A Base Aérea de Fortaleza será uma das organizações que sediará o maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul, a Operação Cruzeiro do Sul V (CRUZEX V). A CRUZEX V levará para os Estados do Ceará, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco 92 aeronaves, como os caças F-16, dos Estados Unidos e Chile, Rafale, da França, e F-2000, A-1, A-29 e F-5EM, do Brasil. O Exercício terá a participação das Forças Aéreas do Brasil, Estados Unidos, França, Argentina, Chile e Uruguai. No total, participarão 2.500 militares brasileiros e estrangeiros, incluindo observadores da Bolívia, Equador, Canadá, Reino Unido, Colômbia e Paraguai.
PROGRAMAÇÃO:
LOCAL: ÁREA OPERACIONAL DA BASE AÉREA DE FORTALEZA
Coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB), a CRUZEX V tem o objetivo principal de treinar as Forças Aéreas envolvidas no planejamento de operações combinadas com países aliados, nos mesmos moldes utilizados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em conflitos internacionais. Os militares brasileiros e estrangeiros poderão treinar no contexto de uma moderna estrutura de comando e controle unificado do poder aéreo, além de trocarem experiências e conhecimentos.
Neste conflito simulado, as aeronaves do país hostil ficarão sediadas na Base Aérea de Fortaleza. Esses aviões decolarão para treinar a defesa aérea da coalizão internacional, cujos meios aéreos estarão sediados principalmente em Natal, Recife e Campina Grande.
Comentários
Postar um comentário