Pular para o conteúdo principal



Fundação Edson Queiroz lança XX Doe de Coração


Setembro é o mês de estreitar os laços de solidariedade. Por isso, nada melhor do que participar da Campanha Doe de Coração. Desde 2003, o Movimento Doe de Coração, iniciativa da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), desenvolve ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância de ser doador de órgãos e tecidos. Em 5 de setembro começa a 20ª Edição da Campanha. O lançamento ocorrerá às 9h30, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Segundo a coordenadora da Doe de Coração 2022, professora e médica Elodie Hyppolito, a Campanha torna-se ainda mais relevante nesse momento Pós-Pandemia. 

- O trabalho de doação tem que ser perene, especialmente depois da Pandemia, que provocou uma queda no número de doações e transplantes”, relata Elodue Hyppolito.

Os números de doadores efetivos e de transplantes realizados em 2021 já apresentam um leve aumento em comparação a 2020, período em que houve uma queda brusca nos registros de doações e Transplantes de Órgãos e Tecidos no Ceará devido à Covid-19.

Segundo dados do IntegraSUS, Portal deTtransparência da Saúde do Ceará, neste ano o Estado obteve 133 doações efetivas e 937 transplantes até o mês de julho. Nos anos anteriores, foram registradas 97 e 83 doações efetivas em 2021 e 2019, respectivamente, no mesmo período. Quanto aos transplantes, foram 783 em 2021 e 434 em 2019.

Médica hepatologista e professora do curso de Medicina da Unifor, Elodie Hyppolito também integra Equipe de Transplantes de Fígado no Estado. Ela reforça a importância da campanha de doação de órgãos e tecidos, capitaneada pela Fundação Edson Queiroz.

- É uma campanha muito exitosa. Na verdade, a Doe de Coração é uma das principais Campanhas do Ceará. Ela é fundamental, um patrimônio não só da equipe de Transplantes, mas do povo cearense”, afirma.

Lançamento Oficial da Campanha - O Lançamento da XX Doe de Coração 2022 contará com a presença da coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, a médica Eliana Régia Barbosa. Ela ministrará palestra sobre a situação dos transplantes no Ceará pós-pandemia da Covid-19.

Participarão representantes da:
  • Fundação Edson Queiroz/Unifor.
  • Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE).
  • Central de Transplantes do Ceará.
  • Serviços de Transplantes dos Hospitais da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ainda no Encontro, a nova marca da Campanha será apresentada aos convidados. Neste ano, o redesenho traz a assinatura do artista plástico, designer gráfico e ilustrador Mario Sanders. Nascido em Aquiraz, o cearense atua no segmento das Artes desde 1980. Foi premiado no tradicional Salão de Abril e marcou presença em diferentes edições da Unifor Plástica.

Doe de Coração, com Amor e Afeto - Há cinco anos, Sanders usa a técnica do bordado como sua ferramenta de trabalho. Ao receber o convite para redesenhar a marca Doe de Coração 2022, não teve dúvidas sobre o que faria. 

- Quando recebi o convite da Unifor, foi fantástico. Porque não é só uma marca, é o retrato simbólico do evento. Então, logo pensei no coração, na natureza, na vida”, diz.

Foram 15 dias de desenvolvimento da marca, desde a ideia do coração, ao desenho do bordado e apresentação da peça. Segundo Sanders, seu processo criativo passa pelo método tradicional. Em vez da luz embaixo do tecido e o uso da caneta para fazer os traços, ele prefere o uso do papel carbono para o desenho na tela.

- Primeiro, a ideia. Depois, o desenho no papel. Daí, eu escaneio, levo para o computador, imprimo no papel, passo para a tela sob o carbono e assim faço o bordado. O bordado vai além do desenho, ele tem uma textura quase 3D”, explica.

Os trabalhos de Mario Sanders têm a ver com os questionamentos do dia a dia, o amor, os relacionamentos. Para ele, trazer a natureza, com a presença das flores e do beija-flor sob o formato de coração, foi algo mais afetivo. 

- O Jardim representa a questão de estar vivo, do sentimento e do tempo, mistura com a natureza e a sua beleza. Esta é a mensagem: doe de coração, com amor e afeto”.

Programação em setembro
- Durante o mês de setembro de 2022, a Doe de Coração realizará um ciclo de palestras entre 5 e 29, além de atividades em espaços públicos como Avenida Beira-Mar (24) e Parque Estadual do Cocó (25). Haverá sorteio de camisas, distribuição de folders, cartazes e outros materiais informativos para a população.

Ainda como parte da Programação, a Unifor terá atividades com a participação de profissionais da saúde e pacientes de Hospitais Públicos e Privados do Ceará, com os quais a Fundação Edson Queiroz firma parceria para amplificar as ações de estímulo à doação.

SERVIÇO-Lançamento da Doe de Coração 2022-Segunda-feira (5 de setembro de 2022), às 9h30. 
Auditório da Biblioteca Central da Unifor - Avenida Washington Soares, 1321-Edson Queiroz.

Ciclo de Palestras
  • Cinco de setembro, às 9h30 - A situação dos transplantes no Ceará Pós-Pandemia da Covid-19 com a doutora Eliana Barbosa, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará.
  • 14 de setembro de 2022, às 9h30 - O papel da enfermagem no pré e pós-operatório de transplantados com Mônica Studart, Coordenadora da Residência Multiprofissional em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na Videoteca do Centro de Convivência
  • 20 de setembro de 2022, às 9h30-Contexto do transplante hepático no Ceará: realidade e desafios com Ivelise Brasil, Médica no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)-Auditório A-4 (Bloco da Pós-Unifor).
  • 27 de setembro de 2022, às 9h30-Os desafios do transplante pediátrico Pós-Pandemia da Covid-19 com Denissa Mesquita, Médica-Cirurgiã do Setor de Transplantes do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e do Hospital Albert Sabin, no Auditório do Bloco H da Unifor.
  • 29 de setembro de 2022, às 9h30-Os efeitos das vacinas contra Covid-19 nos transplantados com Tainá Veras de Sandes Freitas, Médica Nefrologista do Serviço de Transplante Renal do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). no Auditório A-4 (Bloco da Pós-Unifor).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais