O Instituto Cultural Iracema, realiza, nesta sexta-feira (21.11), às 18h30, Cortejo dos Maracatus de Fortaleza, celebração, que integra as ações alusivas ao Dia da Consciência Negra. O desfile terá como ponto de partida a Ponte dos Ingleses e seguirá até o Centro Cultural Belchior.
O evento, que conta com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Coppir), reúne grupos tradicionais de Maracatu da capital, reforçando a importância da cultura afro-brasileira e dos patrimônios imateriais que compõem a identidade cultural da cidade. Ao final do cortejo, haverá a tradicional coroação das rainhas.
Participam desta edição:
- Maracatu Nação Pici.
- Maracatu Corte Imperial.
- Maracatu Rei de Paus.
- Maracatu Vozes da África.
- Maracatu Solar.
- Maracatu Nação Iracema.
- Maracatu Nação Baobab.
- Maracatu Leão de Ouro.
- Maracatu Axé de Oxóssi.
- Maracatu Az de Ouro.
- Maracatu Obalomí.
- Maracatu Rei Zumbi.
- Maracatu Nação Palmares.
- Maracatu Nação Fortaleza.
- Maracatu Rei do Kilombo.
A realização contempla a Lei Ordinária 10.771/2018, que institui o Projeto “Dia 25 é Dia de Maracatu” no Calendário Oficial de Eventos de Fortaleza, fortalecendo políticas públicas de valorização das tradições populares. A atividade soma-se também às ações alusivas ao Dia da Consciência Negra — feriado instituído pela Lei 14.759/2023, fruto da articulação entre o Governo Federal, o parlamento e movimentos sociais — reafirmando a centralidade da cultura e da história afro-brasileira na construção do país.
Maracatu de Fortaleza
É reconhecido oficialmente como Patrimônio Imaterial da Cidade desde 2016, estando registrado nos três livros previstos no capítulo VI da Lei do Patrimônio de Fortaleza — Saberes, Celebrações e Formas de Expressão — conforme Decreto 13.769, de 14 de março de 2016
Serviço
Maracatu de Fortaleza
É reconhecido oficialmente como Patrimônio Imaterial da Cidade desde 2016, estando registrado nos três livros previstos no capítulo VI da Lei do Patrimônio de Fortaleza — Saberes, Celebrações e Formas de Expressão — conforme Decreto 13.769, de 14 de março de 2016
Serviço
- 25 é Dia de Maracatu | Especial Dia da Consciência Negra.
- 21/11 (sexta-feira), a partir das 18h30.
- Cortejo da Ponte dos Ingleses ao Centro Cultural Belchior.
- Aberto ao público
Comentários
Postar um comentário