Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste sábado (17 de agosto de 2024), para:
- 59 anos da jornalista Dora Freitas
- 43 anos de Emmanuel Santos
- Jornalista Diego Moraes
- Radialista Talvânio Barbosa Pereira
- Jefyson Maciel
- Alexandre Felix
- Jamil Cezar Moreira Feitosa
- Ana Magalhães
- Ciro Inacio Viana
- Vasnir Aquino
- Germano Fonteles
- Pedro Gadelha
Arquivo Nirez para 17 de agosto na História do Ceará:
- 1704 - Nomeado capitão-mor do Ceará, João da Mota, substituindo Jorge de Barros Leite.
- 1746 - Toma posse o capitão-mor Francisco de Miranda Costa.
- 1822 - Ficam concluídas as obras da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, pelo coronel de engenheiros Pedro José da Costa Barros. Um quadrado com quatro baluartes, guarnecida de 27 peças.
- 1826 - Aprovado o plano do Farol do Mucuripe, por Dom Pedro, sendo aberto o edital de concorrência a três de novembro, mas a construção só se iniciou em 1840, ficando pronto em 1846.
- 1893 - Assume interinamente a direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, o engenheiro Lúcio Freitas do Amaral.
- 1903 - Fundado, em Fortaleza, o grêmio Amadores Fotográficos.
- 1912 - Demitido, da diretoria da Escola de Aprendizes Artífices, Sebastião Cavalcante, sendo substituído por Joaquim Lino da Silveira Filho.
- 1934 - Chega em Fortaleza José Américo de Almeida, ex-Ministro da Viação e embaixador do Brasil no Vaticano.
- 1940 - Morre, no Pensionato Eduardo Salgado, em Fortaleza, o advogado Flávio Livino de Carvalho, que se formara em direito no ano anterior. Nascera em Fortaleza a 12/8/1918. Era filho do magistrado Carlos Livino de Carvalho, presidente da Corte de Apelação do Estado. É sepultado no dia seguinte.
- 1940 - Inaugurado em Fortaleza, na Rua Conde D’Eu, 484, o Café e Leiteria Itacolomy, da firma Vilemar Lopes & Companhia.
- 1942 - O Departamento de Informação e Propaganda - DIP divulga uma nota sobre o torpedeamento, em águas brasileiras, dos navios mercantes nacionais Aníbal Benévolo, Araraquara, Araras, Baependi e Itagibe.
- 1945 - Chegam, a bordo do navio Itaimbé, e são festivamente recebidos na Ponte Metálica, os primeiros 30 pracinhas (expedicionários) cearenses dos que lutaram na Itália.
- 1951 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o tenente coronel aviador Adamastor Beltrão Cantalice, substituindo o também tenente coronel aviador Geraldo Guia de Aquino, que deixara o comando em 27/4/1951.
- 1957 - Em Fortaleza a Miss Brasil, Terezinha Morango, que veio paraninfar a turma do Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva - CPOR.
- 1962 - Toma posse, na Academia Cearense de Letras - ACL, na cadeira 32, o contista José Maria Moreira Campos, pelo falecimento de José Waldo Ribeiro Ramos, sendo saudado por Joaquim Braga Montenegro.
- 1969 - O Fortaleza Esporte Clube vence o Campeonato Cearense de Futebol ao derrotar o Ceará Sporting Club por 1x0, em partida realizada no Estádio Presidente Vargas.
- 1973 - O empresário Clóvis Braga Rolim (Clóvis Rolim) recebe o título de Cidadão Cearense, na Assembleia Legislativa, sendo saudado pelo deputado Aquiles Peres Mota. Clóvis Rolim era paraibano.
- 1974 - Morre, aos 65 anos, o advogado e desportista Lourival Correia Pinho deputado constituinte em 1934. Nascera no Iguatu a 08/7/1909. No Parque Manibura há uma rua com seu nome.
- 1975 - A nadadora cearense Hedla Lopes é convocada para os VII Jogos Universitários.
- 1975 - Morre, em Washington, EUA, aos 64 anos incompletos, vítima de enfarte, o ex-governador do Ceará, Raul Barbosa, que foi o primeiro presidente do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, e ocupava, nos Estados Unidos, o cargo de Diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Nascera a 19/8/1911 em Fortaleza. É hoje nome de avenida no Meireles, São João do Tauape e Alto da Balança.
- 1984 - Entregue a Medalha do Mérito de Exportação do Centro de Exportadores do Ceará, ao vice-governador José Adauto Bezerra de Menezes, ao superintendente de operações do Banco do Brasil em Fortaleza, José Magno de Leão Brasil e ao industrial Francisco Anastácio Carneiro.
- 1984 - Na Casa de Juvenal Galeno é aberta a II Mostra de Fotojornalismo do Ceará, dentro da III Semana Nacional de Fotografia, com 68 trabalhos de repórteres fotográficos de Fortaleza.
- 1985 - Morre, aos 74 anos de idade, o empresário Antônio Gomes Guimarães (Antônio Guimarães), vítima de parada cardiorrespiratória, sendo sepultado no dia 19.
- 1985 - O jornalista Nelson Faheina recebe, na Câmara Municipal de Fortaleza, o título de Cidadão de Fortaleza.
