Arte Cearense ganha destaque no maior Congresso de Educação Católica no Brasil.
Eposição 'Há Mar', do artista visual Ivan Guimarães, será uma das atrações da EXPOANEC em Fortaleza.
Fortaleza é palco desta quartaa-feira (2) a sexta-feira (4/7/2025), do VII Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), na celebração de seus 80 anos de fundação. O evento reúne mais de 2.500 congressistas do Brasil e da América Latina, contará com 300 estandes expositores e oferece mais de 80 horas de formação, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
A ANEC, que hoje reúne 901 Escolas associadas e 117 Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, é referência nacional na articulação entre Educação, Espiritualidade e Compromisso Social. Entre os destaques culturais e educativos da Expoanec, está a Exposição 'Há Mar', do artista visual e sociólogo Ivan Guimarães, com curadoria de Francisco Ivo e Jane Ivo.
A presença da mostra reafirma a importância da arte como linguagem essencial no processo formativo, trazendo à tona temas como existência, resistência e fluidez da vida, em diálogo direto com a Natureza, a Cultura e a Memória do povo brasileiro.
Nascido no Litoral Leste do Ceará, na cidade histórica de Aracati, Ivan Guimarães traduz em suas obras as paisagens, cores e experiências de sua infância junto ao mar. A exposição Há Mar convida o público a um mergulho sensível nos mares do Ceará e do Brasil, articulando linguagens como pintura em relevo, xilogravura, colagem, óleo e pastel — técnicas, que evocam tanto o fazer ancestral quanto a contemporaneidade poética da Arte Nordestina.
Com o tema “Há Mar – Educar, Cuidar e Esperançar”, a Exposição integra o espaço de convivência da EXPOANEC como uma proposta de contemplação e reflexão sobre o papel da arte no desenvolvimento humano. A curadoria destaca, que Cultura e Educação caminham juntas na construção de sentido, cidadania e beleza, ampliando o repertório de todos aqueles, que, como educadores, também são cultivadores da esperança.
A participação da mostra no evento representa não apenas o reconhecimento da força criativa das artes visuais, mas também a valorização do vínculo entre arte, espiritualidade e formação integral — valores, que perpassam o propósito da educação católica no Brasil e que estarão no centro das discussões do Congresso.
A Exposição 'Há Mar' estará aberta à visitação durante todos os 3 dias da Expoanec, sendo um dos espaços mais convidativos à pausa e à contemplação no meio da intensa programação do Congresso.
Serviço
- Exposição 'Há Mar', de Ivan Guimarães
- Curadoria: Francisco Correia Ivo e Janne Mary Fonseca Ivo
- Tema: Educar, Cuidar e Esperançar.
- No VII Congresso Nacional de Educação Católica
- De quarta (2) a sexta (4/7/2025).
- Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
- Visitação gratuita para os participantes do Congresso.
Comentários
Postar um comentário