Pular para o conteúdo principal



Engenheiro Agrônomo

Com o propósito de discutir questões voltadas para a Agronomia e alimentos, de 12 a 15 de outubro será realizada a XXI Semana de Engenheiros Agrônomos do Ceará, cujo tema será “Agronomia: Mudanças Climáticas e Produção de Alimentos”

A abertura do evento será na Universidade Federal do Ceará (UFC), no auditório Castelo Branco (Reitoria), às 19 horas.

Há seguir (20 horas) será feita a entrega solene da Medalha Guimarães Duque, que foi criada pela Resolução 01, da Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC), de 12 de outubro de 2002, na gestão do Eng. Agro. Ésio do Nascimento e Silva, para homenagear os profissionais que se destacam em prol da categoria e do desenvolvimento das Ciências Agrárias no Estado do Ceará. Vale acrescentar que José Guimarães Duque foi o Engenheiro Agrônomo que em 19 de setembro de 1942 fundou a Sociedade Cearense de Agronomia que mais tarde viria a ser a AEAC.

Neste ano será homenageado o Eng. Agrônomo Landry Leão Ribeiro, que ocupou várias funções como extensionista, funcionário do Banco do Nordeste, além de profícuo articulador na política profissional, ocupando vários cargos na AEAC e no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia-CREA-Ce, onde, inclusive, foi seu presidente.

Também serão homenageados, com uma placa por relevantes serviços prestados à categoria agronômica:

a) Sistema O Povo de Comunicações, por seu acompanhamento no tema Mudanças Climáticas, tendo inclusive viabilizando um curso a distância sobre o assunto.

b) Sistema Verdes Mares de Comunicação pelos seus programas Nordeste Rural e Diário no Campo, constantemente interagindo com as atividades agronômicas e divulgando as ações dos profissionais desta área.

c) Presidente da FAEC José Ramos Torres de Melo Filho por sua pertinácia na condução por 15 anos do AGROPACTO, fórum que discute semanalmente a situação do setor Agropecuário Cearense.

Também receberão uma comenda póstuma os professores: Francisco Martins Holanda e José Braga Paiva pela sua dedicação ao ensino e às políticas profissionais, e que faleceram no último ano.

A partir do dia 13 o evento será realizado no Centro de Ciências Agrárias (auditório de Zootecnia) e contará com palestras e mesas redondas, sempre com início às 9 horas, de acordo com a programação:

Dia 13 de outubro – “Agronomia e mudanças climáticas no contexto da produção de alimentos” – palestrante: Antonio Rodrigues de Amorim – Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará. Debatedores: Assis Leite (pres. da Mesa); Rogério César Pereira de Araújo – UFC/ Eisenhower Carvalho Braga Gomes FUNCEME e Instituto Agropolos

Dia 14 de outubro – “Cooperativismo e associativismo” – palestrante Kátia Araújo Ribeiro- Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará (OCB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará (SESCOOP). Debatedores: Mailde Carlos (pres. da Mesa) e José Ramos Torres de Melo Filho-FAEC

FETRAECE/ SEBRAE

Dia 15 de outubro – “Agroecologia e segurança alimentar” – palestrante: Joaquim Pinheiro de Araújo. Debatedores: Helena Araújo (pres. Mesa); Walmir Severo Magalhães- Ematerce, Esplar, Fundação Konrad Adenaur

Histórico - A Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará - AEAC, fundada em 19 de setembro de 1942, com a denominação de Sociedade Cearense de Agronomia - SCA, teve como presidente fundador o Engenheiro Agrônomo José Guimarães Duque.

Em 23 de janeiro de 1969, filiou-se à então Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil - FAEAB, passando a partir dessa data a chamar-se de Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará - AEAC, congregando-se, assim, toda a classe agronômica do Estado, estando hoje filiada à Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil - CONFAEAB.

Através da Lei no. 622, de 04 de maio de 1953, e da Lei no. 1.872, de 03 de julho de 1953, foi reconhecida como entidade de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará, respectivamente.

Com 27 presidentes, ao longo de seus 65 anos, vem sendo destaque nacional dentre outras entidades de classe, com importante atuação, principalmente, no setor da agropecuária cearense. Prova disso foi a realização, aqui em Fortaleza, do III Congresso Mundial de Agronomia e do I Congresso PAN-AMERICANO de Engenheiros Agrônomos, em outubro de 2004, que contou com a participação do Ministro da Agricultura e Pecuária, Engenheiro Agrônomo, Roberto Rodrigues, do Governador Lúcio Alcântara, mais de 1.000 profissionais agrônomos e dezenas de delegações de vários países do mundo.

Ao completar 65 anos de contribuição para o desenvolvimento a agropecuária cearense, A AEAC, como é carinhosamente chamada, registra no curso de sua história, a passagem de mais de 1.000 profissionais associados, dentre os quais, muitos que contribuíram para o desenvolvimento do Estado do Ceará na qualidade de Secretária de Estado da Agricultura, Reitores da Universidade Federal e Universidade Estadual do Ceará, além, de diversos dirigente de Órgãos Federal, Estadual e Municipais.

O profissional - O Engenheiro Agrônomo é um profissional de nível superior. Seu campo de atuação é vasto, abrangendo fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural e meio ambiente. Para atuar no Brasil, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA O dia do engenheiro agrônomo é comemorado em 12 de outubro por causa da primeira regulamentação da profissão, que aconteceu em12 de outubro de 1933.

Atividade de Agronomia - (…) Ressalta-se que a agronomia tem ampla diversidade de atribuições, respeitados os limites do artigo 5 da Resolução 218. Além dos trabalhos mais óbvios da profissão, como os ligados à agricultura geral, zootecnia, horticultura, fruticultura, grandes culturas, solos, mecanização e construções rurais, são também atribuições do engenheiro agrônomo os trabalhos profissionais de planejamento, assistência técnica, consultoria, análise de viabilidade técnica e econômica, perícia, ensino, pesquisa e extensão relacionados às atividades acima citadas, assim como a armazéns e armazenagem, tecnologia dos alimentos, irrigação e drenagem, ecologia, dendrometria, inventário florestal, estudos e avaliação de espécies animais e vegetais, formação, recuperação, e manejo de pastagens e alimentação de animais, melhoramento genético de plantas e animais.

Entretanto, é preciso reconhecer que outras profissões têm atribuições em áreas de sombreamento com a agronomia, quais sejam: engenharia agrícola, civil, florestal, de alimentos, zootecnia, medicina veterinária, agrimensura, economia, administração, biologia, geografia, meteorologia etc.… assim, nota-se como o curso é diversificado.

[Retirado da página 61 do livro PERÍCIA AGRONÔMICA: ELEMENTOS BÁSICOS; escrito pelo Engenheiro Agrônomo Eliezer Furtado de Carvalho e editado pela Gráfica e Editora Vieira, da cidade de Goiânia-GO].

Serviço:

XXI Semana de Engenheiros Agrônomos do Ceará

Tema: Agronomia: Mudanças Climáticas e Produção de Alimentos

De 12 a 15 de outubro de 2010

12/outubro - 19 horas - Abertura

Local: UFC (Auditório Castelo Branco) Reitoria

13, 14 e 15 de outubro – Palestras e mesas redondas

Local: Centro de Ciências agrárias (Auditório de Zootecnia)

Informações: 85 3461-2485 - www.aeac.agr.br

Entrevistas: José Maria Freire – pres. AEAC – 85 9955-8054

Sadhaha Promonegócios – Circe Jane – 85 9909-4623

Laércio Caporalini

MTPS 13963

85 8888-3266

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...