GoLube, Casa da Mulher Brasileira do Ceará e Autonomia Econômica firmam parceria para capacitação em revisões básicas de veículos.
A vida profissional de mulheres em situação de violência fica comprometida e a capacitação se torna uma das formas de reinseri-las novamente no mercado de trabalho. Com esse propósito, a Oficina GoLube, localizada na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza-Ceará, firmou uma parceria com a Casa da Mulher Brasileira do Ceará (CMBCE) e Autonomia Econômica para a realização de um Curso Teórico e Prático sobre revisões básicas de veículos de pequeno e médio porte e de troca de óleo, na quarta-feira (6/5/2026).
No Ceará, em 93 meses, compreendido entre junho de 2018 e fevereiro de 2026, 106.069 mulheres em situação de Violência receberam o primeiro atendimento nessa instituição pública de acolhimento e proteção.
O balanço nesse período aponta para o retorno de mais da metade das mulheres, que passaram pelo primeiro atendimento, ou seja, *54.492* retornaram à Casa da Mulher Brasileira do Ceará, sediada em Fortaleza. Considerando o período de junho de 2018 a março de 2026, no referido equipamento, ocorreram 328.879 atendimentos realizados pelos diversos órgãos, que compõem a instituição, como Defensoria Pública, Delegacia de Defesa da Mulher, Ministério Público, Juizado Especial da Mulher e Núcleo de Perícia da Mulher, com uma média de 117,87 atendimentos por dia em 93 meses.
Já o setor de Autonomia Econômica é fundamental para o encerramento do ciclo da Violência, cujo espaço é responsável por promover ações, que fortalecem a independência financeira das mulheres atendidas por meio de qualificação profissional, encaminhamento ao mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo.
De acordo com a empresária Inaê Evangelista, a presença das mulheres em oficinas mecânicas e de troca de óleo está cada vez mais crescente.
- A sensibilidade delas tem imprimido um atendimento mais personalizado e humano, tanto, que, hoje em dia, é possível ver mais mulheres indo sozinhas às oficinas para fazer revisões, manutenções preventivas e outros serviços”, ressalta.
Em relação ao Curso, serão ministradas aulas teórica e prática na sede da GoLube. As 15 mulheres selecionadas aprenderão trocar óleo; direção defensiva; diagnóstico mecânico; cuidados de segurança (cinto, triângulo, chave de roda, sinalização em via pública), entre outros.
As Oficinas GoLube e LS Centro Automotivo, ambas localizadas na Cidade dos Funcionários e esta última comandada pelo especialista automotivo Leonardo Mendonça, já capacitaram 25 mulheres para atuar no setor. Inaê Evangelista explica, que o objetivo é sempre dar oportunidade para quem se destacar e demonstrar interesse em estar sempre aprendendo. Para a nova turma formada por mulheres assistidas pela Casa da Mulher Brasileira do Ceará, haverá uma contratação de imediato, com benefícios, que incluem vale-transporte, vale-alimentação e cesta básica, além de um salário-mínimo para o trabalho em horário comercial, de segunda-feira a sábado.
- Vamos observar a proatividade, agilidade, clareza na comunicação, vontade de aprender e foco em resultados. É importante, também, que a pessoa tenha interesse pelo Setor", destaca Inaê Evangelista.
Parceria como a da Oficina GoLube, intermediada pelo setor de Promoção da Autonomia Econômica, da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, já alcançou 2.123 mulheres entre os anos de 2018 e 2025, com o encaminhamento de 407 delas no Mercado de Trabalho e 366 empregadas efetivamente. No período, foram emitidos 1.031 certificados.
Além dos Cursos e Capacitações voltadas para a Área da Beleza/Estética, ao longo desses oito anos de atuação foram firmadas diversas parcerias com instituições cearenses, com destaque para:
- Construção Civil.
- Administrativo.
- Recursos Humanos.
- Atendimento ao Cliente.
- Mecânica/Manutenção.
- Informática, dentre outras especialidades.
A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto, ressalta, que este é um equipamento de extrema importância por unir, no mesmo espaço, serviços especializados para os mais diversos tipos de Violência Contra as Mulheres no Estado. Até o momento, cabe ressaltar, nenhuma assistida pela instituição sofreu tentativa de feminicídio.
- Para que as mulheres possam romper com o Ciclo da Violência, oportunizamos, desde a implementação desse equipamento, em 2018, diversas estratégias com os serviços ofertados no setor de Autonomia Econômica da CMB-CE, priorizando as capacitações/cursos profissionalizantes e os encaminhamentos para a empregabilidade”, pontua Daciane.
Ao longo de 19 anos de atuação na área da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, a titular do Juizado da Mulher de Fortaleza, juíza Rosa Mendonça, vem acompanhando as transformações legislativas e institucionais que marcaram esse campo.
- Houve avanços significativos. As medidas protetivas foram ampliadas, fortaleceram-se as redes de atendimento e no judiciário há um entendimento das diversas formas de Violência. A Justiça tem um papel central, mas não pode atuar de forma isolada”, explica.
- O cenário atual ainda é muito preocupante. A Violência Contra a Mulher vem acontecendo da maneira mais cruel, por meio dos feminicídios, apesar da Lei 13.104, que alterou o Artigo 121 do Código Penal para incluí-lo como circunstância qualificadora do homicídio e inseri-lo no rol dos crimes hediondos. O enfrentamento à Violência contra a mulher é o meu compromisso diário”, lembea a juíza Rosa Mendonça.
Números
- 37,5% das brasileiras já sofreram algum tipo de Violência.
- 71.892 estupros de mulheres, equivalente a 196 casos por dia, foram registrados em 2024.
- 1.568 mulheres foram vítimas de Feminicídio em 2025 (aumento de 4,7% em relação a 2024).
- Fonte Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam 2025).
Serviço
- Curso de Revisão Básica de Veículos de Pequeno e Médio Porte e de Troca de Óleo.
- GoLube-Avenida José León, 1260-Cidade dos Funcionários-Fortaleza-Ceará.
- Quarta-feira (6/5/2026), de 8 às 13 horas.

Comentários
Postar um comentário