Pular para o conteúdo principal

Morre jornalista Tuno Vieira


Morreu neste domingo (25 de dezembro de 2022), no Hospital Regional Unimed Fortaleza, o jornalista Antônio Carlos (Tuno) Vieira de Sousa.  Ele estava internado há dois meses com problemas na próstata, estômago e nas costas. Tuno Vieira foi repórter fotográfico de O Povo, Diário do Nordeste e do Governo do Ceará. 

Tuno Vieira iniciou a carreira como repórter fotográfico em 1977, no O Povo. Em 1981, participou da fundação do Diário do Nordeste, ficando no jornal por quatro anos. Em 1990, retornou ao periódico do Grupo Edson Queiroz, onde atuou como repórter fotográfico por quase 30 anos, até se aposentar. Servidor público desde 1980, trabalhou por anos na Casa Civil e equipe de Comunicação da Secretaria de Agricultura do Ceará. Tuno é vencedor de quatro Prêmio Luciano Carneiro, da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e dois da Prefeitura de Fortaleza.

Deixa viúva dona Misa, órfãs as filhas Bruna, Carla e Roxana e sete netos.

  • Evilazio Bezerra - Meu irmão, camarada do Sindicato dos Jornalistas, colega de fotografia… Não sei nem por onde começar, minhas palavras serão poucas, mas antes de tudo: muito obrigado! Muito obrigado por ter me proporcionado tantas risadas no “Matou à Pauta” e nos encontros de confraternizações, você era alguém que transbordava alegria por onde passava e agora vai transbordar alegria lá em cima. Às vezes a vida é foda e nos pega de surpresa, mas você vai brilhar onde você estiver, não foi à toa que você partiu para o outro plano em um dia de simbolismo mundial, tinha que ser mesmo você nesse momento. Tuno, o seu último adeus foi sob forte emoção, com muita gente presente, muita gente mesmo, viu, que lhe amava e considerava. Vai na fé e fica na luz, irmão.
O velório e sepultamento de Tuno Vieira foi no Cemitério São João Batista na tarde deste domingo (25).

  • Lauriberto Braga - Um companheiro de pautas e pautas. Sempre presente. Alegre. Contador de causos. Torcedor do Fortaleza. Folião do Matou a Pauta, inclusive sendo motivo de boneco em 2016. Sempre Antônio Carlos Vieira.
Edson Queiroz autografa primeiro número do Diário do Nordeste (foto de Tuno Vieira)
  • André Lima -  Toinho era muito alegre, muito parceiro. Meu irmão de coração. Nós nascemos na mesma rua, moramos no Pirambu a vida toda. Para a Fotografia também é uma perda muito grande”.
  • LC Moreira - Meu amigo Toim como carinhosamente eu o chamava. Dividimos os horários de trabalho a noite no departamento fotográfico do Diário do Nordeste. Foi-se mais um grande amigo e fotógrafo. Que Deus o acolha ao Seu lado".
  • Jarbas Oliveira O Fotojornalismo Cearense está de luto hoje. O Querido Tuno Vieira (Antônio Carlos Vieira) partiu nesta madrugada! Alegre - era amante do Carnaval - companheiro comprometido com a profissão de Jornalista e do Fotojornalismo com atuação também no Sindicato, Tuno Vieira Vieira atuou por 40 anos. Autodidata, passou pelo Jornal O Povo e fez uma carreira extensa no Diário do Nordeste onde iniciou as atividades juntamente com o surgimento do próprio jornal e por lá se aposentou! Também foi Fotógrafo da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.
    Tuno viveu, viu e registrou a história recente do nosso Estado. Politica, Econômica, Social e Esportiva. Circulou por todo o Ceará. Como Fotógrafo no Governo (Casa Civil) acredito que começou a fotografar na época do governador Gonzaga Mota, já nos últimos suspiros do Regime Militar….De lá pra cá registrou praticamente quase todos os governadores e políticos importantes que tivemos e os bastidores do Poder, mas também vida, o cotidiano, as festas e as lutas do nosso povo! Trabalhei ao seu lado nos dois períodos que passei pelo Diário do Nordeste. Colecionou muitas histórias e muitos Amigos.Que descanse na Paz Tuno!,
  • Carla Soraya - No dia de Natal, a estrela do querido Tuno Vieira foi brilhar junto de Deus. Pessoa de coração maior que ele. Folião de primeira e que vai deixar muitas saudades. Seu sofrimento passou e vai poder descansar tranquilo. Muita luz para você, amigo Tuno! Sua alehria e suas histórias estarão sempre em nossos corações.
  • Erilene Firmino - O Tuno sempre foi magnífico. Demais em tudo.
  • Neila Fontenele - Grande figura. Uma pessos do vem. Leve e com ótimo humor. Que tristeza.
  • Cristiane Bonfim-O querido Tuno Vieira Vieira está em outro plano agora. Comigo deixa as lembranças de um colega incrível, sempre tão gentil e carinhoso. Tenho várias fotos que guardei do tempo em que trabalhamos juntos na mesma redação. A que mais gosto é esta de uma breve visita da minha família ao trabalho, que nem sempre era leve, mas que se tornava mais fácil com o bom humor e a simpatia desse repórter fotográfico que foi um incrível ser humano.
  • Levi Fonseca está se sentindo triste em Aquiraz, Ceara, Brazil. Meu amigo Tuno Vieira Vieira ,eu sempre vou ser grato a você, por ter me levado em agosto de 1977 para trabalhar no Jornal O Povo, e ter tido o prazer de desfrutar com pessoa de um caráter fora de série, e sempre com um bom humor 24 horas por dia. Que Deus te receba de braços abertos. Vou me despedir de você dizendo, mais uma vez muito obrigado meu amigo querido, e um até logo.
  • Fernando Brito-Mais um grande parceiro no Jornalismo que parte precocemente. Que Deus o receba com muita luz! Vái na paz, caro Tuno Vieira Vieira!
  • João Gomes Vieira está se sentindo de coração partido com Tuno Vieira Vieira.  25/12/2022: Hoje o dia amanheceu mais triste para nós mas, com certeza, acontecerá uma grande festa no céu para receber nosso querido Dalas. Grande amigo, grande ser humano. Realmente, uma grande perda para nós que tivemos o prazer de fazer parte do seu círculo de amizades. Siga em paz, meu amigo.
  • Samira de Castro-Nosso querido Tuno Vieira combateu o bom combate e foi descansar na luz. Escolheu o dia do nascimento do Menino Jesus para renascer noutro plano. Que a espiritualidade o receba de braços abertos. Nós do Sindjorce estamos muito tristes com sua partida. O Fotojornalismo cearense sente. Que bom que a vida nos proporcionou convivência no Diário do Nordeste e no Sindicato, AntoinCarlin. Na memória, nosso Matou a Pauta e nosso brinde da vitória. Aos amigos e familiares, meus sinceros sentimentos. Tuno, presente!
