Pular para o conteúdo principal



Começa o DFB Festival 2022

 
Após dois anos de realização online do Evento, o Dragão Fashion Brasil (DFB Festival), maior evento de Moda Autoral da América Latina, retoma sua forma presencial e híbrida nas areias da Praia de Iracema nesta quarta-feira (25), quinta (26), sexta (27) e sábado (28 de maio de 2022).

De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o Ffestival carrega o tema “Ocupe seu espaço” com um olhar 360°, para retratar o Brasil de diversos horizontes. Para além da moda e de forma multicultural, o público confere programações voltadas para Cultura, Economia, Formação, Indústria, Gastronomia e Turismo.

Reforçando o compromisso com a criatividade e Economia Criativa, o DFB ressalta o título de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela Unesco. O reconhecimento foi outorgado em 2019, ano da última edição presencial do DFB Festival, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas passaram pelo evento durante os quatro dias de programação. 

 

Com uma proposta moderna de cidadania, este ano o festival conta com uma exposição do Instituto do Câncer do Ceará feita com mulheres mastectomizadas.


- O DFB Festival é o único evento do Brasil focado em moda autoral e com seis editais públicos de participação. É muito mais que moda, pois trabalha o social, é incentivador, provocador e mexe com toda a estrutura da indústria do Estado, ou seja, o DFB é multifacetado”, explica o idealizador do Evento, Cláudio Silveira (foto Rogério Lima).



Segundo Cláudio Silveira, a força criativa da indústria da moda cearense estará muito presente neste ano. “Teremos peças de bordado, couro, macramê e vários outros materiais”, destaca.

 

O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

  

Nova cena da moda autoral cearense ocupa espaço no DFB Festival 2022 -

O evento recebe, neste ano, mais de 20 desfiles em suas passarelas (foto Nicolas Gondim).


Dentre eles, estilistas, marcas e especiais de moda cearense. Duas salas com passarelas de 40 metros recebem os desfiles na 22ª edição – o público vai conferir criações dos estilistas e marcas Olé Rendeiras por Catarina Mina e QAIR Brasil, Kallil Nepomuceno, Hand Lace, Vitor Cunha, Almerinda Maria, Rendá, Ivanildo Nunes, Senac Richelieu por Ivanildo Nunes, Marina Bitu, Baba, Lindebergue, Bruno Olly, Banana Urbana, Sherida, Alix, Theresa Montenegro, Manuel Bessa, David Lee, Vi Lingerie, Sau Swim, Sand Blue e Rio de Jas, além do desfile Enel Upcycling e do Projeto 100% CE por Cláudio Silveira.


Neste ano, o DFB também apresenta um desfile de moda Upcycling, com reaproveitamento de materiais, em parceria com a Enel Brasil. A apresentação complementa as ações do novo espaço do evento, o Factory, com direito a instalações gigantes de players do setor de eventos do Ceará e um palco para os shows, com 28 metros de altura e cenografia 100% feita em sucata. 

 

Confira o line-up dos desfiles: 

Horários e salas

Dia 25, quarta-feira

Dia 26, quinta-feira

Dia 27, sexta-feira

Dia 28, sábado

18h00 - Sala 1



Concurso dos Novos

Concurso dos Novos

18h30 - Sala 2

Manuel Bessa

Bruno Olly

Banana Urbana


19h - Sala 1

Alix

Sand Blue

Hand Lace

Sau Swim

19h30 - Sala 2

Sherida Livas

Vitor Cunha

David Lee

Rendá

20h - Sala 1

Rio de Jas

Li Lingerie

Theresa Montenegro

Marina Bitu

20h30 - Sala 2

Almerinda Maria

Lindebergue

Kallil Nepomuceno

Baba

21h - Sala 1

Upcycling - Enel

Ivanildo Nunes

Olé Rendeiras por Catarina Mina e QAIR Brasil

Senac Richelieu por Ivanildo Nunes

***Programação sujeita a alterações

 DFB também é palco de shows gratuitos - Multifacetado, o DFB Festival, apresentado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Cultura, com agradecimento à Enel Brasil e realizado pela Artesanias do Ceará, contará com shows gratuitos de atrações musicais nacionais e locais, como a banda Selvagens à Procura de Lei, Roberta Campos, Luiza Noel, Davi Cartaxo e outros. As apresentações acontecem no Palco Factory, com 28 metros e feito de sucata, montado na megaestrutura do festival.

