Pular para o conteúdo principal

Coletivo 4x4 realiza exposição 'Revelação'


O Coletivo 4x4, formado pelos artistas plásticos Andréa Dall’Olio, Demeilson Ferreira, J. Siebra e Jacinta Cavalcante, apresenta a partir do dia 30 de abril a exposição Revelação, na Galeria B. Galeria (Fast Frame) localizada na Avenida Padre Antônio Tomás.

Revelação chega ao público, apresentando a diversidade da personalidade artística de cada componente do coletivo e complementa-se como as quatro estações do ano, as fases da lua e os elementos da natureza. São linguagens distintas que dialogam entre si, em correspondência, intervenção ou reinterpretação.

Os quatro artistas cearenses exploram suas particularidades em obras individuais e coletivas, realçando suas características particulares como também, agregando valor à produção do outro, assim além das obras individuais, a exposição Revelação traz obras construídas em duplas, trios e até do quarteto, mas que evidenciam e destacam a poética de cada artista.

A maioria dos trabalhos apresentados são inéditos, e construídos a partir do uso de técnicas tradicionais como aquarela, cerâmica, gravura, pelo têxtil e por instalações. A mostra, que tem curadoria de Veridiana Brasileiro e produção de Edlania Castro, que ora apresenta-se de forma individual e ora de forma coletiva.


SOBRE OS ARTISTAS
  • Andréa Dall´Olio-É graduada em arquitetura e urbanismo pela (UFC), mestre em Ciências da Cidade / arte urbana (Unifor), pós-graduada em iluminação e design de interiores (INBEC) e tem MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Coleções (Centro Universitário Estácio de Sá). A artista sempre soube que estaria no lugar do criativo. A arte faz parte de toda sua história. Na verdade, ela sempre viveu e respirou arte, faz parte de sua essência. O seu fazer artístico, busca a forma, o volume e sua desconstrução, revelando uma mensagem silenciosa e incauta através do abstracionismo, que desvela uma linguagem insinuante e refinada sobre as relações interpessoais, com a natureza, os objetos e a própria arte. Quando finalizo uma obra, vejo minha palavra escoando pelas linhas num mural móvel de grito afetivo. Seja nas artes visuais ou na arquitetura, o ensejo do processo criativo e a possibilidade de provocar encantamento com este resultado, em forma de obra de arte ou projeto de arquitetura, é o que move Andréa.
  • Demeilson Ferreira-Desenvolve trabalhos artísticos nas categorias de pintura e desenho, em suas produções, estão presentes as técnicas de aquarela sobre papel, pontilhismo e nanquim. O papel é o principal suporte no processo criativo. Seus referenciais são as cenas do cotidiano nordestino e a temática sertaneja, faz o registro fotográfico e em seguida, realiza um esboço a lápis com a técnica de esquadrinhamento, a partir daí escolhe qual técnica será aplicada ao cenário. Adepto de experimentações, Demeilson aprecia a aplicação da rusticidade em suas composições. Utiliza produtos com maior concentração de recursos naturais, e um dos itens de sua preferência é a tinta de barbatimão — fabricação própria e artesanal, extraída da vegetação nativa da região litorânea cearense. Esse recurso surge como extensão de originalidade e acabamento rústico de sua produção. Outro material que tem sido incorporado a alguns trabalhos é o papel artesanal, confeccionado a partir do filtro de café, fibra de bananeira e espada de São Jorge. O artista usa a arte para tocar as pessoas, como um reflexo de suas memórias afetivas despertadas por cenas da vida cotidiana, e a apreciação pelo comum. Sua paleta de cores procura transmitir os mais profundos sentimentos que a arte possa alcançar.
  • J. Siebra-É professor Titular da UFC e Coordenador da Disciplina de Odontopediatria. Também leciona no Programa de Pós-graduação em Odontologia Strictu sensu. Mestre e Doutor em Odontopediatria pela UNESP Araraquara, já publicou 2 livros e diversas artigos nacionais e internacionais. Enveredou pela arte, a partir de 1991, quando fez um curso de pintura. Realiza intervenções em materiais diversos, em especial massa cerâmica, construindo peças únicas com inspiração variada, mas com ênfase na natureza ou figuras de sua memória afetiva como o jangadeiro, o vaqueiro, o pescador e as brincadeiras infantis. No processo de realização das esculturas em massa cerâmica, na atualidade sua principal forma de expressão artística é o uso de técnicas variadas, de domínio público, como a modelagem manual, uso de placas, acordoamento, ocagem ou mesmo modelagem em torno. Desenvolveu, dentro destas técnicas, algumas intervenções específicas na massa cerâmica que tem diferenciado seu trabalho. A grande maioria das suas esculturas cerâmicas passam por um processo de duas queimas, a primeira chamada de biscoito e a segunda queima em alta temperatura após a esmaltação. Seu processo criativo é extremamente diverso tendo origem em observações da natureza, da interpretação de trabalhos de outros artistas ou mesmo da vida cotidiana. De forma rotineira começa o trabalho apenas com uma ideia de forma e de tamanho da peça, e durante o desenvolvimento a obra parece criar vida e participar apenas como um facilitador do processo até a sua finalização. No modelo de criação de peças figurativas, utiliza-se de fotografias ou pinturas para servir de inspiração. Para além da necessidade de expressão comum à grande maioria dos artistas, ele faz arte para causar impacto visual em função das formas diversas e muitas vezes inusitadas de suas obras. Nesta série procura retratar, pescadores, peixes, ouriços do mar, pedras, ostras, corais e outros. Matizes de azuis e verdes estão sempre presentes, reflexo do que temos no mar de nosso Nordeste, com cores diversas como o rosa, o laranja intenso e a cor crua da argila, contrastam com o brilho do esmalte.
  • Jacinta Cavalcante-Jacinta considera-se uma artista plástica, mais precisamente uma escultora e, ou, ceramista. Começou a fazer cerâmica atraída pelas amplas possibilidades e facilidades que a argila oferece para criar suas esculturas. Iniciou modelando as esculturas em plastilina, finalizando com resina poliéster com carga mineral, processo um pouco mais lento e demorado, que continua executando. Seu processo criativo é extremamente diverso, embora haja uma tendência ao figurativo. Na construção das mesmas, quase sempre utiliza desenhos, fotografias ou uma simples ideia que vai fluindo à medida em que vai sendo construída. A artista tem como trabalhos recorrentes as esculturas de paredes e painéis. Suas esculturas em cerâmicas quase sempre passam por duas queimas, a primeira chamada de biscoito e a segunda queima ocorre após a esmaltação da peça, em alta temperatura ou baixa temperatura. Cria formas que não são perfeitas, com a intenção de retratar que o ser humano também tem as suas próprias imperfeições, que despertam o olhar do espectador. Jacinta tem como propósito explorar e ultrapassar os limites técnicos e estéticos da cerâmica.


