Pular para o conteúdo principal



Prefeitura lança portal Visit Fortaleza e apresenta projeto Nômades Digitais

Turistas e fortalezenses contam com um novo espaço digital para saber como aproveitar melhor a cidade. 

No lançamento, receberam o Selo Nômade Digital os estabelecimentos Hotel Villa Mayor, Planet Coworking, Barraca Santa Praia, Cactos Coworking, Change Turismo, Hotel Sonata de Iracema e Área 42 Coworking (Foto: Tainá Vasconcelos)

A Prefeitura lançou, nesta terça-feira (11/07), no hotel Gran Marquise, o portal Visit Fortaleza. Na ocasião, também foi apresentado o projeto Nômades Digitais, criado, por meio de parceria entre Setfor e Instituto do Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), para ajudar um segmento crescente de viajantes que priorizam a flexibilidade de trabalho e a independência de localização. O portal foi desenvolvido por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor).

Visit Fortaleza

Com um design leve, descontraído e responsivo, o novo portal do turismo de Fortaleza traz diversas seções, como Beira-Mar, Gastronomia, História e Cultura, Compras e Pet Friendly. Em todas elas, o internauta irá encontrar dicas de como desfrutar experiências na cidade, como passeios de veleiro, caminhadas pela Beira-Mar, restaurantes, atividades náuticas, museus e muito mais. A agenda cultural da cidade também estará presente, sempre atualizada com os eventos que podem interessar turistas e fortalezenses.

De acordo com o prefeito José Sarto, o novo portal e o projeto Nômades Digitais são ações que se somam a outros esforços da Prefeitura de Fortaleza para consolidar a cidade com um destino cada vez mais lembrado por quem viaja. “São iniciativas que fortalecem a promoção do turismo em Fortaleza, fornecendo informações e incentivos para os visitantes usufruírem da Cidade, desfrutando de uma ótima experiência. O turismo é um importante vetor da nossa economia e nosso objetivo é atrair cada vez mais viajantes, a lazer ou a trabalho, aquecendo o comércio e serviços, gerando emprego e renda”, afirmou o prefeito.

O secretário do Turismo, Alexandre Pereira, destacou que o novo portal vem para ser mais um canal de promoção da nossa cidade. “Além de completo, ele ficou também muito atrativo, o que faz toda a diferença na hora de o turista navegar. No momento em que o turista visita nossa página, já estamos vendendo a cidade e prometendo uma viagem de sonhos. Essa é uma ferramenta fundamental no nosso trabalho de divulgação de Fortaleza”, observou o gestor.

Régis Medeiros, diretor do Hotel Villa Mayor e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), considera o portal um importante meio para o crescimento do turismo em Fortaleza. "Além de contribuir para que o turista decida aonde ir, o portal faz o turista usar mais os serviços disponíveis, porque ele passa a saber que existem, consequentemente ele gasta mais dinheiro, usa mais serviços e é melhor para toda a economia da nossa cidade", disse.

Nômades Digitais

O projeto Nômades Digitais surgiu para atender a um nicho cada vez maior dentro do turismo: o dos profissionais que trabalham on-line e podem morar onde quiserem, sem as limitações que um expediente presencial impõe. Estabelecimentos que queiram receber o Selo Nômade Digital devem atender a determinados critérios que viabilizam o trabalho on-line de qualidade, como internet de alta velocidade, atendimento bilíngue e desconto para longa estadia (no caso de hotéis) e espaços de coworking.

“Fortaleza se coloca no cenário como uma cidade global, preparada para as novas demandas do século XXI. O projeto Nômades Digitais nasceu da necessidade de impulsionar novas formas de trabalho, através da mobilidade geográfica, e possibilitar um novo estilo de vida, por meio do intercâmbio de experiências. Queremos atrair pessoas do mundo todo para viver essa cidade de economia crescente e criativa, cultura diversa e povo acolhedor", declarou Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor.

"O mundo pós-pandemia criou uma cultura do trabalho remoto, que já existia, mas não era tão forte. Com isso, muitas pessoas começaram a buscar aliar a vida profissional com a pessoal. O projeto Nômades Digitais vem para atender a esse público”, explica Alexandre Pereira. “Fortaleza está se preparando para receber ainda melhor esses profissionais e precisamos divulgar isso. Já estamos visitando os estabelecimentos para avaliar as condições e certificar os que atendem aos critérios necessários. Os estabelecimentos certificados ficarão em uma lista dentro do site Visit Fortaleza para que o visitante possa saber antecipadamente onde se hospedar e em que locais terá condições de trabalhar na cidade", explicou Alexandre Pereira.

No evento de lançamento, receberam o Selo Nômade Digital os estabelecimentos Hotel Villa Mayor, Planet Coworking, Barraca Santa Praia, Cactos Coworking, Change Turismo, Hotel Sonata de Iracema e Área 42 Coworking.

Para Vicente Queiroz, fundador do Área 42 Coworking e Tech Hub, um dos estabelecimentos que recebeu a chancela, o Selo Nômade Digital é um importante instrumento de divulgação de espaços e de incentivo a boas práticas. "A gente ficou muito feliz de fazer parte desse projeto bem inovador, que já vem sendo testado, e que aqui em Fortaleza tem tudo para dar muito certo. Eu acho que é fantástico podermos estar juntos, participando e crescendo junto", celebrou.


*Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...