 Confira a programação completa de shows:

 

Horários

Dia 25, quarta-feira

Dia 26, quinta-feira

Dia 27, sexta-feira

Dia 28, sábado

17h

DJ Thiago Camargo

Luiza Nobel 

DJ Isa Capelo

Two Notty

19h

Italo Azevedo

Benza

Juan

Doixton

21h

Roberta Campos

Mundo Livre S/A

Davi Cartaxo

Selvagens à Procura de Lei

***Programação sujeita a alterações

 

Renovando o compromisso com a formação, DFB proporciona talks e oficinas voltadas para Moda - Constituído por atrações para diversos eixos, o Festival também abrange um ciclo formativo de conhecimento e troca de vivências, com palestras e oficinas em parceria com o Senac-CE, Unifor, Haco e Associação Ceará Design. Assuntos como marketing digital, escrita criativa e jóias serão abordados. 


Com expectativa de receber cerca de 32 mil pessoas durante os quatro dias de evento, o DFB conta com programação 100% gratuita e é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de moda, design, administração, marketing e áreas afins.

 

Em 2022, o DFB continuará transmitindo os desfiles e palestras do Dragão Pensando Moda (DPM). Ainda haverá a DFBTV, um espaço no canal do festival no YouTube, com entrevistas e conteúdo inédito, aberto a todos. “Acredito que o formato híbrido é um caminho sem volta para o setor de grandes eventos. Ao mesmo tempo que amplifica o alcance de nossas ações, permite chegarmos a mais pessoas, utilizando diversas plataformas online”, destaca Cláudio Silveira, idealizador do evento.

 

Para ter acesso às palestras, inscreva-se em: https://bit.ly/3l74Uvd

 

Confira o line-up completo do cronograma de palestras – DFB e Dragão Pensando Moda:

 

QUARTA- FEIRA - 25

  • 13 horas às 13h30 - Café com Design Especial Empreendedorismo e Moda - Sala 2 - Apresentado por Associação Ceará Design;
  • 15 horas às 17h30 – Joalheria Contemporânea – Sala 2 (Senac) - Apresentado por Alice Floriano, Nathália Canamary e Antonio Rabello;
  • 16h às 17h30 - Estratégias e tendências para o futuro do marketing digital – Sala 1 (Mundo Unifor no DFB) – Apresentado por Vitor Peçanha;

 QUINTA-FEIRA - 26

  • 9 às 12 horas – A joia enquanto expressão artística - Um experimento sobre a joalheria contemporânea Espaço Senac Refference (Senac) - Apresentado Alice Floriano e Nathália Canamary;
  • 13 horas às 13h45 - Recomendações para uma moda brasileira sustentável - Sala 1 (Sebrae nacional) - Apresentado por Gustavo Narciso (Instituto C&A), Milena Prado (Dieese) e Verônica Couto (Sebrae nacional);
  • 14h30 às 16 horas - Connect Day - Talk tendências de consumo, sustentabilidade na moda e RFID: varejo inteligente - Sala 1 (Haco) - Apresentado por Airam Pagliosa (Santana Textiles), Fernanda Bock (Arezzo & Co) e Renato Jannuzzi Cecchettini (Inova Consulting);
  •  15 horas às 17h30 – Universo Digital – Sala 2 (Senac) – Apresentado por Lucas Leão e Valentino Kmentt;

SEXTA-FEIRA – 27

  • 9 às 12 horas – Mesa Redonda - Escrita criativa para a moda - Espaço Senac Refference (Senac) – Apresentado por Lucas Winck;
  • 15h às 17h30 – Ecossistema da moda – Sala 2 (Senac) – Apresentado por Itiana Pasetti, Adriana Tubino e Dudu Bertholini;
  • 16 horas às 17h30 – Moda e Sustentabilidade - Sala 1 (Mundo Unifor no DFB) - Apresentado por Flávia Aranha.