SERVIÇO
  • Abertura Exposição Revelação.
  • Sábado (30 de abril), de 10 às 14 horas.
  • Visitação-Até 2 de julho, de segunda a sexta (9 às 18 horas) e sábados (10 às 14 horas).
  • Curadoria Veridiana Brasileiro.
  • Produção Edlania Castro.
  • B. Galeria (FastFrame)-Avenida Padre Antônio Tomás, 2291 - Aldeota.
  • Gratuito e aberto ao público.
  • @coletivo_4x4
  • @andreadallolio
  • @demeilsonartes
  • @josesiebraart
  • @jacintacavalcanteart
  • @veribrasileiro
  • @edlaniacastro17
  • @fastframefortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Inaugurada em Fortaleza 1ª Loja Pão de Açúcar do Brasil convertida do Hiper Extra

  O Pão de Açúcar reabriu nesta sexta-feira (20 de maio), a unidade Aguanambi, em Fortaleza (CE), onde antes funcionava uma unidade de Hipermercado Extra. Na verdade é a volta do Jumbo Pão de Açúcar 11, em Fortaleza.  O ponto foi convertido em Pão de Açúcar e marca a primeira inauguração das unidades que serão reformadas para a bandeira e a 12ª de Fortaleza, onde a rede está presente há 48 anos, fazendo parte do dia a dia da cidade e da vida dos fortalezenses.   A loja é aberta sob o modelo G7, o mais moderno da rede, que redesenha completamente a experiência de consumo e revitaliza o fluxo. Para melhor aproveitamento do espaço, a loja ainda tem um setor de alcoólicos e espaço pet e utensílios ampliados.  A nova unidade conta com 130 colaboradores diretos, sendo 30 terceirizados, e 50 indiretos, e, além disso, todos os funcionários da antiga operação foram realocados e continuam na loja. A loja tem 1.941,20 metros quadrados de área de vendas e está localizada na Avenida Aguanambi, 1393