Pular para o conteúdo principal

Arquivo Nirez

Arquivo Nirez para 16 de outubro na História do Ceará:


  • 1867 - Toma posse o bacharel Pedro Leão Veloso, no cargo de Presidente da Província do Ceará.
  • 1917 - Iniciados os trabalhos de retirada dos trilhos de trens da Avenida Tristão Gonçalves, no centro da cidade.
  • 1920 - Funda-se, em Fortaleza, o Centro de Estudos Juvenal Galeno, que se chamaria posteriormente Academia dos Novos.
  • 1920 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 56 anos de idade, o compositor e maestro cearense de fama internacional Alberto Nepomuceno. Foi o introdutor do nacionalismo em nossa música. É autor da música do Hino do Ceará, com versos de Tomás Pompeu Lopes Ferreira (Tomás Lopes). Nascera a 6/7/1864, em Fortaleza, em casa na Rua Senador Pompeu. Hoje é nome de avenida no centro de Fortaleza e Patrono na Academia Cearense de Letras - ACL.
  • 1925 - Aparece em Fortaleza, a Tipografia Popular, da firma Silva & Companhia, dos sócios Otávio da Silva Costa e Jaime Sisnando, na Rua Floriano Peixoto, 278 (antigo).
  • 1927 - Aparece em Fortaleza o jornal O Figurino, que tem como redatores Elias Malmann e Walter Pompeu de Sousa Magalhães.
  • 1930 - São destituídos todos os prefeitos e dissolvidas todas as câmaras municipais.
  • 1933 - Sai o primeiro número do jornal Diário Oficial, do Governo Estadual. Já existia, como pode ser visto anteriormente, uma lei do governo Matos Peixoto criando a Imprensa Oficial, mas não concretizada.
  • 1937 - Morre em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o bacharel em Direito Antonino da Cunha Fontenele (Antonino Fontenele), catedrático, ex-diretor da Escola Normal. Era cearense de Viçosa do Ceará, onde nascera a 23/3/1863. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 21 anos de idade, o acadêmico de Direito Haroldo de Abreu Torres (Haroldo Torres), poeta e romancista colaborador de vários jornais. Fundador do Centro Cearense de Cultura e sócio do Grêmio Literário José de Alencar. Nascera em Fortaleza em 8/9/1916.
  • 1938 - Inaugurado, na Praia de Iracema, o restaurante Balneário Atlântico, de propriedade de José Jereissati & Filho.
  • 1939 - Morre o comerciante Patrício Coelho de Araújo, proprietário da loja A Ideal, e irmão de Aprígio.
  • 1947 - Fundada a Associação Cearense de Estudos Pedagógicos.
  • 1948 - O Diário Oficial do Município 4386 publica a Lei 76, do dia 11, denominando de Travessa Coronel Luís Hortêncio, uma via entre as a Rua Guilherme Rocha, Rua São Paulo, Rua Padre Mororó e Rua Agapito dos Santos.
  • 1949 - Pela primeira vez, Fortaleza vê saltos de paraquedistas. Renato Rugai e Odair das Dores saltam de um avião a 500 metros e a 1000 metros, sendo observados, entre outros, pelo governador Faustino de Albuquerque e Sousa, sendo registrados, cinematograficamente, por Paulo Silva Sales.
  • 1950 - Inaugurado em Parangaba o Bar e Sorveteria O Afonso, de propriedade do comerciante Afonso Paula de Sousa.
  • 1952 - Encontrado o avião DC-3 da Aerovias que se encontrava desaparecido, incendiado, no município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.
  • 1952 - Após visita a vários equipamentos da Cidade, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima sofre um acidente após uma procissão na Praça José de Alencar, quando é transportada em uma cadeira sobre uma camioneta, cai quebrando-se, tendo que voltar a Portugal para ser consertada, interrompendo assim sua visita ao País.
  • 1958 - Morre o gráfico Lindolfo Sebastião de Sousa, aposentado que prestou seus serviços nos Diários Associados e no O Nordeste.
  • 1966 - Morre, vítima de trombose, aos 71 anos de idade, o ex-vereador Humberto Albano Teófilo, cearense de Fortaleza nascido em 30/6/1895. Foi sepultado no Cemitério de Parangaba.
  • 1966 - Lançado, em Fortaleza, o primeiro número da "Revista Comemorativa", da Imprensa Oficial do Ceará.
  • 1967 - Lançamento, no Theatro José de Alencar, do livro A Constituição do Brasil ao Alcance de Todos, de autoria do senador Paulo Sarasate Ferreira Lopes.
  • 1968 - Morre o desembargador José Jucá Filho, aos 65 anos de idade, cearense de Quixadá nascido em 10/2/1903. Era pai de João Nogueira Jucá, o herói do incêndio da Casa de Saúde César Cals em 1959.
  • 1971 - Inaugurada a Loja Oca, de Gervásio Pegado, na Avenida Santos Dumont nº 1901, especializada em móveis domésticos. A fita inaugural foi cortada pela primeira dama Marieta Cals.
  • 1971 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho e o governador César Cals de Oliveira Filho inauguram a Praça Nossa Senhora do Loreto, na Avenida Borges de Melo em frente à Base Aérea de Fortaleza.
  • 1975 - Morre, às 17h30, vítima de derrame cerebral, aos 51 anos de idade, na Casa da Saúde São Raimundo, o advogado José Miramar da Ponte, catedrático de Direito Processual Civil, do Curso de Direito da UFC, Procurador Judicial do Ceará e ex-Secretário de polícia e da Administração, no Governo Plácido Castelo, cearense de Sobral nascido a 7/12/1923. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Existe hoje uma rua em sua homenagem no Henrique Jorge e João XXIII.
  • 1981 - Inaugurada a primeira etapa da Avenida Parque Pajeú, trecho compreendido entre a Avenida Dom Manuel, a Rua Pinto Madeira e a Vila Romero, na Avenida Visconde do Rio Branco. Nada tem a ver com a avenida antes projetada e anunciada, que atravessaria o Centro da Cidade. Nela estão várias esculturas.
  • 1981 - Os primeiros agraciados recebem a Medalha do Mérito Educacional Paulo Sarasate foram o senador Carlos Mauro Cabral Benevides e os deputados federais Evandro Ayres de Moura, Paulo Lustosa, Iranildo Pereira de Oliveira e Leorne Menescal Belém de Holanda.
  • 1983 - Morre, vítima de infarto, quando trabalhava, o conhecido fotógrafo Leocácio Ferreira da Silva, criador de uma das máquinas panorâmicas que registrou tantos aspectos de Fortaleza. Nascera em Bonito, PB, em 13/1/1912.
  • 1987 - Inaugura-se, às 20 horas, a sede própria do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Fortaleza, na Rua Perboyre e Silva, 111, Edifício Alvorada, 12º andar (cobertura). Hoje chama-se Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza - Sindilojas.
  • 2002 - Inaugurado no distrito de Garrote, em Caucaia, o Santuário da Santa Edwirges, com missa rezada pelo padre Adair Ramos. A iniciativa foi do político e empresário Ernani de Queirós Viana (Ernani Viana) e família, com esculturas de Dioclécio Soares Diniz (Bibi).
  • 2004 - Os números de telefone fixo de Fortaleza e do Interior do Ceará contam com mais um dígito, ficando com um total de oito algarismos. Para completar as chamadas, é adicionado o algarismo ‘‘3’’ à frente do número pré-existente. Por exemplo, o telefone 281-6949 passa a ser 3281-6949. A mudança atinge 800 mil linhas da Telemar no Estado.
  • 2005 - A atleta cearense de Paracuru, Silvana Lima sagra-se bi campeã, ao derrotar a niteroiense Juliana Guimarães na última etapa do Super Surf 2005, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). Ela atingiu 3.720 pontos.
  • 2008 - Com a bênção do pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, padre Clairton Alexandrino, é inaugurada, com 11 metros de altura, a Estátua de Santa Edwiges, na frente da Igreja que tem seu nome, que tem como pároco o padre Manuel de Castro Ferreira, na Avenida Presidente Castello Branco (Leste-Oeste), no bairro Moura Brasil. A construção da estátua levou quase três meses e foi resultado de projeto do vereador Willame Correia, que também esteve presente ao evento. A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Executiva Regional - I, contratou o artista Franciné Macário Diniz para construir a imagem.
  • 2013 - Toma posse, como titular na cadeira 31 da Academia Cearense de Letras - ACL, Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa, sendo saudada pela acadêmica Regine Limaverde. A solenidade foi na sede da Academia, na Rua do Rosário,1, no Palácio da Luz.
  • 2015 - Morre, em Fortaleza, vítima de infecção generalizada, após anos de padecimento pelo mal de Alzheimer, o produtor e locutor Juarez Silveira, que por muitos anos apresentou o programa “Pássaro da Madrugada”, que marcou época. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Juarez era natural de Acarape do Meio, onde nascera a 3/11/1930.
  • 2019 - Falecimento do funcionário aposentado do DNOCS, Ésio Mavignier. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Valdivino 1688, onde é rezada a missa de corpo presente às 14h30, sendo sepultado às 16 horas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Iguatemi Bosque recebe Caravana de Natal da Coca-Cola

Com cinco caminhões iluminados e muita festividade, o Shopping Iguatemi Bosque recebe neste sábado (9 de dezembro de 2023), a partir das 17h30, a caravana de Natal da Coca-Cola. A Caravana percorre todo o país e Fortaleza é uma das cidades escolhidas para celebrar esse momento.  A partir das 18 horas, a caravana vai sair do Shopping, e começa trajeto que percorrerá as principais avenidas da cidade com paradas na Praça Portugal, Avenida Beira-Mar e Estátua de Iracema. A execução do Projeto tem iniciativa da Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil com atuação em 70% do território nacional (Regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás). - É uma alegria imensa sermos o ponto de partida local dessa tradição de Natal não só para a nossa cidade, mas para todo o País. O Iguatemi Bosque é um grande incentivador de projetos que levam a magia e a emoção que só o Natal tem, e celebramos mais um ano como parceiros, recebendo a caravana da Coca-Cola em nosso

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Iguatemi Bosque recebe Caravana de Natal da Coca-Cola

Com cinco caminhões iluminados e muita festividade, o Shopping Iguatemi Bosque recebe neste sábado (9 de dezembro de 2023), a partir das 17h30, a caravana de Natal da Coca-Cola. A Caravana percorre todo o país e Fortaleza é uma das cidades escolhidas para celebrar esse momento.  A partir das 18 horas, a caravana vai sair do Shopping, e começa trajeto que percorrerá as principais avenidas da cidade com paradas na Praça Portugal, Avenida Beira-Mar e Estátua de Iracema. A execução do Projeto tem iniciativa da Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil com atuação em 70% do território nacional (Regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás). - É uma alegria imensa sermos o ponto de partida local dessa tradição de Natal não só para a nossa cidade, mas para todo o País. O Iguatemi Bosque é um grande incentivador de projetos que levam a magia e a emoção que só o Natal tem, e celebramos mais um ano como parceiros, recebendo a caravana da Coca-Cola em nosso