Pular para o conteúdo principal



Festa da Fiec

"A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza hoje a festa alusiva ao Dia da Indústria, data mais importante no calendário do setor industrial cearense. Além da tradicional homenagem a personalidades que contribuem para o desenvolvimento industrial do Ceará, o evento de 2010 marca o início das comemorações dos 60 anos da FIEC. A solenidade começa às 19 horas, no La Maison Dunas.
Como ocorre todos os anos no Dia da Indústria, a FIEC irá outorgar a Medalha do Mérito Industrial a três personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da indústria e da economia cearense: o presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz, o vice-presidente da CNI, Jorge Parente, e o empresário Vicente Paiva (in memoriam). A Confederação Nacional da Indústria (CNI) homenageará o industrial gaúcho Alexandre Grendene com a Ordem do Mérito Industrial, a maior condecoração da indústria brasileira.
Fundada em 12 de maio de 1950 e hoje composta por 39 sindicatos patronais, a FIEC atua na representação e defesa dos interesses das indústrias do estado. A federação contribui ainda para elevar a competitividade das empresas por meio da atuação das entidades a ela ligadas em áreas como educação profissional, inovação, valorização da qualidade de vida do trabalhador e responsabilidade social. São elas: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI) e Instituto FIEC de Responsabilidade Social.
Para o presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, a atividade industrial cearense passa por intenso crescimento no ano em que a entidade completa 60 anos. “A trajetória da nossa federação se confunde positivamente com as conquistas alcançadas pelo Ceará e pelo Brasil. Temos trabalhado cada vez mais para atingir o nível de competitividade exigido pelo vigoroso mercado interno brasileiro e pelas ameaças e oportunidades do mercado internacional. Ao completar 60 anos, a FIEC, com todo o seu corpo de associados, se orgulha de participar ativamente do desenvolvimento do Ceará”, diz o industrial.
Em relação ao futuro, Roberto Macêdo afirma que a FIEC está preparada para atender às demandas que surgirão com os novos tempos que se anunciam para o Ceará. “Estamos ampliando as ações que impactem no desenvolvimento da indústria, especialmente por meio do SESI e do SENAI. Para as duas casas, estão previstos ao longo de 2010 investimentos em novos equipamentos e a reforma de unidades, como o início da implantação do Centro Integrado SESI/SENAI em Sobral. Novos cursos de educação profissional – inclusive na área de siderurgia – também serão ofertados”, diz.
Perfil do setor - A indústria é hoje responsável por 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) cearense, a soma de todas as riquezas produzidas no estado. São quase 12.000 estabelecimentos que empregam mais de 309.000 pessoas. Em relação ao porte dessas empresas, cerca de 95% são micro e pequenas. As grandes indústrias, embora representem menos de 1% do setor, respondem por mais de 40% dos empregos formais.
Segundo metodologia utilizada pelo INDI, a indústria cearense é composta por quatro grandes setores: transformação, extrativa mineral, construção civil e serviços industriais de utilidade pública. A indústria de transformação responde por cerca de 8.800 estabelecimentos e 239.841 postos de trabalho, sendo a maior parte desses empregos concentrada nas indústrias têxtil e vestuário (66.176), seguida pelos setores calçadista (64.829) e de alimentos e bebidas (43.365).
Em 2009, o setor industrial foi responsável por 64% das exportações cearenses. No último mês de março, a participação dos produtos industrializados no total das vendas externas do estado foi ainda maior: 70%. Mudança considerável em relação ao que ocorria até meados dos anos 1990, época em que os produtos primários dominavam a pauta de exportação do Ceará.
Homenageados da indústria
Alexandre Grendene Bartelle é dirigente de um dos maiores grupos empresariais do país, a Grendene, que possui 13 unidades fabris – nove delas em território cearense, sendo sete localizadas em Sobral. O empresário representa um marco no empreendedorismo do Ceará, tendo contribuído para o salto de qualidade da economia local, impulsionando a industrialização no interior e gerando mais de 40.000 empregos em todo o estado. Receberá da CNI a Ordem do Mérito Industrial.
Airton Vidal de Queiroz, chanceler da Universidade de Fortaleza e presidente da Fundação Edson Queiroz, dedicou seu esforço e inteligência à expansão do Grupo Edson Queiroz. Tendo vivenciado a edificação e expansão dos domínios construídos por seu pai, Edson Queiroz, o industrial Airton Queiroz se mantém firme na multiplicação do legado, que se estende de Norte a Sul do Brasil, entre mais de dez empresas distribuídas em áreas diversas de atuação. Receberá da FIEC a Medalha do Mérito Industrial.
Jorge Parente Frota Júnior é empresário, vice-presidente da CNI e atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE. Presidiu a FIEC por dois mandatos, de 1999 a 2006. Contribuiu para colocar a entidade entre os principais ícones do sistema confederativo brasileiro, na área do segmento industrial, com ênfase nas relações institucionais, em âmbito nacional e internacional. Receberá da FIEC a Medalha do Mérito Industrial.
Vicente Mendes Paiva foi empresário do setor confeccionista cearense. Foi um dos idealizadores do Curso de Estilismo da Universidade Federal do Ceará, em 1989, e coordenador do Programa de Desenvolvimento da Indústria de Confecções do Ceará (Prodic), entre 2002 e 2009. Como líder classista, presidiu o Sindroupas por 30 anos, além de ter integrado a diretoria do Centro Industrial do Ceará (CIC) e da FIEC. Receberá a Medalha do Mérito Industrial.
Serviço:
Solenidade do Dia da Indústria e comemoração dos 60 anos da FIEC
Data: 13/5, às 19h
Local: La Masion Dunas (Avenida Engenheiro Luiz Vieira, 555 – Dunas)
Informações à imprensa: (85) 3421-5435/3421-5436 (Assessoria de Comunicação do Sistema FIEC)"

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.