Pular para o conteúdo principal



Leite Materno ajuda a salvar vidas de bebês internados no HGWA


A pequena Maria Vitória, de pouco mais de um mês, foi bastante planejada pela família. Mas a bebê acabou nascendo antes da hora, com 27 semanas e seis dias. Após o parto, ela foi transferida da maternidade para o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e está internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) desde o dia 29 de junho. A mãe, a agricultora Maria Jaisa Araújo, de 24 anos, ainda não consegue amamentar a filha, mas entende a importância do leite materno para a saúde da menina.

- Estou todos os dias aqui, não consegui ir para casa sem ela. A amamentação tem sido uma fase boa, quero que ela saia, que consiga fazer a pega. Normalmente eu tiro o leite na sala de ordenha, ela usa o necessário e também acabo doando para outros bebês internados. O leite é como se fosse um remédio, é uma vida”, afirma.

Jaisa foi uma das mães participantes de atividade de conscientização realizada no HGWA por ocasião do Agosto Dourado, mês em que se busca disseminar informações que destaquem a importância da amamentação. “Gostei muito da programação, ajudou principalmente as mulheres que não tem tanto leite. Pretendo amamentar ela até quando ela quiser”, diz Jaisa.

O Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (Cetip) do HGWA tem capacidade para 24 bebês na Utin, além de ser um posto de coleta de leite materno. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por ano, cerca de 6 milhões de vidas são salvas com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida dos bebês.

A coordenadora de enfermagem do Cetip, Yohanna Monteiro, destaca a importância de realizar uma programação durante o mês comemorativo: 

- Esse ano a campanha vem muito voltada também para o debate em torno da redução das desigualdades sociais. Vários estudos comprovam que quanto menor a renda familiar, menor o tempo que essa mãe mantém o filho no aleitamento. Muitas vezes essas mulheres não têm apoio no ambiente familiar e isso dificulta a adesão”, pontua.

Yohanna salienta que a amamentação aumenta o vínculo entre mãe e bebê. 

- A falta de conhecimento atrapalha muito o processo da amamentação, muitas pesoas não sabem os benefícios que essa prática traz para mãe e filho. Na programação, trabalhamos toda a questão educacional, a seguridade social, que as mães têm, principalmente as mães dos bebês prematuros, os auxílios que essas mães possuem, mostrando as possibilidades desse amparo. São orientações de questões emocionais, sociais, de saúde, que são feitas durante todo o ano e ressaltadas durante o mês de agosto para toda a população do hospital”, diz.

A terapia ocupacional, além de ter feito parte da programação, é um serviço diário oferecido às mães e aos bebês internados no HGWA. Viviane Coutinho, terapeuta ocupacional, conta que neste mês foi feita uma oficina onde as mães falavam uma palavra que representasse a amamentação para elas.

- Surgiram várias palavras lindas como gratidão, amor, carinho, amor, vida, cuidado, proteção, entre outras. Observamos de cada uma como essa palavra é ampla e importante”. Ela complementa: o trabalho ocupacional de atividades diárias também ajuda a mostrar a importância da amamentação. “Focamos desde o posicionamento do leito, do banho, estimulando sensorialmente, no acalento e na conexão entre mãe e bebê. Uma técnica também é utilizar a música e a massagem relaxante, para que as mães consigam relaxar um pouco do cotidiano e facilitar o fluxo do leite materno“.

A nutricionista Fernanda Fernandes, que acompanha os bebês internados na unidade, lembra que o leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida de um bebê. Ele oferece todas as proteínas (inclusive as de ação imunológicas), vitaminas, minerais, gorduras, água, enzimas e muitos outros nutrientes necessários para o desenvolvimento dos bebês. Para os prematuros, de maior perfil de internação no HGWA, a nutrição é de grande importância para desenvolvimento adequado, principalmente do desenvolvimento do trato gastrointestinal e do sistema nervoso.

- Dentro desse quadro de desenvolvimento de um bebê prematuro, o leite materno vem não apenas oferecer todos os nutrientes necessário para o ganho de peso, mas também oferta os nutrientes fundamentais e necessários para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso central e na maturação do trato gastrointestinal, melhorando a formação da imunidade do recém-nascido, diminuindo a ocorrência de enterocolites, prevenindo possíveis alergias alimentares, além de outros benefícios que são universais do aleitamento materno”, informa.

“Padrão ouro”: O leite materno é chamado de alimento “padrão ouro” devido a esses inúmeros benefícios que proporciona. A nutricionista diz ainda que o alimento oferece quantidades adequadas de proteínas, gorduras e micronutrientes (vitaminas e minerais) para o desenvolvimento saudável do bebê.

- Além disso, existem compostos no leite materno que facilitam a digestão, como é o caso das enzimas, compostos que ajudam na formação da imunidade como as imunoglobulinas presentes no leite materno, contém os oligossacarídeos que irão agir como prebióticos que interagem com a Microbiota Intestinal e aumentam o crescimento de bactérias benéficas para o intestino do bebê, diminuindo o risco de enterocolites, alergias alimentares e doenças autoimunes, além de ter papel fundamental no desenvolvimento cerebral”, afirma a nutricionista.

Apoio para as mães: 
Algumas dificuldades fazem com que as mães não consigam amamentar. Para quem está passando por esse momento, mas que tem o desejo de amamentar, o ideal é procurar apoio e orientação profissional. Para as mães com seus bebês ainda hospitalizados, a orientação e o apoio vem das equipes multidisciplinares, que oferecem não apenas as informações técnicas, mas também apoio emocional.

- Muitas mamães não conseguem amamentar devido ao estresse mesmo. É um contexto muito complexo e difícil para essas mulheres, estar com seu bebê internado em uma UTI, por exemplo. Então as equipes fazem esse papel de cuidar, informar, orientar essas mamães, de forma que ela consiga melhorar sua produção de leite e amamentar ao seio ou tirar o leite materno para o seu bebê”, explica Fernanda Fernandes.

A equipe multidisciplinar do HGWA conta com médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicóloga.

O HGWA recebe as mães e bebês para ajudar nesse momento tão desafiador. A mãe pode procurar o hospital, localizado na Rua Pergentino Maia, 1559, e na recepção, informar que veio para atendimento no Posto de Coleta de Leite Humano e/ou Sala de Ordenha. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Caso não tenha possibilidade de deslocamento, elas podem ligar para o número (85) 3116.8325 e tirar as dúvidas com as técnicas de enfermagem.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...