Pular para o conteúdo principal



Dilma sim. Serra, Ciro e Marina não

O Correio Braziliense, jornal de maior circulação do Distrito Federal, celebrou ontem, 50 anos de fundação. A publicação começou a ser impressa em 21 de abril de 1960, data de inauguração de Brasília. A comemoração aconteceu em jantar realizado em Brasília, com a presença dos integrantes dos Condomínios dos Diários Associados – grupo que edita o jornal –, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; dos presidentes do Senado Federal, José Sarney; da Câmara, Michel Temer; do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha; da presidenciável Dilma Roussef (PT), e de várias outras autoridades, empresários e convidados. Os presidenciáveis José Serra (PSDB), Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) foram convidados, mas lá não apareceram.
O presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, enalteceu o pioneirismo e a obra do jornalista Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados, e ressaltou fatos históricos da cidade noticiados pelo Correio Braziliense, tais como a inauguração do aeroporto Juscelino Kubitschek, da Universidade de Brasília (UnB) e outros fatos marcantes como o sequestro do menino Pedrinho e os assassinatos de Ana Lidia e do jornalista Mário Eugênio.
“Esta noite é de extrema importância para o Brasil, pois o Correio é um grande jornal brasileiro, destaque entre meios de comunicação, que faz diferença no País. Ele e Brasília são como irmãos gêmeos que nasceram e cresceram juntos. Em 50 anos, Brasília tem uma bela história e pode se orgulhar dela e do Correio Braziliense”, disse.
O governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, um dos primeiros a chegar ao jantar, contou que o Correio é referência para a imprensa brasileira. “Esta data é muito feliz. Trouxe a esta festa o reconhecimento e o aplauso de todo o Estado de Minas Gerais”.
Outro mineiro o ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa, lembrou que “a marca Correio Braziliense existe há 200 anos pelas mãos de Hipólito José da Costa e coube a Assis Chateaubriand retomá-la muitos anos depois como homenagem aos brasileiros e à nova capital da República. O Correio é importante para a formação da opinião publica por estar no centro das decisões, na Capital Federal. É a fonte mais fiel das informações da política nacional e isso faz do Correio um jornal que tem uma responsabilidade muito grande com o público”.
O ministro Especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, disse que “o Correio é um jornal associado à Capital. Nasceram juntos e ele teve um papel muito importante em toda a história de Brasília. Ele está do lado da cidade e do cidadão. Sou um leitor assíduo”.
Para o ministro das Cidades, Marcio Fortes, o Correio Braziliense “traz notícias críticas fundamentadas e justas de apelo nacional; vai além das fronteiras do Distrito Federal”. A pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, compareceu e celebrou a data: “Parabenizo aos que fizeram e fazem o Correio Braziliense. Desejo que jornal tenha pela frente mais de 50 anos de sucesso”. Outros candidatos ao cargo também foram convidados, mas não compareceram. “O Correio Braziliense tem prestado os mais relevantes serviços ao povo brasileiro. Ele é a voz da Capital do País. Que se expande por todas as atitudes dessa nação imensa que todos amamos”, disse o Senador e ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ele sentiu a emoção de relembrar seus tempos de editor do Correio Braziliense. “O jornal nasceu com a Capital da República. Graça a ambos, o Brasil ganhou grande impulso econômico e uma extraordinária expansão social. O jornal segue uma linha de seriedade e eu tive a honra de ser um de seus editores e a orientação sempre foi agir com decência, ética e com amor a verdade”.
O novo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, vê a biografia de Brasília e do Correio como uma linda história cinquentenária. Ele disse que espera ter muita tranquilidade em seu governo e “inspirar a produção de muitas matérias positivas nesses oito meses de mandato. Eu vejo os 50 anos do jornal com muito entusiasmo e espero que o Correio Brasiliense continue sendo esse veículo de comunicação maravilhoso. O Brasil deve ter muito orgulho do jornal”.
Uma das representantes do setor empresarial de Brasília, a sócia e diretora do Laboratório Sabin, Sandra Soares Costa, estava muito feliz em participar da comemoração. “O Correio é um jornal em que a população acredita e confia. Estou muito contente em participar desse evento tão importante, pois além de leitora também somos parceiros”.
De acordo com o ministro e ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Mario da Silva Velloso, “o Correio é testemunha viva da criação de Brasília; ele conta a verdadeira história da cidade e de suas lutas, além de ser testemunha dos fatos positivos que ocorreram ao longo dos seus 50 anos de existência”.
Para o senador Cristovam Buarque “o jornal é moderno, tem um editorial consistente, além de ser revolucionário, ousado e arrojado”. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, elogiou o jornal e os Diários Associados. “O Correio cumpre um extraordinário papel de destaque no noticiário. É uma empresa que desempenha um papel importante e colaborou muito para o desenvolvimento de Brasília. A CNI reconhece os Diários Associados como uma marca importante e séria”.
O diretor de Comercialização e Marketing do Correio Braziliense, Paulo César Marques, comparou os dois aniversariantes de 21 de abril: “a cidade e o jornal nasceram e cresceram juntos, cada um tendo sua relevância – Brasília pela política e o jornal pelo seu rico conteúdo de informação direcionado à comunidade local, bem como ao restante do Brasil”. O superintendente de Eventos do Correio, Arthur Fish, celebrou os 50 anos mencionando “o reconhecimento do crescimento do jornal pelos leitores” e prometeu muitas novidades para os próximos anos. “Em termos de futuro eu diria que teremos muitas novidades, ótimas surpresas para nossos leitores e anunciantes”.
De Profissionais do Texto - Agência de Comunicação/fone (61) 3327-0050 - site www.ptexto.com.br/ Se preferir leia este texto no site da Profissionais do Texto

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...