Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 abre inscrições para Oficina de Turbantes Afro.
Gratuita, a oficina acontece no dia 24 de janeiro com a artesã e gestora da Xica Pilica. Para participar das 25 vagas, basta inscrever-se no formulário online.
Integrando as atividades da programação do Ciclo Ceará Carnavalesco 2026, uma realização da Secult Ceará, será realizada a oficina de Turbantes Afro, no sábado (24/1/2026), de forma gratuita, na sede do Grupo Criat, às 9 horas, no bairro Bom Jardim. Para participar, os interessados deverão efetuar sua inscrição por meio do formulário online, Google Forms: https://forms.gle/rowm9wRRvWyesKrn6, com disponibilidade para 25 participantes.
Ministrada por Neide Rodrigues (foto), artesã, figurinista e idealizadora e gestora da marca Xica Pilica, cria turbantes e acessórios autorais inspirados em vivências e rodas de diálogo com coletivos de mulheres. Especialista em produção de eventos e criação carnavalesca, atua como mentora em qualidade de produto e projetos de economia criativa, unindo ancestralidade, educação popular e empreendedorismo.
Este ano, o ciclo traz como tema “Entre cantigas e cortejos, mulheres ecoam a ancestralidade!”, uma homenagem a duas mulheres que representam a força, a resistência e a riqueza da cultura afro-brasileira no Ceará: Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira.
O Ciclo Carnavalesco 2026 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), em parceria com o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares e produção da EnCena Produções.
Serviço
- Oficina de Turbantes Afro
- Sábado (24/1/2026), às 9 horas
- Grupo Criart-Rua Maranguape, 385-Bom Jardim-Fortaleza/CE
- Ministrante: Neide Rodrigues
- 25 vagas.

Comentários
Postar um comentário