Pular para o conteúdo principal



Presidente do TSE vota


Após votar às 8 horas deste domingo (4/10), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou, que a Justiça Eleitoral está preparada para que o país tenha uma das eleições “mais tranquilas e exitosas” (foto Antônio Augusto).

O ministro solicitou voto em trânsito e votou no Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul, em Brasília, na 18ª Zona Eleitoral, seção 167.

Kassio Nunes Marques destacou que os incidentes registrados até a véspera da Eleição foram contornados e que a Justiça Eleitoral também adotou providências para enfrentar os impactos das condições climáticas nas diferentes regiões do país.

- As questões climáticas estão administradas, tanto nos locais mais extremos, que é o Norte do Brasil, com as secas, quanto em relação às chuvas que chegaram fortemente à Região Sul”, afirmou.

Segundo o presidente do TSE, houve necessidade de deslocamento de urnas e de seções eleitorais em razão dessas situações, mas as providências foram tomadas previamente. 

- Amanhecemos o dia hoje com a segurança de que as eleições vão transcorrer na maior normalidade”, ressaltou.

Zerésima comprova inexistência de votos na urna

Presidente do TSE,  Kassio Nunes Marques, mostra a zerésima da seção 167, no Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Antes de votar, Nunes Marques acompanhou a emissão da zerésima na seção eleitoral. O documento, impresso pela urna eletrônica antes do início da votação, comprovou que não havia nenhum voto registrado no equipamento. A zerésima contém a identificação da urna e a relação das candidaturas, com os respectivos registros de votação zerados, e integra os mecanismos de transparência e auditoria do processo eleitoral.

O procedimento ocorre antes do primeiro voto. Após a impressão, o documento é assinado pelos integrantes da mesa receptora e pelos fiscais presentes e permanece disponível na seção para acompanhamento e fiscalização.

Na seção 167, o presidente do TSE assinou a zerésima juntamente com a presidente da seção, Ana Cláudia Lustosa, as mesárias Ivanete Chaulet, Nina Fariese de Assis e Larissa Horrara de Almeida, e o fiscal do Partido Progressista, Joaquim Ximenes.
Com informações do TSE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês