Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta terça-feira (27 de agosto de 2024), para:
- 53 anos da jornalista Ethel de Paula (foto)
- 43 anos do jornalista Francisco Roberto Leite de Almeida (foto com jornalista Helaine Oliveir).
- Radialista Francisco Messias Alencar da Silva
- Radialista Leandro Silva de Sousa
- Maria Di Pontes
- Rafael Menezes
- Maria Monteiro
- Leandro Sousa
- Matheus Santos
- Jefferson Dantas
- Fabiano Costa
- 1868 - Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque é o novo Presidente do Ceará a partir desta data.
- 1892 - Assume o primeiro Presidente eleito do Ceará, coronel José Freire Bezerril Fontenele (General Bezerril).
- 1905 - Morre, em Fortaleza, o advogado, comerciante, construtor e industrial Antônio Francisco de Paula (Major Quixadá), que ficou assim conhecido por haver um seu homônimo e ele ter residido em Quixadá. Nascera em Fortaleza em 18/4/1830.
- 1920 - Inaugura-se, nos Correios, o serviço de Colis Postaux, com a primeira remessa que chegou do Rio de Janeiro, de onde foi despachada no dia 21. A Empresa de Correios e Telégrafos - ECT iniciara o serviço de Colis Postaux em 1900.
- 1928 - A Secretaria de Polícia e Segurança Pública - SPSP inicia sua mudança, para o prédio da Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, onde esteve a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Hoje o prédio é ocupado pelo Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
- 1929 - Chegam a Fortaleza os jangadeiros cearenses Bernardino Fernandes do Nascimento e José Isidoro de Sousa, na jangada Sete de Setembro, fazendo o “raide” Aracati-Belém. Prosseguem viagem no dia 29.
- 1933 - Entram no Campo do Prado para disputar a partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol, o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club, saindo vencedor o primeiro pelo escore de 2x1, sagrando-se o Fortaleza Esporte Clube Campeão.
- 1944 - Surge a Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, formada por pintores, desenhistas e escultores cearenses, que se juntaram ao grupo do Centro Cultural de Belas Artes. O primeiro presidente foi coronel médico Manuel Machado.
- 1944 - Às 9 horas, é inaugurado, na Praça José de Alencar, em frente à Igreja do Patrocínio, o marco comemorativo da Semana do Papa, trazendo à frente um medalhão com a efígie do Papa Pio XII, trabalho do escultor italiano, aqui radicado, Agostino Balmes Odísio (Agostinho Balmes Odísio), proprietário da Oficina Artística São João Bosco, na Avenida Francisco Sá, 2076, no Jacarecanga. Na reforma da Praça José de Alencar na administração do prefeito Lúcio Alcântara o monumento foi retirado e sumiu.
- 1945 - Morre em Fortaleza, aos 77 anos de idade, o advogado Francisco Carlos Rodrigues, ex-secretário do Liceu do Ceará.
- 1946 - Falece, às 19h50, aos 86 anos de idade, no Pensionato Eduardo Salgado, a abolicionista professora de música Elvira Eugênia Correia de Pinho (Elvira Pinho), irmã dos valorosos militares Odilon, Francisco e Dabir Benévolo. Era cearense de Maranguape nascida a 12/7/1860. Foi sepultada no Cemitério de São João Batista, onde usaram da palavra na ocasião Hugo Victor Guimarães, Mozarina Ciarlini, Fernanda Lopes de Mattos Brito (Fernanda Brito), Raimundo Araújo e Eliseu Lima. Hoje é nome de rua no Montese.
- 1947 - Morre, aos 43 anos de idade, o engenheiro civil José de Oliveira Pombo, do quadro do Sindicato dos Gráficos.
- 1950 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o professor, político e jornalista Guilherme Moreira da Rocha, ex-diretor do Liceu do Ceará e ex-professor do Colégio Militar de Fortaleza. Cearense de Fortaleza nascido a 4/2/1865. Hoje é nome de rua no Bairro de Fátima.
- 1952 - O Diário Oficial do Município 29 publica a Lei 500, do dia anterior, que dá ao Abrigo Central o nome de Abrigo 3 de Setembro, homenagem à Guarda Civil de Fortaleza fundada naquela data em 1880. A proposta foi do vereador Francisco de Paula Holanda.