- 1985 - Empossado na Coordenação do Projeto Rondon em Fortaleza, José Ribamar Aguiar Júnior.
- 1992 - Morre em Fortaleza, no Hospital das Clínicas, vítima de câncer, aos 74 anos de idade, o veterano da Segunda Guerra Mundial, reformado do Exército Valdemiro Alves da Silva, cearense de Fortaleza, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista.
- 2000 - Inaugura-se, em Maranguape, por iniciativa da fábrica de aguardente de cana Ypioca, da família Teles, o Museu da Cachaça, reunindo documentos, maquinário e garrafas, com visitação pública de 3ª feira a Domingo. O local é o da fábrica, fundada em 1846.
- 2001 - Toma posse a nova diretoria do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará para o triênio 2001-2004. A eleição, com chapa única intitulada Radialista Paulo Roberto Sabino, encabeçada pelo presidente da instituição, Aderson Maia Nogueira, aconteceu no último dia 14/7/2001, na capital e nas quatro delegacias do interior. A chapa atingiu um quórum de 80,17% de votação, com aceitação de 98,22% deste total.
- 2001 - Fortaleza ganha o primeiro forno crematório, para cremação humana, que atenderá todo o Norte e Nordeste. A inauguração do forno aconteceu à tarde e como demonstração foi cremado 1/4 de boi. Moacir Pinto Filho, proprietário do Jardim Metropolitano, onde o crematório está funcionando, afirma que a cremação será realizada num tempo médio de uma hora e meia. Ao lado do crematório foram construídos 144 cinzários, urnas onde poderão ser depositadas as cinzas caso a família não queira levá-las consigo.
- 2006 - Três chapas lutam pelo comando da Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC, vencendo a chapa que tem por presidente o empresário Roberto Proença de Macedo do Grupo J. Macedo, eleito, no início da tarde, para dirigir a Fiec, para um mandato de quatro anos. A posse acontece no próximo dia 18 de setembro. Concorreram ao cargo os empresários Hermano Franck e Orlando Carneiro de Siqueira. O novo dirigente da FIEC, que é o nono durante os 56 anos da instituição, assume no lugar de Jorge Parente Frota Júnior, que deixa a presidência da entidade após dois mandatos consecutivos de quatro anos cada. A nova diretoria da FIEC é composta ainda por Ivan Rodrigues Bezerra, como primeiro vice-presidente, tendo também Carlos Roberto Carvalho Fujita, Pedro Alcântara Rego de Lima e Wânia Cysne Medeiros Dummar (Wânia Dummar), como demais vice-presidentes; Afonso Taboza Pereira, como diretor Administrativo; Álvaro de Castro Correia Neto, como diretor Financeiro; José Moreira Sobrinho, como diretor Administrativo Adjunto; e José Carlos Braide Nogueira da Gama, como diretor Financeiro Adjunto.
- 2006 - Concedida a Medalha Dom Pedro II ao escritor Amarílio Cavalcante que ingressa assim na Ordem Dom Pedro II no grau de grande oficial . por ter contribuído para o fortalecimento, progresso, desenvolvimento e credibilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará perante a sociedade cearense, tendo defendido e apoiado a causa bombeirística de forma honrosa e digna. Nesta data foram agraciados com a Medalha do Mérito Bombeiro Militar as personalidades Humberto Cavalcante, Sérgio Cavalcante e Amarílio Cavalcante e ainda com a Machadinha simbólica Ricardo Cavalcante. A medalha do Mérito Bombeiro Militar é um pré-requisito para a personalidade que se empenham na significativa contribuição na defesa e proteção da vida e pela cultura preservacionista seja avaliada para ingresso na ordem Dom Pedro II.
- 2012 - Inaugurado oficialmente o Hospital da Mulher, que já vinha funcionando desde o dia 2/7/2012, com a presença do ministro da saúde Alexandre Padilha que representou a presidente Dilma Rousseff. Localizado em um terreno de 70.746 metros quadrados com área construída de 26,4 mil metros quadrados, é dividido em quatro blocos, administração, consultórios, pronto-atendimento, centro de parto normal, centro cirúrgico, centro de imagens, laboratório de análises, centro de terapias integrativas e complementares e um centro de referência em saúde para mulheres em situação de violência doméstica e sexual. O hospital tem 184 leitos sendo 10 leitos de UTI neonatal, 16 leitos de UTI neonatal médio risco e 10 leitos de UTI adulto.
- 2012 - O ministro do Superior Tribunal de Justiça - STJ, Francisco César Asfor Rocha (César Rocha) recebe, à tarde, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Fortaleza a mais alta comenda da casa, a Medalha Boticário Ferreira, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Brasileira. Na mesma ocasião, o carioca Benedito Gonçalves, também ministro do STJ, recebe o título de Cidadão de Fortaleza.
- 160 anos a morte do político, tradutor, poeta e publicista maranhense Manuel Odorico Mendes-mais conhecido por ser autor das primeiras traduções integrais para português das obras de Virgílio e Homero, foi também precursor da moderna tradução criativa.
- 90 anos do nascimento do pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor acreano João Donato.
- 45 anos da fundação da Associação Nacional de Jornais-ANJ.
- 40 anos da morte do pintor e professor fluminense Orlando Teruz.
- Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.





Comentários
Postar um comentário