Pular para o conteúdo principal

Fundação Edson Queiroz lança XX Doe de Coração


Setembro é o mês de estreitar os laços de solidariedade. Por isso, nada melhor do que participar da Campanha Doe de Coração. Desde 2003, o Movimento Doe de Coração, iniciativa da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), desenvolve ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância de ser doador de órgãos e tecidos. Em 5 de setembro começa a 20ª Edição da Campanha. O lançamento ocorrerá às 9h30, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Segundo a coordenadora da Doe de Coração 2022, professora e médica Elodie Hyppolito, a Campanha torna-se ainda mais relevante nesse momento Pós-Pandemia. 

- O trabalho de doação tem que ser perene, especialmente depois da Pandemia, que provocou uma queda no número de doações e transplantes”, relata Elodue Hyppolito.

Os números de doadores efetivos e de transplantes realizados em 2021 já apresentam um leve aumento em comparação a 2020, período em que houve uma queda brusca nos registros de doações e Transplantes de Órgãos e Tecidos no Ceará devido à Covid-19.

Segundo dados do IntegraSUS, Portal deTtransparência da Saúde do Ceará, neste ano o Estado obteve 133 doações efetivas e 937 transplantes até o mês de julho. Nos anos anteriores, foram registradas 97 e 83 doações efetivas em 2021 e 2019, respectivamente, no mesmo período. Quanto aos transplantes, foram 783 em 2021 e 434 em 2019.

Médica hepatologista e professora do curso de Medicina da Unifor, Elodie Hyppolito também integra Equipe de Transplantes de Fígado no Estado. Ela reforça a importância da campanha de doação de órgãos e tecidos, capitaneada pela Fundação Edson Queiroz.

- É uma campanha muito exitosa. Na verdade, a Doe de Coração é uma das principais Campanhas do Ceará. Ela é fundamental, um patrimônio não só da equipe de Transplantes, mas do povo cearense”, afirma.

Lançamento Oficial da Campanha - O Lançamento da XX Doe de Coração 2022 contará com a presença da coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, a médica Eliana Régia Barbosa. Ela ministrará palestra sobre a situação dos transplantes no Ceará pós-pandemia da Covid-19.

Participarão representantes da:
  • Fundação Edson Queiroz/Unifor.
  • Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE).
  • Central de Transplantes do Ceará.
  • Serviços de Transplantes dos Hospitais da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ainda no Encontro, a nova marca da Campanha será apresentada aos convidados. Neste ano, o redesenho traz a assinatura do artista plástico, designer gráfico e ilustrador Mario Sanders. Nascido em Aquiraz, o cearense atua no segmento das Artes desde 1980. Foi premiado no tradicional Salão de Abril e marcou presença em diferentes edições da Unifor Plástica.

Doe de Coração, com Amor e Afeto - Há cinco anos, Sanders usa a técnica do bordado como sua ferramenta de trabalho. Ao receber o convite para redesenhar a marca Doe de Coração 2022, não teve dúvidas sobre o que faria. 

- Quando recebi o convite da Unifor, foi fantástico. Porque não é só uma marca, é o retrato simbólico do evento. Então, logo pensei no coração, na natureza, na vida”, diz.

Foram 15 dias de desenvolvimento da marca, desde a ideia do coração, ao desenho do bordado e apresentação da peça. Segundo Sanders, seu processo criativo passa pelo método tradicional. Em vez da luz embaixo do tecido e o uso da caneta para fazer os traços, ele prefere o uso do papel carbono para o desenho na tela.

- Primeiro, a ideia. Depois, o desenho no papel. Daí, eu escaneio, levo para o computador, imprimo no papel, passo para a tela sob o carbono e assim faço o bordado. O bordado vai além do desenho, ele tem uma textura quase 3D”, explica.

Os trabalhos de Mario Sanders têm a ver com os questionamentos do dia a dia, o amor, os relacionamentos. Para ele, trazer a natureza, com a presença das flores e do beija-flor sob o formato de coração, foi algo mais afetivo. 

- O Jardim representa a questão de estar vivo, do sentimento e do tempo, mistura com a natureza e a sua beleza. Esta é a mensagem: doe de coração, com amor e afeto”.

Programação em setembro
- Durante o mês de setembro de 2022, a Doe de Coração realizará um ciclo de palestras entre 5 e 29, além de atividades em espaços públicos como Avenida Beira-Mar (24) e Parque Estadual do Cocó (25). Haverá sorteio de camisas, distribuição de folders, cartazes e outros materiais informativos para a população.

Ainda como parte da Programação, a Unifor terá atividades com a participação de profissionais da saúde e pacientes de Hospitais Públicos e Privados do Ceará, com os quais a Fundação Edson Queiroz firma parceria para amplificar as ações de estímulo à doação.

SERVIÇO-Lançamento da Doe de Coração 2022-Segunda-feira (5 de setembro de 2022), às 9h30. 
Auditório da Biblioteca Central da Unifor - Avenida Washington Soares, 1321-Edson Queiroz.

Ciclo de Palestras
  • Cinco de setembro, às 9h30 - A situação dos transplantes no Ceará Pós-Pandemia da Covid-19 com a doutora Eliana Barbosa, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará.
  • 14 de setembro de 2022, às 9h30 - O papel da enfermagem no pré e pós-operatório de transplantados com Mônica Studart, Coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na Videoteca do Centro de Convivência
  • 20 de setembro de 2022, às 9h30-Contexto do transplante hepático no Ceará: realidade e desafios com Ivelise Brasil, Médica no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)-Auditório A-4 (Bloco da Pós-Unifor).
  • 27 de setembro de 2022, às 9h30-Os desafios do transplante pediátrico Pós-Pandemia da Covid-19 com Denissa Mesquita, Médica-Cirurgiã do Setor de Transplantes do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e do Hospital Albert Sabin, no Auditório do Bloco H da Unifor.
  • 29 de setembro de 2022, às 9h30-Os efeitos das vacinas contra Covid-19 nos transplantados com Tainá Veras de Sandes Freitas, Médica Nefrologista do Serviço de Transplante Renal do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). no Auditório A-4 (Bloco da Pós-Unifor).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não