- 1953 - Abre-se, às 19h30, o II Salão dos Novos, patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, no recinto da Ceará Gás Butano, na Rua Major Facundo, 737, com os artistas: A. Ferreira, Cleusa, Daisy Montenegro, Nilo de Brito Firmeza (Estrigas), F. Costa, Heloísa Ferreira Juaçaba (Heloísa Juaçaba), Ysis, Joaquim Arrais (J. Arrais), J. B. Santiago, Lúcia Santiago, Mara, Myria, Alfredo Arme de Mustafa, Maria de Castro Firmeza (Nice), Raimundo José Melo, Rita Maria e Florisvaldo Mendes.
- 1953 - Instala-se, às 20h30, na sede da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, na Rua Liberato Barroso, 758, a Escola de Belas Artes do Ceará, estabelecimento de ensino superior.
- 1954 - Instalação do Lions Clube de Fortaleza, o primeiro do Ceará.
- 1954 - Coroada, no Centro Massapêense, após bingo dançante em benefício da Casa do Jornalista, a eleita Rainha da Imprensa, a senhorita Mirian Duarte Matos, pelo então presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI, Perboyre e Silva que a saudou em nome dos jornalistas cearenses.
- 1962 - Fundada a Cerbrasa - Representação, Importação e Venda de Abrasivos e Materiais Para Fins Industriais, tendo como sócios Mário Gurjão Pessoa e Raimundo Abud. Posteriormente chamou-se “Tiamil”.
- 1962 - Assume o cargo de diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS o engenheiro Genival Barbosa Guimarães, substituindo Joaquim José Bentes Rodrigues Colares (Bentes Colares).
- 1980 - A ampliação do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, “Castelão”, inaugura-se, passando a comportar 120 mil pessoas. A inauguração do placar eletrônico foi no dia 8/9/1984.
- 1984 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o agropecuarista e ex-deputado estadual, Jerônimo Alves de Araújo, cearense de Ipueiras nascido em 24/2/1905.
- 1989 - O Ceará Sporting Clube vence partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol, derrotando o Tiradentes por 2x0 no Estádio Plácido Aderaldo Castelo, “Castelão”, sagrando-se Campeão.
- 1992 - Morre, às 4h50, aos 70 anos de idade, o poeta, jornalista e novelista Durval Aires de Menezes, na Santa Casa de Misericórdia. Era membro da Academia Cearense de Letras - ACL. Era cearense de Juazeiro do Norte, onde nascera no dia 13/2/1922.
- 1999 - Incêndio de grandes proporções destrói a Planície Plásticos, loja localizada na Rua Castro e Silva.
- 1999 - Morre às 22h20, na Igreja das Fronteiras, onde morava, no Recife, PE, aos 90 anos de idade, Dom Hélder Pessoa de Torres Câmara (Dom Hélder Câmara), fundador e primeiro presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e arcebispo emérito de Olinda e Recife. O velório é aberto na madrugada do dia seguinte, na igreja, atendendo a pedido do religioso. Também de acordo com sua vontade, seu corpo é sepultado na Sé de Olinda, ao lado de Dom José Lamartine, que foi seu bispo auxiliar. Nascera em Fortaleza, Ceará, no dia 7/2/1909.
- 2002 - O ex-presidente do Fortaleza Sporting Club, José Nestor Falcão Filho, 52 anos, falece, à tarde, em consequência de insuficiência cardíaca. Falcão, que era aposentado, foi conselheiro do clube no período de 1985 a 1986.
- 2008 - O presidente da seção cearense da Associação Brasileira de Advogados -ABA-Ce, Gladson Mota, assume, como membro da Academia Municipalista de Letras do Estado do Ceará-Amlece, na cadeira que tem como patrono o jurista José Martins Rodrigues. A solenidade é realizada na Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 1).
- 2011 - Morre, vítima de insuficiência cardio-respiratória, o médico gastrenterologista Guinardo Garcia Studart (Guinardo Studart), sendo sepultado às 17 horas no cemitério Parque da Paz. Nascera em Fortaleza em 5/4/1934.
- 95 anos do nascimento do escritor estadunidense Ira Levin.
- 90 anos do nascimento da cantora e compositora fluminense Sylvia Telles.
- 62 anos da instituição do Código Brasileiro de Telecomunicações-Lei que garantiu a reserva do horário das 19 às 20 horas para a série radiofônica "A Voz do Brasil" de veiculação obrigatória — exceto em fins de semana e feriados nacionais — em todas as emissoras de Rádio do Brasil.
- 50 anos da morte do cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues.
- 25 anos da mMorte do bispo católico cearense Dom Hélder Câmara-foi arcebispo emérito de Recife e Olinda, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário