Pular para o conteúdo principal



Felicidades-14.março

Felicidades do Blog do Lauriberto, neste sábado (14/3/2026), para os jornalistas:

  • 71 anos de Francisco Assis Pereira (foto).

  • 66 anos de Aureliano Ramos.

  • 30 anos de Rafael Araújo (foto).

  • 29 anos de Taynara Braga (foto).
  • Rodrigo Osterne (foto).
  • Radialista Francisco Marcos de Oliveira Nunes.
  • Radialista Marcelo Lopes Tavares.
  • 74 anos de Getúlio A. de Oliveira Arrais.
  • 73 anos de Consuêlda Andrade Azevedo.
  • 69 anos de Henrique Gondim.
  • 68 anos de José Carlos.
  • 68 anos de Francisco de Assis Bernardo de Souza.
  • 64 anos de Augusto César Diógenes.
  • 55 anos de Jaelsom Gurizada.
  • 45 anos de Kleber Martins.
  • 36 anos de Thalita Cath.
  • 35 anos de Thalia Nascimento.
  • 30 anos de Gustavo Neto.
  • Alcileide Carvalho Alves.
  • Eric Diniz Campêlo.

  • Weiber Xavier (foto).
  • Stela Salles (foto).
  • Cecília Bichucher (foto).
  • Daniel Arruda (foto).
  • Amélia Dotz (foto).

Arquivo Nirez para 14 de março, na História de Fortaleza.

  • 1777 - Empossado o 10º Ouvidor Geral do Ceará, José da Costa Dias e Barros.
  • 1885 - Começa a circular em Fortaleza um jornal com o nome de “Parafuso”.
  • 1892 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho, substituindo o 1º tenente José Tomás Lobato de Castro.
  • 1903 - Publicada, em Fortaleza, a Revista Boemia dos Novos, literária, com Redação de Vicente de Arruda Gondim ( V. de Arruda Gondim), José Clodoveu de Arruda Coelho (Clodoveu Coelho) e Meira Filho. Era mensal e impressa na Tipografia Minerva.
  • 1912 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Repórteres, primeira entidade da classe jornalística no Ceará, de duração efêmera. Instalou-se no dia 23.
  • 1914 - O Governo da República decreta intervenção no Estado do Ceará, nomeando para Interventor o coronel Fernando Setembrino de Carvalho, comandante da guarnição Federal, que assumiu no dia 15.
  • 1925 - Aparece a firma Alves, Medeiros & Companhia, importadora, na Rua Major Facundo nº 114, tendo como sócios Antônio Augusto Alves, Paulo Hortêncio de Medeiros e Myrtil Meyer.
  • 1926 - A Light inaugura o trecho de linha de bondes que vai da Praça Fernandes Vieira até a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, com o nome de Jacarecanga, indo pela Rua Guilherme Rocha e Avenida Philomeno Gomes, fazendo ponto nesta e voltando pelo mesmo caminho.
  • 1927 - Suspensas as obras do Viaduto Lucas Bicalho (Ponte dos Ingleses), que vinha sendo construído pela firma inglesa Norton Griffiths & Co., Ltda., que construiu apenas 255 metros de estacadas com 100 metros de estrado.
  • 1930 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 43 anos de idade, o cônego Plínio Teixeira Pequeno, cearense de Icó nascido, a 27/11/1886.
  • 1943 - O atleta Carlos Silva Freitas vence a Prova Heroica dos 5 mil metros de nado.
  • 1944 - Suicida-se, saltando do sexto andar do Edifício Diogo, o jovem José Borges Farias, funcionário da “Ceará Light”.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, o ex-Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, cujo corpo foi trasladado para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde ficou exposto à visitação pública, sendo em seguida sepultado na Cripta da Catedral em construção. Nascera em Salvador-Bahia, em 14/3/1876. Hoje seu nome está em avenida no centro de Fortaleza.
  • 1952 - Eleição para escolha das Diretoria, Conselho Fiscal e a Comissão de União e Defesa da Classe do Centro Médico Cearense. Com o resultado: Presidente - Silvio Ildeburque Leal (Sílvio Leal); Vice-Presidente - Paulo de Melo Machado (Paulo Machado); 1º Secretário - Washington Carneiro Baratta Monteiro (Washington Barata); 2º Secretário - Adalberto Studart Filho; Tesoureiro - Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves (Geraldo Gonçalves); Bibliotecário - Ricardo Gouveia. Conselho Fiscal - José Ribeiro da Frota, Eliezer Studart da Fonseca e Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço). Comissão de União e Defesa da Classe: - Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), João Luís de Oliveira Pombo, Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba); José Carlos Ribeiro e Livino Virgínio Pinheiro (Livino Pinheiro).
  • 1962 - O governador do Estado, José Parsifal Barroso desapropria terreno na Aldeota pertencente a Carlos Gracie, residente no Rio de Janeiro, localizado entre a Rua Deputado Moreira da Rocha, Rua Silva Paulet, Rua Tenente Benévolo e Avenida Barão de Studart, para construção no local, do Palácio da Abolição.
  • 1966 - O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Ceará é fundado, com sede no Palácio do Comércio, 2º andar, sala nº 1.
  • 1968 - Muda de comando o 23º Batalhão de Caçadores-23BC, quando assume o coronel João Olímpio Filho, rio-grandense do norte.
  • 1973 - Toma posse, na Secretaria de Segurança Pública, o coronel José Aragão Cavalcante.
  • 1974 - Morre o desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho, cearense de Ipu nascido a 2/1/1899.
  • 1975 - Entregue ao povo de Fortaleza a nova Avenida José Bastos, abrangendo da Carapinima até a General Osório de Paiva; passando pela Rua Augusto dos Anjos e também a segunda etapa do 4ª Anel Viário de Fortaleza.
  • 1975 - Às 17 horas é inaugurado o Centro de Recursos Naturais Engenheiro Agrônomo José Guimarães Duque, com área de 131 mil metros quadrados, projeto do arquiteto Jorge Neves, construído pela Gama Engenharia.
  • 1975 - Recebem, na Academia Cearense de Letras, das mãos do governador César Cals de Oliveira Filho, a Medalha José de Alencar, os intelectuais, tabelião Cláudio Martins e historiador Raimundo Girão.
  • 1975 - Inauguradas, mais duas escolas em Fortaleza. Às 9h30, o Grupo Escolar Dona Ilza Diogo, no Conjunto Nova Assunção; e às 16 horas, a Escola Integrada Dr. César Cals, na Rua Domingos Olímpio.
  • 1979 - Criada, pela Lei 10.249, a Secretaria de Comunicação Social, que teve como primeiro secretário o jornalista cearense José Rangel Araújo Cavalcante (Rangel Cavalcante), radicado na época em Brasília.
  • 1982 - Morre em Fortaleza, aos 89 anos de idade, o médico José Leite Maranhão, ex-prefeito de Fortaleza, cujo sepultamento ocorre no Parque da Paz. Era nascido no distrito de Coité, no Município de Milagres, em 10/8/1894.
  • 1983 - A Praça Murilo Borges é inaugurada, ao lado do edifício do Banco do Nordeste de Brasil-BNB, entre a Rua da Assunção, Rua Pedro I e Rua Floriano Peixoto, iniciativa do próprio banco que adquiriu e demoliu as casas que ali ficavam. Hoje o prédio pertence à Justiça. O arquiteto foi Otacílio Teixeira Lima Neto.
  • 2002 - Visto em Fortaleza, pelo astrônomo Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona), o cometa Ikeya-Zhang, que será visto até 5/4.
  • 2014 - Encontrado morto por uma paulada, com a cabeço envolta em um saco plástico, Djanir Pinheiro Landim, que foi Rei Momo de Fortaleza nos anos 1994 a 1998 e em 2009. Ele era aeroviário e trabalhou vários anos no Aeroporto Pinto Martins.
  • 2015 - O jornalista Luciano Diógenes morre. Foi jornalista do “Correio do Ceará”, dos Diários Associados, trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS e publicou o livro “Os Sete Pecados da Capital”. Por muitos anos publicou o livro “Personalidades do Ceará”.

  • 115 anos do nascimento do compositor mineiro Synval Silva (foto). Em 1940, ele fundou o GRES Império da Tijuca, para o qual compôs o samba "Sandália de cetim", participando da ala dos compositores até a morte, em 14/4/1994.
  • 30 anos da morte do cantor sertanejo paulista Francisco dos Santos, o Cascatinha da dupla "Cascatinha & Inhana". Junto com a esposa Ana Eufrosina da Silva, formaram uma das principais duplas sertanejas do Brasil.
  • Dia Internacional da Matemática.
  • Dia do Pi.
  • Dia do Assessor de Investimentos.

Com informações:

  1. Facebook.
  2. Agência Brasil.
  3. Arquivo Nirez.
  4. Salete em Sociedade.
  5. Frisson News.
  6. Apcdec.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...