Pular para o conteúdo principal

Festa da Fiec

"A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza hoje a festa alusiva ao Dia da Indústria, data mais importante no calendário do setor industrial cearense. Além da tradicional homenagem a personalidades que contribuem para o desenvolvimento industrial do Ceará, o evento de 2010 marca o início das comemorações dos 60 anos da FIEC. A solenidade começa às 19 horas, no La Maison Dunas.
Como ocorre todos os anos no Dia da Indústria, a FIEC irá outorgar a Medalha do Mérito Industrial a três personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da indústria e da economia cearense: o presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz, o vice-presidente da CNI, Jorge Parente, e o empresário Vicente Paiva (in memoriam). A Confederação Nacional da Indústria (CNI) homenageará o industrial gaúcho Alexandre Grendene com a Ordem do Mérito Industrial, a maior condecoração da indústria brasileira.
Fundada em 12 de maio de 1950 e hoje composta por 39 sindicatos patronais, a FIEC atua na representação e defesa dos interesses das indústrias do estado. A federação contribui ainda para elevar a competitividade das empresas por meio da atuação das entidades a ela ligadas em áreas como educação profissional, inovação, valorização da qualidade de vida do trabalhador e responsabilidade social. São elas: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI) e Instituto FIEC de Responsabilidade Social.
Para o presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, a atividade industrial cearense passa por intenso crescimento no ano em que a entidade completa 60 anos. “A trajetória da nossa federação se confunde positivamente com as conquistas alcançadas pelo Ceará e pelo Brasil. Temos trabalhado cada vez mais para atingir o nível de competitividade exigido pelo vigoroso mercado interno brasileiro e pelas ameaças e oportunidades do mercado internacional. Ao completar 60 anos, a FIEC, com todo o seu corpo de associados, se orgulha de participar ativamente do desenvolvimento do Ceará”, diz o industrial.
Em relação ao futuro, Roberto Macêdo afirma que a FIEC está preparada para atender às demandas que surgirão com os novos tempos que se anunciam para o Ceará. “Estamos ampliando as ações que impactem no desenvolvimento da indústria, especialmente por meio do SESI e do SENAI. Para as duas casas, estão previstos ao longo de 2010 investimentos em novos equipamentos e a reforma de unidades, como o início da implantação do Centro Integrado SESI/SENAI em Sobral. Novos cursos de educação profissional – inclusive na área de siderurgia – também serão ofertados”, diz.
Perfil do setor - A indústria é hoje responsável por 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) cearense, a soma de todas as riquezas produzidas no estado. São quase 12.000 estabelecimentos que empregam mais de 309.000 pessoas. Em relação ao porte dessas empresas, cerca de 95% são micro e pequenas. As grandes indústrias, embora representem menos de 1% do setor, respondem por mais de 40% dos empregos formais.
Segundo metodologia utilizada pelo INDI, a indústria cearense é composta por quatro grandes setores: transformação, extrativa mineral, construção civil e serviços industriais de utilidade pública. A indústria de transformação responde por cerca de 8.800 estabelecimentos e 239.841 postos de trabalho, sendo a maior parte desses empregos concentrada nas indústrias têxtil e vestuário (66.176), seguida pelos setores calçadista (64.829) e de alimentos e bebidas (43.365).
Em 2009, o setor industrial foi responsável por 64% das exportações cearenses. No último mês de março, a participação dos produtos industrializados no total das vendas externas do estado foi ainda maior: 70%. Mudança considerável em relação ao que ocorria até meados dos anos 1990, época em que os produtos primários dominavam a pauta de exportação do Ceará.
Homenageados da indústria
Alexandre Grendene Bartelle é dirigente de um dos maiores grupos empresariais do país, a Grendene, que possui 13 unidades fabris – nove delas em território cearense, sendo sete localizadas em Sobral. O empresário representa um marco no empreendedorismo do Ceará, tendo contribuído para o salto de qualidade da economia local, impulsionando a industrialização no interior e gerando mais de 40.000 empregos em todo o estado. Receberá da CNI a Ordem do Mérito Industrial.
Airton Vidal de Queiroz, chanceler da Universidade de Fortaleza e presidente da Fundação Edson Queiroz, dedicou seu esforço e inteligência à expansão do Grupo Edson Queiroz. Tendo vivenciado a edificação e expansão dos domínios construídos por seu pai, Edson Queiroz, o industrial Airton Queiroz se mantém firme na multiplicação do legado, que se estende de Norte a Sul do Brasil, entre mais de dez empresas distribuídas em áreas diversas de atuação. Receberá da FIEC a Medalha do Mérito Industrial.
Jorge Parente Frota Júnior é empresário, vice-presidente da CNI e atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE. Presidiu a FIEC por dois mandatos, de 1999 a 2006. Contribuiu para colocar a entidade entre os principais ícones do sistema confederativo brasileiro, na área do segmento industrial, com ênfase nas relações institucionais, em âmbito nacional e internacional. Receberá da FIEC a Medalha do Mérito Industrial.
Vicente Mendes Paiva foi empresário do setor confeccionista cearense. Foi um dos idealizadores do Curso de Estilismo da Universidade Federal do Ceará, em 1989, e coordenador do Programa de Desenvolvimento da Indústria de Confecções do Ceará (Prodic), entre 2002 e 2009. Como líder classista, presidiu o Sindroupas por 30 anos, além de ter integrado a diretoria do Centro Industrial do Ceará (CIC) e da FIEC. Receberá a Medalha do Mérito Industrial.
Serviço:
Solenidade do Dia da Indústria e comemoração dos 60 anos da FIEC
Data: 13/5, às 19h
Local: La Masion Dunas (Avenida Engenheiro Luiz Vieira, 555 – Dunas)
Informações à imprensa: (85) 3421-5435/3421-5436 (Assessoria de Comunicação do Sistema FIEC)"

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…