Pular para o conteúdo principal

Fundação Edson Queiroz lança XX Doe de Coração


Setembro é o mês de estreitar os laços de solidariedade. Por isso, nada melhor do que participar da Campanha Doe de Coração. Desde 2003, o Movimento Doe de Coração, iniciativa da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), desenvolve ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância de ser doador de órgãos e tecidos. Em 5 de setembro começa a 20ª Edição da Campanha. O lançamento ocorrerá às 9h30, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Segundo a coordenadora da Doe de Coração 2022, professora e médica Elodie Hyppolito, a Campanha torna-se ainda mais relevante nesse momento Pós-Pandemia. 

- O trabalho de doação tem que ser perene, especialmente depois da Pandemia, que provocou uma queda no número de doações e transplantes”, relata Elodue Hyppolito.

Os números de doadores efetivos e de transplantes realizados em 2021 já apresentam um leve aumento em comparação a 2020, período em que houve uma queda brusca nos registros de doações e Transplantes de Órgãos e Tecidos no Ceará devido à Covid-19.

Segundo dados do IntegraSUS, Portal deTtransparência da Saúde do Ceará, neste ano o Estado obteve 133 doações efetivas e 937 transplantes até o mês de julho. Nos anos anteriores, foram registradas 97 e 83 doações efetivas em 2021 e 2019, respectivamente, no mesmo período. Quanto aos transplantes, foram 783 em 2021 e 434 em 2019.

Médica hepatologista e professora do curso de Medicina da Unifor, Elodie Hyppolito também integra Equipe de Transplantes de Fígado no Estado. Ela reforça a importância da campanha de doação de órgãos e tecidos, capitaneada pela Fundação Edson Queiroz.

- É uma campanha muito exitosa. Na verdade, a Doe de Coração é uma das principais Campanhas do Ceará. Ela é fundamental, um patrimônio não só da equipe de Transplantes, mas do povo cearense”, afirma.

Lançamento Oficial da Campanha - O Lançamento da XX Doe de Coração 2022 contará com a presença da coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, a médica Eliana Régia Barbosa. Ela ministrará palestra sobre a situação dos transplantes no Ceará pós-pandemia da Covid-19.

Participarão representantes da:
  • Fundação Edson Queiroz/Unifor.
  • Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE).
  • Central de Transplantes do Ceará.
  • Serviços de Transplantes dos Hospitais da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ainda no Encontro, a nova marca da Campanha será apresentada aos convidados. Neste ano, o redesenho traz a assinatura do artista plástico, designer gráfico e ilustrador Mario Sanders. Nascido em Aquiraz, o cearense atua no segmento das Artes desde 1980. Foi premiado no tradicional Salão de Abril e marcou presença em diferentes edições da Unifor Plástica.

Doe de Coração, com Amor e Afeto - Há cinco anos, Sanders usa a técnica do bordado como sua ferramenta de trabalho. Ao receber o convite para redesenhar a marca Doe de Coração 2022, não teve dúvidas sobre o que faria. 

- Quando recebi o convite da Unifor, foi fantástico. Porque não é só uma marca, é o retrato simbólico do evento. Então, logo pensei no coração, na natureza, na vida”, diz.

Foram 15 dias de desenvolvimento da marca, desde a ideia do coração, ao desenho do bordado e apresentação da peça. Segundo Sanders, seu processo criativo passa pelo método tradicional. Em vez da luz embaixo do tecido e o uso da caneta para fazer os traços, ele prefere o uso do papel carbono para o desenho na tela.

- Primeiro, a ideia. Depois, o desenho no papel. Daí, eu escaneio, levo para o computador, imprimo no papel, passo para a tela sob o carbono e assim faço o bordado. O bordado vai além do desenho, ele tem uma textura quase 3D”, explica.

Os trabalhos de Mario Sanders têm a ver com os questionamentos do dia a dia, o amor, os relacionamentos. Para ele, trazer a natureza, com a presença das flores e do beija-flor sob o formato de coração, foi algo mais afetivo. 

- O Jardim representa a questão de estar vivo, do sentimento e do tempo, mistura com a natureza e a sua beleza. Esta é a mensagem: doe de coração, com amor e afeto”.

Programação em setembro
- Durante o mês de setembro de 2022, a Doe de Coração realizará um ciclo de palestras entre 5 e 29, além de atividades em espaços públicos como Avenida Beira-Mar (24) e Parque Estadual do Cocó (25). Haverá sorteio de camisas, distribuição de folders, cartazes e outros materiais informativos para a população.

Ainda como parte da Programação, a Unifor terá atividades com a participação de profissionais da saúde e pacientes de Hospitais Públicos e Privados do Ceará, com os quais a Fundação Edson Queiroz firma parceria para amplificar as ações de estímulo à doação.

SERVIÇO-Lançamento da Doe de Coração 2022-Segunda-feira (5 de setembro de 2022), às 9h30. 
Auditório da Biblioteca Central da Unifor - Avenida Washington Soares, 1321-Edson Queiroz.

Ciclo de Palestras
  • Cinco de setembro, às 9h30 - A situação dos transplantes no Ceará Pós-Pandemia da Covid-19 com a doutora Eliana Barbosa, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará.
  • 14 de setembro de 2022, às 9h30 - O papel da enfermagem no pré e pós-operatório de transplantados com Mônica Studart, Coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na Videoteca do Centro de Convivência
  • 20 de setembro de 2022, às 9h30-Contexto do transplante hepático no Ceará: realidade e desafios com Ivelise Brasil, Médica no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)-Auditório A-4 (Bloco da Pós-Unifor).
  • 27 de setembro de 2022, às 9h30-Os desafios do transplante pediátrico Pós-Pandemia da Covid-19 com Denissa Mesquita, Médica-Cirurgiã do Setor de Transplantes do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e do Hospital Albert Sabin, no Auditório do Bloco H da Unifor.
  • 29 de setembro de 2022, às 9h30-Os efeitos das vacinas contra Covid-19 nos transplantados com Tainá Veras de Sandes Freitas, Médica Nefrologista do Serviço de Transplante Renal do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). no Auditório A-4 (Bloco da Pós-Unifor).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a