Pular para o conteúdo principal



Forum dos Secretários de Minas e Energia

Seinfra representa o Ceará em Fórum Nacional dos Secretários de Minas e Energia, realizado no Pecém*

Referência nacional em ações de fomento à transição energética e a um futuro mais sustentável, o Ceará recebeu nesta quinta-feira (14), pela primeira vez, uma reunião do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FME), entidade que visa auxiliar, desenvolver, gerir, organizar e planejar projetos e estudos de interesse dos estados brasileiros. A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) representou o Estado no evento, realizado no Complexo do Pecém.

A 7ª Assembleia Geral Ordinária/2024 do FME contou com a presença de secretários de 12 estados brasileiros, além do Ceará, que foi escolhido como anfitrião desta edição. O secretário da Infraestrutura do Estado, Hélio Winston Leitão, participou da abertura do evento e destacou o compromisso do governo cearense com a transição energética e com projetos sustentáveis para o Brasil.

“O Fórum possui papel fundamental para o aperfeiçoamento e a ampliação da política de minas e energia de todo o Brasil, através de ações que visam beneficiar os segmentos empresariais, as instituições do setor público e privado e, em especial, toda a sociedade brasileira. Agradeço aos secretários que vieram ao Ceará para tratar de pautas tão relevantes e para conhecer os nossos projetos, como o Hub de Hidrogênio Verde. Estamos comprometidos com a transição energética e com o desenvolvimento sustentável”, disse o secsecretário.

Durante as pautas do dia, a reunião contou com apresentações do presidente do Fórum, o secretário de Energia, Mineração e Gás do Amazonas, Ronney Peixoto; do presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo; do presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Miguel Nery; e do vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Ceará (Sindienergia-CE), Renato Felipe. Representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), e da Associação Núcleo Universitário de Pesquisas, Estudos e Consultoria (Nupec) também apresentaram pautas relacionadas ao setor.

Hub de Hidrogênio Verde

Não à toa, a reunião aconteceu no Complexo do Pecém, local que receberá, nos próximos anos, o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, iniciativa que visa transformar o Estado em um fornecedor global de hidrogênio e amônia verde, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e industrial do Brasil. Os seis pré-contratos já assinados somam investimentos de US$ 24 bilhões e devem dobrar o número de empregos no Complexo, que atualmente é de 80 mil.

“Tivemos a oportunidade de apresentar o projeto de implantação do Hub de Hidrogênio Verde e outras ações de infraestrutura no Complexo do Pecém. Pudemos, ainda, compartilhar um pouco da nossa trajetória e detalhar nossos projetos para os próximos anos. Esse Fórum é uma excelente oportunidade para discutir novas ideias e soluções para os desafios de infraestrutura e transição energética que o País enfrenta. Foi uma satisfação receber o evento aqui, no Pecém, e ver o grupo entusiasmado com as transformações do setor que estão por vir.”, destacou Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.

Após a reunião, os participantes visitaram o terminal portuário do Pecém e o projeto piloto de Hidrogênio Verde da EDP, responsável por produzir, no Complexo do Pecém, a primeira molécula de H2V do Ceará, em janeiro de 2023. Para o vice-presidente do Sindienergia-CE, Renato Felipe, o evento foi importante para conhecer as demandas e desafios do setor energético, assim como uma oportunidade para apresentar as ações do setor no Estado do Ceará.

“Tivemos a oportunidade de apresentar, para os secretários de outros estados brasileiros, como temos nos posicionado para contribuir, por meio de nossas empresas associadas, com as demandas de energia voltadas para o hidrogênio verde, além de apoiar o processo de transição energética de forma abrangente. Atualmente, o setor de energia gera aproximadamente 50 mil empregos diretos, e estamos continuamente alinhando nossas estratégias com a indústria, o governo e a academia para maximizar as oportunidades disponíveis”, pontuou.

Sobre o FME

O FME tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da política de minas e energia do Brasil, considerando os interesses das diferentes unidades e regiões da federação, dos segmentos empresariais, das instituições do setor (públicas e privadas e, fundamentalmente, da sociedade brasileira.

Com representantes de todos os estados brasileiros e Distrito Federal, o Fórum tem como representante, no Ceará, o secretário executivo de energia e telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Dickson Araújo. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...