 SÁBADO – 28

  • 9 às 12 horas – Oficina de Ecossistema da Moda – Espaço Senac Refference (Senac) – Apresentado por Itiana Pasetti, Adriana Tubino e Dudu Bertholini;
  • 15 horas às 17h30 – Inclusão | Experiência de marca – Sala 2 (Senac) – Apresentado por Lilyan Berlim, Belly Palma e Denise Faertes (Fruto do Conde).

Sobre a Enel Distribuição Ceará - A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 148.826 km². A companhia possui cerca de 4,4 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e mais de 120 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui 156 mil quilômetros de rede elétrica no estado, distribuídos em alta, média e baixa tensão.

Sobre o Senac Ceará: O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, é referência em educação profissional em todo o país. Preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho, há mais de 74 anos, oferta aos trabalhadores e gestores mais de 800 cursos voltados à qualificação de mão de obra e soluções empresariais para o setor do comércio de bens, serviços e turismo.

Os cursos vão desde a formação básica até pós-graduação, passando por turmas de aprendizagem, de qualificação, de técnico e aperfeiçoamento. Têm como diferencial um modelo pedagógico focado na competência. Dessa forma, o aluno evolui, desde a formação inicial, passando pelo nível técnico até o superior, com maior flexibilidade – de acordo com a sua necessidade, disponibilidade ou amadurecimento.

Sobre a Cagece - A Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) completa 51 anos neste ano de 2022. Fundada em 1971, a companhia é uma empresa de economia mista com capital aberto que tem por finalidade a prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. A Cagece está presente em 152 municípios do estado, beneficiando cerca de 5,59 milhões de cearenses.


Sobre o Giga Mall - Com uma infraestrutura moderna e 70 mil metros quadrados de área construída, o gigante do atacado contará com mais de 1.000 lojas. O centro comercial contará com seis andares, um estacionamento coberto com vagas exclusivas para ônibus rodoviários, e áreas dedicadas para a operação de empresas de logística, garantindo aos revendedores praticidade no envio de suas compras. Além disso, dois andares serão de lojas, climatizados com ar-condicionado, com elevadores e escadas rolantes de alta capacidade. O empreendimento terá ainda mais três andares de estacionamento para automóveis e um espaço compartilhado para operações corporativas, com salas destinadas a escritórios, consultórios, clínicas e coworking.

 

Sobre a Vicunha - Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com mais de 50 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e sarja. Além de produtos inovadores, a empresa também é reconhecida pela sua atuação ética e transparente, fundamentada no respeito ao meio ambiente e à pluralidade de estilos, que estimula cada pessoa a expressar sua jeansidentity. Recentemente, aderiu ao Pacto Global da ONU, comprometendo-se com duas ODS, e tornou-se a primeira têxtil a integrar o projeto SouABR, de rastreabilidade do algodão.

 

O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

 

Sobre o DFB Festival - Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que entra em diálogo com a moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e, também, para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.

 

Serviço-DFB Festival 2022

  • Desta quarta-feira (25) a sábado (28 de maio)
  • Aterro da Praia de Iracema - Fortaleza (Ceará)
  • Instagram: @dfbfestival 
  • Inscrições para as palestras: https://bit.ly/3l74Uvd
  • Site: https://www.dfbfestival.com.br/
  • Entrada Gratuita para o evento (Sujeito a capacidade de lotação)
  • Entrada para os desfiles somente com convites físicos
  • Classificação indicativa: 12 anos


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...