  • Mara Cristina - Deus escolheu o dia 25 de dezembro para acolher o Tuno em sua nova morada. Foi um guerreiro. A família agradece as vibrações positivas emanadas por amigos e conhecidos. Ele está em paz. A tristeza não habitava no coração do @tunovieiradn Perdemos um ser humano afetuoso e acolhedor. E a fotografia perde uma de suas referências. Vá em paz, companheiro.
  • Ludmila Wanbergna - Meu Deus, Mara! Não sabia da gravidade da situação de Tuno! Que Deus o receba na sua infinita misericórdia! Fizemos tantas pautas boas juntos! Sempre disposto a ajudar, cuidadoso e de sorriso no rosto.
  • Ednna Maria - O Tuno sempre foi uma pessoa excepcional. Bom caráter, amigo, sempre com um sorriso nos lábios. Não é porque ele partiu, é porque de fato, ele era uma daquelas pessoas raras e do bem. Vai ser sempre lembrado pelos colegas com carinho. Siga na mais pura luz Tuno. Que Deus o receba em sua glória eterna.
  • Gilson Barbosa - Soube há pouco do fato e lamentei saber que Antônio Carlos (para mim, sempre será Antônio Carlos!) perdeu sua batalha pela vida! Foi, por muitas vezes, meu companheiro de pautas em seguidas matérias que fizemos para o Diário do Nordeste em seus anos iniciais, especialmente as do Jornal dos Bairros, comandado pelo também saudoso Edmundo (Dedé) de Castro. Sempre uma pessoa simples, alegre, bem humorada, de quem sempre guardei boas lembranças! Que Deus receba o querido Antônio Carlos na eternidade e que conforte seus familiares neste momento tão particular e doloroso! Minhas sinceras condolências!! Descanse em paz, amigo!
  • Marcelo Perez Cabral - Trabalhamos juntos por 15 anos no DN. Pautas policiais na Capital e interior. Uma grande perda para o fotojornalismo cearense!!! Que Deus o receba e conforte sua família!!!
  • Enesia Neta - Meus sentimentos aos amigos e familiares do Tuno Vieira!! Ele sempre foi um guerreiro e muito querido por todos nós, sempre uma pessoa alto astral na sua passagem pela SDA!! Que Deus o receba em sua infinita bondade e misericórdia!!
  • Jéssica Petrucci - Uma pessoa querida demais! Que Deus o receba com muita paz e amor. Ficam as boas memórias das nossas pautas no DN.
  • Marta Bruno - Um grande companheiro de trabalho, sempre sorrindo e cuidadoso, afetuoso. Só boas lembranças desse amigo inesquecível. Que Deus o receba como um filho, com amor.
  • Beatriz Jucá - Tuno foi um companheiro de trabalho e um amigo muito querido. Rezei tanto por ele, pra que melhorasse. Recebi a notícia com muita dor. Que Deus o receba com toda a luz.
  • Thiago Gaspar dos Santos - Luz no caminho!
  • Carlos Silva - Mais um dos bons a nos deixar. Que descanse em paz e seja acolhido no lugar reservado aos melhores.
  • José Rosa Filho está com Tuno Vieira e José Mauri Melo. Ficamos amigos desde o tempo que ainda se chamava ANTONIO CARLOS e trabalhava com meu pai. Descanse TUNO e siga na luz que tanto você soube eternizar. #RIP
  • Beth Fontenelle-#LUTO-Que dia terrível! Nosso querido amigo Tuno Vieira, anjo do bem, amigo leal e sempre carinhoso conosco. Deixa um grandioso legado no fotojornalismo do Ceará. Amigo Jose Rosa Filho, hoje estamos de luto pela perda irreparável de Tuno Vieira! Descanse em Paz Anjo amigo Tuno ! Obrigada por tudo!
  • Sergio Lemos-Tuno Vieira, nos deixou hoje! Que Deus o receba com muito carinho e dê conforto a família. Descanse em paz.
  • André Capiberibe - Grande perda. Tuno sempre foi uma pessoa fantástica e do bem.
  • Angélica Martins - Uma  grande pessoa, um excelente  profissional. Vai deixar saudade, Antônio  Carlos (Tuno Vieira).
  • Fernando Vozão - Meu amigo Tuno Vieira (só te chamava de AntônioCarlos), você agora está na morada celestial. Sempre me lembrarei das nossas pautas, das conversas na Redação, dentro do carro de reportagem e às mesas dos locais de merenda, entre uma pauta e outra. O tua "gaitada" era, e sempre será, a marca registrada. Essa foto foi tirada no dia 1º de fevereiro de 2020, durante a confraternização do @sindjorce, realizada na sede da #Adufc. Você, @luciadaestrela7 (Lúcia Damasceno) e eu. Descanse em paz, companheiro. Deus, tenho certeza, te recebeu de braços abertos. Se puder, faz umas fotos aéreas daí de cima e manda pra gente.
  • Lúcio Filho - Recebi a triste notícia de que o amigo @tunovieiradn foi fotografar a eternidade. Estava lutando pela vida! Descansou e agora vai nos fotografar de onde estiver. Lembrar do Tuno era viver festa. Um pouquinho do Matou a Pauta, lá por volta de 2014, 2015 ou 2016. Fica com Deus amigo! Daqui vamos rezar por você.
  • Paulo Cezar Karam - Meu amigo, você nos deixou muito cedo.

Miguel Portela -


Erika Fonseca - 

https://www.facebook.com/reel/878908316480195

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não