Com o objetivo de valorizar o médico psiquiatra e garantir que os avanços científicos se transformem em benefícios práticos para a sociedade, além de aproximar os profissionais para discutir a ciência e o compromisso social na área psiquiátrica, o Congresso Brasileiro de Psiquiatria entra em sua 28ª edição e deve atrair mais de cinco mil pessoas durante os dias 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Direcionado a psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, estudantes e demais profissionais de saúde, as inscrições podem ser feitas a partir do dia 26 de outubro, no local do evento.
Organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria em conjunto com a Sociedade Cearense de Psiquiatria, é a primeira vez que o evento acontece no Estado. Ao longo dos anos, o Congresso Brasileiro de Psiquiatria conquistou repercussão internacional, sendo reconhecido como o maior encontro psiquiátrico anual da América Latina e o terceiro maior do mundo. A 28ª edição terá programações das 8 às 19 horas, e irá debater temas acerca da questão do comprometimento de médicos e profissionais da saúde em geral com a pesquisa e o conhecimento específico em prol da sociedade. Serão mais de 160 atividades científicas programadas, entre simpósios, conferências, cursos, mesas redondas, encontros com especialistas, oficinas de ensino, fóruns, debates, casos clínicos, laudos psiquiátricos e vídeos.
Outro grande atrativo para o CBP são os cursos oferecidos. A demência no idoso, o uso de psicofármacos na gravidez, a perícia em psiquiatria forense e a terapia comunitária são alguns dos temas escolhidos para as aulas. Nas mesas redondas, serão debatidos temas como responsabilidade social, aspectos assistenciais do transtorno boderline, dependências químicas, transtorno bipolar, a psiquiatria infantil, dentre outros assuntos. Profissionais nacionais de grande importância, além de congressistas de vários países são esperados para o evento. Especialistas internacionais como Adriano Vaz-Serra (Portugal), Antonio Bulbena Vilarresa (Espanha), Miguel Benasayag (França), Peter Bower (Reino Unido), estão na lista de conferencistas, que irão acontecer com tradução simultânea, além dos brasileiros Othon Bastos, de Pernambuco, Wagner Gattaz e Neury Botega, de São Paulo, Roberto Lent e Ivo Pitanguy, do Rio de Janeiro, e José Jackson Sampaio, do Ceará.
O Congresso também promove uma atividade direcionada ao público em geral. Será o III Encontro do Projeto Discriminação ABP Comunidade, que acontecerá no dia 28 (quinta-feira), das 19 às 22 horas, com entrada gratuita. O projeto busca promover a prevenção de transtornos e a preservação da saúde mental de populações vítimas do preconceito. Duas situações serão abordadas, o bullyng e a violência familiar e doméstica como consequência da discriminação contra a mulher. Essas discriminações têm, pelo menos, uma característica em comum, discriminador e discriminado convivem, na maioria das vezes, no mesmo ambiente. A presença de dois juízes de Direito, permitirá um melhor entendimento do público nas questões de psiquiatria e direitos diante de condutas deste tipo.
Ao final do 28º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, os participantes irão receber um certificado. Para acessar a programação por categoria acesse:www.cbpabp.org.br/programa/
• 28º Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Data: de 27 a 30 de outubro
Horários:
27 de outubro – 11h às 18h30min
28 e 29 de outubro – 8h30min às 18h30min
30 de outubro – 8h30min às 13horas
Local: Centro de Convenções do Ceará (Avenida Washington Soares, 1141 - Bairro Edson Queiroz)
Ingressos: * Os preços variam de 145 reais para acompanhantes até 920 reais para médicos não associados da ABP. São oferecidos descontos progressivos para inscrições antecipadas.
Informações: (21) 2199.7500
• Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa do 28º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Juliana Lousada pelo telefone (85) 8765.5727 ou pelo e-mail julianalousada@ad2m.com.br .
Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)
Comentários
Postar um comentário