Revelação traz obras construídas em duplas, trios e até do quarteto, mas que evidenciam e destacam a poética de cada artista.

A maioria dos trabalhos apresentados são inéditos, e construídos a partir do uso de técnicas tradicionais como aquarela, cerâmica, gravura, pelo têxtil e por instalações. A mostra, que tem curadoria de Veridiana Brasileiro e produção de Edlania Castro, que ora apresenta-se de forma individual e ora de forma coletiva.


SOBRE OS ARTISTAS
  • Andréa Dall´Olio-É graduada em arquitetura e urbanismo pela (UFC), mestre em Ciências da Cidade / arte urbana (Unifor), pós-graduada em iluminação e design de interiores (INBEC) e tem MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Coleções (Centro Universitário Estácio de Sá). A artista sempre soube que estaria no lugar do criativo. A arte faz parte de toda sua história. Na verdade, ela sempre viveu e respirou arte, faz parte de sua essência. O seu fazer artístico, busca a forma, o volume e sua desconstrução, revelando uma mensagem silenciosa e incauta através do abstracionismo, que desvela uma linguagem insinuante e refinada sobre as relações interpessoais, com a natureza, os objetos e a própria arte. Quando finalizo uma obra, vejo minha palavra escoando pelas linhas num mural móvel de grito afetivo. Seja nas artes visuais ou na arquitetura, o ensejo do processo criativo e a possibilidade de provocar encantamento com este resultado, em forma de obra de arte ou projeto de arquitetura, é o que move Andréa.
  • Demeilson Ferreira-Desenvolve trabalhos artísticos nas categorias de pintura e desenho, em suas produções, estão presentes as técnicas de aquarela sobre papel, pontilhismo e nanquim. O papel é o principal suporte no processo criativo. Seus referenciais são as cenas do cotidiano nordestino e a temática sertaneja, faz o registro fotográfico e em seguida, realiza um esboço a lápis com a técnica de esquadrinhamento, a partir daí escolhe qual técnica será aplicada ao cenário. Adepto de experimentações, Demeilson aprecia a aplicação da rusticidade em suas composições. Utiliza produtos com maior concentração de recursos naturais, e um dos itens de sua preferência é a tinta de barbatimão — fabricação própria e artesanal, extraída da vegetação nativa da região litorânea cearense. Esse recurso surge como extensão de originalidade e acabamento rústico de sua produção. Outro material que tem sido incorporado a alguns trabalhos é o papel artesanal, confeccionado a partir do filtro de café, fibra de bananeira e espada de São Jorge. O artista usa a arte para tocar as pessoas, como um reflexo de suas memórias afetivas despertadas por cenas da vida cotidiana, e a apreciação pelo comum. Sua paleta de cores procura transmitir os mais profundos sentimentos que a arte possa alcançar.
  • J. Siebra-É professor Titular da UFC e Coordenador da Disciplina de Odontopediatria. Também leciona no Programa de Pós-graduação em Odontologia Strictu sensu. Mestre e Doutor em Odontopediatria pela UNESP Araraquara, já publicou 2 livros e diversas artigos nacionais e internacionais. Enveredou pela arte, a partir de 1991, quando fez um curso de pintura. Realiza intervenções em materiais diversos, em especial massa cerâmica, construindo peças únicas com inspiração variada, mas com ênfase na natureza ou figuras de sua memória afetiva como o jangadeiro, o vaqueiro, o pescador e as brincadeiras infantis. No processo de realização das esculturas em massa cerâmica, na atualidade sua principal forma de expressão artística é o uso de técnicas variadas, de domínio público, como a modelagem manual, uso de placas, acordoamento, ocagem ou mesmo modelagem em torno. Desenvolveu, dentro destas técnicas, algumas intervenções específicas na massa cerâmica que tem diferenciado seu trabalho. A grande maioria das suas esculturas cerâmicas passam por um processo de duas queimas, a primeira chamada de biscoito e a segunda queima em alta temperatura após a esmaltação. Seu processo criativo é extremamente diverso tendo origem em observações da natureza, da interpretação de trabalhos de outros artistas ou mesmo da vida cotidiana. De forma rotineira começa o trabalho apenas com uma ideia de forma e de tamanho da peça, e durante o desenvolvimento a obra parece criar vida e participar apenas como um facilitador do processo até a sua finalização. No modelo de criação de peças figurativas, utiliza-se de fotografias ou pinturas para servir de inspiração. Para além da necessidade de expressão comum à grande maioria dos artistas, ele faz arte para causar impacto visual em função das formas diversas e muitas vezes inusitadas de suas obras. Nesta série procura retratar, pescadores, peixes, ouriços do mar, pedras, ostras, corais e outros. Matizes de azuis e verdes estão sempre presentes, reflexo do que temos no mar de nosso Nordeste, com cores diversas como o rosa, o laranja intenso e a cor crua da argila, contrastam com o brilho do esmalte.
  • Jacinta Cavalcante-Jacinta considera-se uma artista plástica, mais precisamente uma escultora e, ou, ceramista. Começou a fazer cerâmica atraída pelas amplas possibilidades e facilidades que a argila oferece para criar suas esculturas. Iniciou modelando as esculturas em plastilina, finalizando com resina poliéster com carga mineral, processo um pouco mais lento e demorado, que continua executando. Seu processo criativo é extremamente diverso, embora haja uma tendência ao figurativo. Na construção das mesmas, quase sempre utiliza desenhos, fotografias ou uma simples ideia que vai fluindo à medida em que vai sendo construída. A artista tem como trabalhos recorrentes as esculturas de paredes e painéis. Suas esculturas em cerâmicas quase sempre passam por duas queimas, a primeira chamada de biscoito e a segunda queima ocorre após a esmaltação da peça, em alta temperatura ou baixa temperatura. Cria formas que não são perfeitas, com a intenção de retratar que o ser humano também tem as suas próprias imperfeições, que despertam o olhar do espectador. Jacinta tem como propósito explorar e ultrapassar os limites técnicos e estéticos da cerâmica.


SERVIÇO
  • Abertura Exposição Revelação.
  • Sábado (30 de abril), de 10 às 14 horas.
  • Visitação-Até 2 de julho, de segunda a sexta (9 às 18 horas) e sábados (10 às 14 horas).
  • Curadoria Veridiana Brasileiro.
  • Produção Edlania Castro.
  • B. Galeria (FastFrame)-Avenida Padre Antônio Tomás, 2291 - Aldeota.
  • Gratuito e aberto ao público.
  • @coletivo_4x4
  • @andreadallolio
  • @demeilsonartes
  • @josesiebraart
  • @jacintacavalcanteart
  • @veribrasileiro
  • @edlaniacastro17
  • @fastframefortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.